terça-feira, fevereiro 14, 2012

Está vendo? RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 14/02/12


Munido de pesquisa feita para o PT, Fernando Haddad tentará convencer seus correligionários de que o Enem será, ao contrário do que apostam adversários, uma carta na manga do ex-ministro da Educação na disputa pela prefeitura de São Paulo. Segundo o levantamento, 51% da população da cidade considera o exame "positivo", a despeito dos seguidos problemas detectados. O resultado não chega a ombrear com o do ProUni (66% de aprovação), mas basta, no entender do candidato, para configurar uma vitrine de campanha.

Essa avaliação não é consensual entre petistas. Haddad acredita que a pesquisa reforçará seu argumento.

Paralelo Haddad martelará a tecla de que as restrições ao Exame Nacional do Ensino Médio seriam semelhantes às que oposicionistas faziam ao Bolsa Família antes de ficar claro o sucesso e, principalmente, o potencial eleitoral do programa.

Não na frente... Quem percorre as bases do PT na capital paulista atesta: a temperatura subiu vários graus depois da aparição de Kassab no aniversário do partido, na sexta-feira passada em Brasília. A turma do deixa disso acredita que a situação tem conserto, mas recomenda aos negociadores do casamento de conveniência um pouco mais de discrição.

...das crianças Do presidente do PT paulistano, Antônio Donato, sobre o correligionário Cândido Vaccarezza, que procurou minimizar as vaias ao prefeito, na festa do partido, lembrando episódios ocorridos no passado com o vice de Lula: " Não acho que contribua para o debate comparar as histórias políticas de José Alencar e de Gilberto Kassab".

Tudo a ver Haddad visitará amanhã o Sindicato dos Comerciários de São Paulo. O presidente da entidade, Ricardo Patah, comanda também a UGT, central fechada com o PSD de Kassab.

Pente fino A Controladoria Geral da União está auditando contratos de compra de Guardião -equipamento que armazena escutas telefônicas- firmados durante a gestão de Luiz Fernando Corrêa na Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). Ele, que depois dirigiu a PF, trabalha hoje no planejamento da Olimpíada.

Serviços gerais Foi o criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, quem operou a transferência de Christiane Araújo de Oliveira para o escritório Lacaz Martins, em São Paulo. A advogada teve de sair abruptamente do circuito brasiliense depois de relatar à PF contatos entre autoridades do governo Lula e Durval Barbosa, operador e delator do mensalão do DEM.

Pela boca 1 Na lista de contrariedades do governo com o leilão dos aeroportos, ocupa lugar de destaque uma declaração do vencedor de Viracopos deixando em aberto a possibilidade de não ser feita ali uma terceira pista, a depender da demanda.

Pela boca 2 Presidente da construtora Triunfo, líder do consórcio de Viracopos, Carlo Bottarelli logo em seguida disse que havia se confundido, mas o estrago no Planalto já estava feito.

Capital... Reunidos em SP, representantes de centrais (menos da CUT), Fiesp, Abimaq e dos setores do aço e têxtil fecharam calendário de atos contra a desindustrialização. O primeiro será em março no Rio Grande do Sul.

...e trabalho Em SP, a manifestação deve acontecer na primeira semana da abril na Assembleia. Trabalhadores e empresários reivindicam política industrial para os setores envolvidos.

Vem cá De volta ao trabalho, Miriam Belchior (Planejamento) sentará com o recém-indicado Aguinaldo Ribeiro (Cidades) para acertar ponteiros do Minha Casa, Minha Vida, programa que passa pelas duas pastas.

Tiroteio

Liguei para mamãe logo cedo e disse:

'Sou o homem mais poderoso da República. Derrubei o Zé Dirceu e agora vou derrubar o Mantega'.

DO PRESIDENTE DO PTB, ROBERTO JEFFERSON, ironizando avaliação do governo segundo a qual o denunciante do mensalão estaria por trás dos recentes boatos sobre a queda do ministro da Fazenda.

Contraponto

Escapou por pouco

Presente à posse de Graça Foster na presidência da Petrobras, Eduardo Paes contou a um amigo que, quando deputado oposicionista, fez duras cobranças à então diretora da empresa em visita dela ao Congresso. Tão duras que procurou-a dias depois para se penitenciar.

Brincando, o prefeito do Rio disse ontem:

-Já pensou se eu não tivesse pedido desculpas?

com FABIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Nenhum comentário: