sexta-feira, fevereiro 10, 2012

No sal - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 10/02/12



Parlamentares petistas defendem o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), mas, no Palácio do Planalto, há indignação. O governo esperava aprovar, anteontem, na Câmara, o Funpresp. Estavam presentes 430 deputados, e, destes, segundo os articuladores do governo, 308 favoráveis à aprovação. No Planalto se diz que a conduta de Maia, reagindo ao rebaixamento de dois aliados seus na direção do Banco do Brasil, foi “pequena”.

As regras do jogo
O governo fechou o artigo da Lei Geral da Copa sobre bebidas alcoólicas. Haverá pontos de venda dentro dos estádios, e os torcedores poderão beber, em copos de plástico ou papel, nas arquibancadas e nas cadeiras, desde que permaneçam sentados. Mas não haverá ambulantes circulando com bebidas. O relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), queria mudar o Estatuto do Torcedor para permitir o consumo de bebida alcoólica, nessas condições, em todos os jogos e não só na Copa, mas o governo não quer enfrentar mais essa polêmica. A intenção é votar o texto na próxima terça-feira, na comissão especial.

"Vou tomar um café” — Marco Maia, presidente da Câmara (PT-RS), saindo do plenário após suspender a votação do Funpresp, irritado com a perda de cargo no BB

NAS TAMANCAS. A irritação no Palácio do Planalto foi tanta com a suspensão da votação do fundo de previdência complementar dos servidores que a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) queria tirar o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), de um debate ao vivo na TV Câmara. Ela ligou pelo menos quatro vezes, em 15 minutos, para a assessoria de Vaccarezza, convocando-o imediatamente para reunião com ela e a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Na sombra
Com grande prestígio no Planalto, o ex-ministro Antonio Palocci está atuando, nos bastidores do governo, em defesa de empresas prestadoras de serviços. Em alguns casos, sua ação se choca com a orientação da presidente Dilma.

Choradeira
As cidades-sedes da Copa reclamam das exigências do BNDES para liberar o financiamento para as obras. Dizem que o banco só está liberando a primeira parcela depois da apresentação do projeto executivo e que isso atrasa o cronograma.

Martelo batido
O candidato do PSDB à Prefeitura do Rio será o deputado federal Otavio Leite. O secretário-geral do partido, Rodrigo de Castro, apresentou parecer ontem à Executiva Nacional arbitrando a disputa entre o deputado e a vereadora Andrea Gouvêa Vieira. Como nenhum deles se destacou nas pesquisas nem avançou em alianças, o critério foi a decisão das executivas municipal e estadual, já tinham escolhido Leite. 

Barraco verde
O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) foi excluído da Executiva Nacional do partido à revelia. Ele ameaça entrar na Justiça. “É uma perseguição pessoal”, disse Sirkis, que vive às turras com o presidente nacional do PV, José Luiz Penna.

Solução caseira

Angela Maria Nascimento e Silvany Silva foram nomeadas secretárias de Políticas de Ações Afirmativas e de Comunidades Tradicionais do Ministério da Igualdade Racial, respectivamente. Elas eram diretoras dessas secretarias.

INTEGRANTES do governo informam que a Fifa não simpatiza com a escolha da onça-pintada como mascote da Copa de 2014. Argumenta que um felino, o leopardo, já foi a mascote na África do Sul.

COMENTÁRIO na cúpula do PMDB, sobre a decisão do presidente da Câmara, Marco Maia, de suspender a votação do Funpresp: “Imagina se é o PMDB. A casa caía. E seríamos xingados de fisiológicos.”

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA e CEF assinam hoje acordo destinando R$ 252 mil para reformar a Casa de Direitos que atende à Cidade de Deus (RJ).

Nenhum comentário: