sexta-feira, fevereiro 17, 2012

A ficha e o mensalão - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 17/02/12
As sucessivas menções à opinião pública feitas por ministros no julgamento que validou a Lei da Ficha Limpa já nas eleições de 2012 levam observadores a se perguntar que tipo de armadilha estaria sendo montada para o exame do mensalão, maior caso diante do Supremo. Isso porque, na contramão do esperado pela referida opinião pública, acumulam-se os sinais de que Ricardo Lewandowski, encarregado de revisar o trabalho do relator, só completará a tarefa às vésperas do recesso. Se empurrado para o segundo semestre, o julgamento não terá a participação de Cezar Peluso, que se aposenta. Este é um dos sonhos dos mensaleiros.

No cravo Há quem tenha visto na atitude "sensível" de alguns ministros em relação à ficha uma espécie de vacina para a "insensibilidade" que tenderiam a adotar no julgamento do mensalão.

Na ferradura Mas outros consideram que não será fácil mudar tão radicalmente de figurino. Por fim, há ministros dispostos a se amotinar contra o calendário pretendido por Lewandowski.

Bem me quer A entrada de José Serra no xadrez eleitoral paulistano precipitou movimentos distintos no PT. Enquanto o grupo que defende a aliança de Fernando Haddad com Gilberto Kassab busca acelerar a formalização do acordo, ala petista refratária ao pacto concentra esforços na atração de novos aliados da base de Dilma.

Mal me quer Nesta operação, haddadistas se ocupam de eliminar os entraves para possível composição com PSB, PR e PC do B. Temem que o pré-candidato fique refém da articulação do prefeito paulistano. "Se o Kassab trair o Serra, por que não nos trairá também?", questiona um deles.

Vertical A cúpula do PSDB está decidida a sufocar as prévias paulistanas. Depois dos deputados estaduais, a bancada federal está próxima de fechar com Serra.

QG Com o comando municipal tucano empenhado em pavimentar o caminho para Serra, os quatro pré-candidatos buscam guarida no presidente estadual, Pedro Tobias. É na sede paulista da sigla que tentam, desde ontem, montar trincheira de resistência até 4 de março.

Direto ao ponto Em sua visita à Festa da Uva de Caxias do Sul (RS), ontem, Dilma Rousseff foi aplaudida sobretudo ao prometer salvaguardas para os viticultores em casos de dumping.

Assinatura Quem acompanha as seguidas aparições populares da presidente já percebeu: ela invariavelmente encerra seus discursos com a expressão "um beijo no coração de vocês".

Oremos Um dia após pedir perdão à bancada evangélica por declarações que diz não ter feito, Gilberto Carvalho viajou ontem para Roma. O ministro acompanhará amanhã o consistório no qual o arcebispo de Brasília, dom João de Aviz, será oficialmente nomeado cardeal.

Cabo eleitoral Chamou a atenção de senadores da oposição o esmero do segundo vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, em convencer as bancadas tucana e do DEM a aprovarem a recondução de Bernardo Figueiredo à direção da ANTT por mais dois anos.

Privatizando O Instituto Espaço Democrático, do PSD, marcou para 2 de março seminário sobre "privatizações e concessões". Os debatedores serão os senadores Delcídio Amaral (PT-MS), Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o anfitrião Henrique Meirelles.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Com o corte anunciado nas emendas parlamentares, tendo a achar que a base governista votará sob forte ressaca depois do Carnaval."

DO DEPUTADO DANILO FORTES (PMDB-CE), sobre o fato de o bloqueio orçamentário do governo de Dilma Rousseff para 2012 ter atingido os R$ 20 bilhões relativos a despesas propostas por congressistas.

contraponto

O mundo dá voltas

Durante café da manhã com parlamentares do PP, o deputado Esperidião Amin (SC) concluía a leitura do noticiário sobre a sucessão paulistana, o que o levou a comentar com o colega Paulo Maluf (SP):

-Quero ver esta cena: você realizando um desejo de 16 anos atrás, dando as mãos para José Serra no palanque!

Maluf, que em 1996 tentou, mas não conseguiu obter o apoio do tucano no segundo turno, e agora tem tudo para endossar sua eventual candidatura, concordou:

-Amin, eu acho que você tem toda a razão...

Nenhum comentário: