sábado, fevereiro 04, 2012

Expectativa - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 04/02/12


O clima no governo é tenso diante do leilão que vai privatizar três grandes aeroportos na segunda-feira. Embora desmobilizados, os sindicatos do setor eram contra, e, no governo, há segmentos que torcem o nariz para a decisão. Essa opção foi adotada para acalmar a classe média, aturdida pelo caos aéreo, e para acelerar investimentos tendo em vista a Copa e as Olimpíadas. No Planalto circula a blague: "Este é um país que privatiza aeroportos e apoia o regime socialista de Cuba."

Trabalho decente
O governo prepara uma solenidade no Palácio do Planalto, neste mês, com a presença da presidente Dilma, para lançar o pacto do setor da construção civil com as centrais sindicais. O intuito é tentar garantir condições de trabalho decente em grandes obras. O acordo foi intermediado pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) após conflitos nas obras das usinas de Jirau e Santo Antônio em 2010. O modelo é o mesmo do compromisso nacional para aperfeiçoar as condições de trabalho na exploração da cana-de-açúcar, que conta com auditorias independentes. A adesão é voluntária, e grandes empreiteiras, como Odebrecht e Camargo Corrêa, já se comprometeram a assinar.

COM A CORDA TODA. 
O vice-presidente Michel Temer e o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) riram muito com o governador Sérgio Cabral (RJ) ontem, em almoço no Palácio do Jaburu. Descontraído, Cabral fez imitações, descritas como memoráveis, do jeito de falar do ministro Aloizio Mercadante (Educação) e do ex-presidente Lula. Temer e Cabral acertaram a realização de uma reunião de governadores do PMDB em março.

Perfil
Novo líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA) não é tão alinhado com o Palácio do Planalto quanto seu antecessor, senador Humberto Costa (PE). Sua atuação no primeiro ano de mandato foi marcada pela independência.

Possesso
O ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) reage à fala do líder do PMDB, Henrique Alves, na reunião com o PP: "É por atitudes e declarações desse tipo que a candidatura dele à presidência da Câmara está fazendo água."

Decifrando José Serra
É crescente o número de petistas e tucanos que estão convencidos de que o ex-governador José Serra será candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB. A avaliação que fazem é que Serra ficará fora do jogo no futuro se limitar sua ação política às intervenções no Twitter. Mas, se ele vencer a corrida pela prefeitura este ano, passaria a ter poder de fogo para tentar voltar a enfrentar a presidente Dilma na sucessão de 2014.

Climão
Apesar do apoio do ex-presidente Lula e do Planalto para ficar na vice-presidência do Senado, Marta Suplicy (PT-SP) saiu do episódio isolada na bancada. Ela irritou seus aliados ao defender o rodízio nas presidências de Comissões.

Batata quente
A Fazenda diz que o PTB foi responsável pela sustentação de Luiz Felipe Denucci na presidência da Casa da Moeda. Mas os trabalhistas afirmam que os padrinhos foram o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e o ex-ministro Delfim Netto.

A PRIORIDADE da vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), é instalar a comissão mista sobre a violência da mulher no Brasil. Um caso que será investigado é o do assassinato da procuradora Ana Alice Moreira, em Belo Horizonte.

O EX-DEPUTADO Moroni Torgan avisou ao presidente do DEM, José Agripino, que vai voltar de Portugal para concorrer à prefeitura de Fortaleza (CE).

A EXECUTIVA Nacional do PSDB analisa na próxima semana relatório do secretário-geral, Rodrigo de Castro (MG), sobre as eleições municipais do Rio. O deputado Otavio Leite (RJ) está exultante.

Nenhum comentário: