domingo, fevereiro 05, 2012

A maldição de Lula - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 05/02/12


Em agosto de 2008, Lula criticou a Vale por encomendar navios no exterior, lembra?, ao invés de ajudar a revitalizar a nossa indústria naval. Roger Agnelli, então presidente da mineradora, justificou a decisão com o argumento de que tinha tentado antes fazer as encomendas em estaleiros brasileiros.

Segue...
Ainda assim, o ex-presidente não se conformou e, ali, começou a implicar com Agnelli.

Agora...
Mês passado, um desses navios importados, o Vale Beijing, construído na Coreia do Sul, sofreu uma rachadura quando navegava no Maranhão. E, na semana que passou, a China proibiu a operação em seus portos desses supernavios da Vale, todos feitos no exterior, inclusive lá.

Feijoada chinesa...
Por falar em China, veja que heresia. A minha, a sua, a nossa feijoada, preferência nacional, tem sido preparada aqui com feijão.... chinês. Gente do setor estima que 80% do feijão preto consumido no Rio, atualmente, venham do mercado asiático — da China, principalmente.

É que...
Como a soja e o milho, por exemplo, têm dado mais lucro, as plantações de feijão vêm perdendo espaço nas lavouras Brasil afora. Além disso, a tonelada do grão que vem do Oriente chega a ser até US$ 180 mais barata em relação à produção local.

Iluminante
Vai se chamar “Iluminante” o especial de Áurea Martins, a cantora da noite, que o Canal Brasil exibe dia 12, com narração de Fernanda Montenegro e participação de Chico Buarque. A Biscoito Fino lançará depois um DVD/CD.

Duelo de titãs
Dilma ainda não decidiu quem vai ocupar a importante diretoria de Exploração e Produção da Petrobras, com a aposentadoria de Guilherme Estrella. A vaga é disputada barril a barril por Carlos Tadeu da Costa Fraga e José Formigli. Ambos agradam Graça Foster, que vai presidir a estatal.

Aliás...
Dilma vem ao Rio dia 13 empossar Graça.

Rumo ao Brasil
Dilma disse a um amigo que teme a vinda de muitos imigrantes europeus, caso a crise se acelere no Velho Continente.

Cena de Angola
A coleguinha Sônia Bridi esteve em Angola e, parada num engarrafamento, ouviu no rádio o seguinte boletim de trânsito, acredite:

— No centro de Luanda, não há trânsito. Está tudo parado. Faz sentido.
Estamos em obras
São tantas obras públicas e privadas no Rio que o mercado de tapume anda aquecido. Um exemplo: Francisco Reis, da LP do Brasil, no Rio, diz que, de 2010 para cá, suas vendas aumentaram em até 30%.

Camarote gay
Pela primeira vez, a Sapucaí terá um camarote... gay. O Candybox, seu nome, vai reunir vips, empresários, artistas e outros do universo LGBT. É parceria do grupo Pacífica com a empresa Super QG.

Fim do Gasômetro
Foi fechado um acordo entre União, Estado do Rio, prefeitura e CEG para permitir que Eduardo Paes incorpore 80% da antiga área do Gasômetro, em São Cristóvão, ao Porto Maravilha. A CEG vai continuar ocupando os 20% do terreno, que, no total, tem 115 mil metros2.

Maratona na Lagoa
Um dos projetos de Eike Sempre Ele Batista é promover uma maratona a nado na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Escola Maria Yedda
Eduardo Paes vai homenagear a educadora e historiadora Maria Yedda Leite Linhares, falecida ano passado.
Dará seu nome a uma escola no Jardim Bangu. Merece.

Moda da classe C
Um camelô que vende bolsas piratas Louis Vuitton na Rua Gonçalves Dias, no Rio, agora anuncia assim seu produto:

— Pode parcelar em até dez vezes no cartão! É para atender as novas madames da classe C!

Nenhum comentário: