segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Em nome delas - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 06/02/12


O STF (Supremo Tribunal Federal) julga na próxima quarta se o homem que agride uma mulher pode ser processado pela Lei Maria da Penha, ainda que a vítima não preste queixa contra ele. Hoje, isso só ocorre se ela fizer uma representação contra o seu algoz.

EM NOME DELAS 2
O Ministério Público alega no STF que esse ponto da lei é inconstitucional. Invoca o princípio de proteção à família para chamar para si a responsabilidade de denunciar o agressor, ainda que a mulher não queira fazê-lo. E quer impedir que a vítima, pressionada ou arrependida, retire a queixa e se retrate para livrar o homem, como hoje a lei permite.

EM FRENTE
O relator é o ministro Marco Aurélio Mello, que deve acompanhar a tese do MP.

BÚSSOLA
A Anvisa está despachando hoje equipes para fiscalizar no exterior empresas que exportam silicone para o Brasil. Vão ser visitadas a EuroSilicone, na França, a Polytech Health, na Alemanha, a Mentor, nos EUA, e a Xangai Medical, na China.

BÚSSOLA 2
Na semana seguinte, serão visitadas unidades da Johnson & Johnson na Holanda, nas ilhas Maurício e nos EUA. A fiscalização acontece na esteira do escândalo das próteses francesas defeituosas importadas pelo Brasil.

TROPICALISTAS
Gilberto Gil confirma presença no Carnaval paulistano. Vem para o desfile da Águia de Ouro, que homenageará a Tropicália, ao lado de Rita Lee.

ASSINATURA
O escritório de arquitetura Ferro & Talaat vai pedir na Justiça a suspensão das obras do novo estádio do Palmeiras. De acordo com o advogado Ismar Freitas, que assina a ação, eles "são os autores do projeto da arena" e responsáveis pelo alvará que permitiu a construção. Querem 3% do valor da obra, orçada em cerca de R$ 350 milhões, e a assinatura no complexo esportivo.

NO RISCO
Já o Palmeiras diz que os arquitetos trabalharam "por êxito". E que o clube acabou usando outro projeto para erguer o estádio.

MENOS DENGOSO
O número de casos de dengue em SP diminuiu 95% em janeiro, em relação ao primeiro mês de 2011. Balanço preliminar da Secretaria da Saúde aponta 129 casos autóctones da doença (quando a transmissão ocorre dentro do Estado), contra 2.562 no ano passado. Em 590 dos 645 municípios de SP, não houve registros da doença.

ÁGUA PARADA
A capital teve cinco casos em janeiro. As regiões de Bauru, Marília, Registro, São João da Boa Vista e Sorocaba, nenhum. No topo da lista, Pontal, com 27, Borborema, com 20, e Campinas e Potim, com nove cada uma.

CAPITAL DOS MUSEUS
O Instituto Brasileiro de Museus recebe hoje Elizabeth Duggal, diretora da Instituição Smithsonian, de Washington. Vai apresentar a ela o projeto da Esplanada dos Museus, que prevê a construção de cinco espaços, vizinhos e gratuitos, em Brasília -como ocorre na capital norte-americana.

Assim você me mata
Malvino Salvador, 36, posou para a revista "TPM". O ator de "Fina Estampa" fala sobre o fim do namoro com a colega Sophie Charlotte. "Foi sem brigas nem mágoas. Trabalhar junto não é simples, mas a gente é profissional. Somos amigos." Sobre sexo, diz: "A relação pode ser alto-astral, mas, se o sexo não for bacana, a pessoa vai querer buscar fora. Ou, ao contrário, ser maravilhoso na cama, mas não haver respeito e confiança".

Olha o Flash!
Uma série de fotos feitas por Luiz Tripolli foi exibida no fim da semana, na festa Top Night. A ex-modelo Luiza Brunet, a atriz Fernanda Paes Leme e as apresentadoras Didi Wagner e Ana Luiza Castro circularam na Casa Fasano.

Curto-circuito
A atriz Daniela Schitini estreia o espetáculo "Não Uma Pessoa", na quarta-feira, no Teatro Augusta, às 21h. Classificação etária: 14 anos.

A pré-estreia de "Star Wars - Episódio 1 - A Ameaça Fantasma", acontece amanhã, às 21h, no Cinemark do shopping Eldorado. Classificação: livre.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: