segunda-feira, fevereiro 13, 2012

É o tempo de TV - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 13/02/12
Embora de fato pretenda apoiar Fernando Haddad, no primeiro e/ou no segundo turno, e colocar o PSD na órbita governista, o objetivo imediato de Gilberto Kassab ao fazer gestos vistosos como a aparição na festa de aniversário do PT é reunir todo o apoio possível para ganhar a batalha no TSE pelo tempo de televisão de seu novo partido. O julgamento deve ocorrer no segundo trimestre. Até lá, o prefeito paulistano espera dispor, além de ótimos advogados e de suas próprias conexões, da boa vontade de petistas ilustres -a começar pelo próprio Lula- aos quais se atribui grande influência sobre ministros do tribunal.

Sem lastro A eventual aliança Kassab-PT será um revés para José Serra não só em 2012. Quem imaginava o ex-governador, sufocado no PSDB, construindo candidatura presidencial alternativa via PPS terá agora de levar em conta que o PSD dificilmente estará disponível para dar musculatura ao projeto.

Às falas Deputados petistas relatam que o presidente do partido, Rui Falcão, recebeu um telefonema de Marta Suplicy cobrando explicações sobre a presença de Kassab na festa do PT. Falcão, secretário de Governo na administração da petista, ponderou que o prefeito foi convidado porque preside o PSD.

Veja bem A Câmara paulistana ouve amanhã Paulo Vanucchi e Paulo Okamotto. Representantes do Instituto Lula, eles falarão a respeito do projeto do Memorial da Democracia, a ser construído em área doada por Kassab.

Em cena A notícia de regressão total do tumor na laringe de Lula, divulgada pela equipe médica, animou o PT paulistano, que espera contar com o ex-presidente numa grande plenária programada para o final de março.

Faxina Depois de sacar o presidente da Conab, o Planalto manifesta disposição de trocar o chefe da Susep e ocupantes de cargos menores na CEF e no INSS. Todos teriam sido indicados pelo líder do PTB, Jovair Arantes (GO).

O filho é teu O PTB, que embaraçou Guido Mantega ao afirmar que foi o ministro quem escolheu Luiz Felipe Denucci para a Casa da Moeda, agora diz o mesmo sobre Luciano Santana (Susep).

Assim é... O governo enxerga digitais do presidente do PTB, Roberto Jefferson, nos rumores sobre a queda de Mantega ventilados e desmentidos oficialmente no final da semana passada. Daí a mão pesada sobre o partido.

...se lhe parece Mas há quem aponte a guerra interna petista por espaços no Banco do Brasil como a fonte alimentadora dos boatos sobre o ministro da Fazenda.

Nada disso Enquanto deputados petistas se queixam da dificuldade de acesso de João Vaccari Neto ao BB, Rui Falcão afirma que o tesoureiro nunca procurou ser recebido no banco.

Mais um Mesmo com a concessão federal dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, o governo de São Paulo levará adiante o projeto de um aeródromo na região metropolitana. Estudo à disposição do Palácio dos Bandeirantes prevê o uso do Campo de Marte -hoje dedicado à aviação de pequeno porte, na zona norte da capital.

Regional O objetivo, além de desafogar o tráfego durante a Copa de 2014, é reerguer cerca de 30 aeroportos do interior de São Paulo, sul de Minas Gerais, norte do Paraná e parte do Mato Grosso, onde há demanda reprimida rumo a São Paulo. O estudo indica potencial para atender 1,4 mi de passageiros anualmente, com receitas iniciais previstas de R$ 20 mi.

O que falta O investimento de R$ 30 mi seria feito no modelo de PPP. Para avançar, o projeto aguarda a aprovação do novo modelo de outorgas da União, que definirá o papel da Infraero.

Tiroteio

O ponto fraco da candidatura de Fernando Haddad a prefeito de São Paulo não é o chamado 'kit gay', mas sim o inexplicável passivo do Enem.

DO PRESIDENTE NACIONAL DO PSDB, SÉRGIO GUERRA, indicando que os tucanos, à diferença de representantes dos evangélicos, pretendem centrar suas críticas ao ex-ministro petista na questão das repetidas falhas no exame.

Contraponto

Como se faz

Ao chegar com algum atraso à festa do PT, na sexta, Fernando Haddad foi chamado pelo mestre de cerimônias a se juntar às demais autoridades convidadas. O ex-ministro dirigiu-se tão timidamente ao palco que o governador Marcelo Déda (SE), preocupado com os modos pouco eleitorais do correligionário, estimulou:

-Balança a mão, Haddad, balança a mão!

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Nenhum comentário: