quarta-feira, fevereiro 29, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Em São Paulo, é preciso reconhecer que erramos”
Senadora Marta Suplicy (PT-SP), sobre o flerte comprome-tedor do PT com Kassab

PARTIDOS ALIADOS ARTICULAM REBELIÃO NO CONGRESSO

Líderes de partidos da base de apoio a presidente Dilma Rousseff articulam uma rebelião que pode surpreender o governo numa próxima votação importante, como a criação do fundo de pensão dos servidores públicos, considerado vital para ajustar as contas da Previdência. Os partidos aliados acusam o PT paulista, que já controla os 11 ministérios mais ambicionados, de “aparelhar” até o segundo e terceiro escalões.

BYE, BYE, HADDAD

O PR mostra suas garras, anunciando o deputado Tiririca na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Só para embaralhar o xadrez petista.

LÍDERES DA REVOLTA

PMDB, PTB, PDT e PR estão entre os partidos aliados mais revoltados com o avanço fisiológico dos petistas paulistas no governo Dilma.

FISIOLOGISMO

Ao contrário de Lula, que ignorava o apetite fisiológico do PT, a ex-PDT Dilma cede às pressões petistas tentando se legitimar no partido.

APARELHADOS

O PT-SP comanda os ministérios da Fazenda, Planejamento, Justiça, Saúde, Educação e Secretaria-Geral da Presidência, entre outros.

RECESSO ACABOU, MAS SENADORES BATEM ASAS

Os contribuintes terão de pagar a senadora Marta Suplicy (PT-SP) para bater pernas em Boston (EUA), de 7 a 10 de março, num evento de economistas. Luiz Henrique (SC) e Jarbas Vasconcelos (PE), ambos do PMDB, e o tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP), paladinos dos bons costumes, vão flanar por nossa conta, de 2 a 5 abril, na bela Praga, República Tcheca, num inusitado encontro com parlamentares locais.

CLASSIFICADOS

Corretores oferecem, em Brasília, a venda de seis hotéis do grupo Bittar, de três a cinco estrelas, pelo valor global de R$ 640 milhões.

GAIOLA DE OURO

A Câmara Legislativa do DF tem o maior orçamento por legislador do País: R$ 9,8 milhões. Mas, insaciáveis, os deputados querem mais.

TÁ FEIA A COISA

O escritório do governo potiguar em Brasília reflete a penúria da gestão de Rosalba Ciarlini (DEM): telefone, internet e energia estão cortados.

RIOS GLOBAIS

Bem humorada, Dilma brincou com a proverbial mania de grandeza dos pernambucanos, ontem, no Recife. Ao falar que seu governo financiará um projeto de navegação fluvial na cidade, disse que os rios Capibaribe e Beberibe “formam Oceano Atlântico”. A plateia foi ao delírio.

DEGREDADO EM SUA CIDADE

Brigado com o prefeito do Recife, João da Costa, a quem elegeu em 2008, contra os apelos de Dilma e Lula, que preferiam o atual senador Humberto Costa, o ex-prefeito João Paulo assistiu pela tevê a festa da presidente para o ex-auxiliar, ao lado do governador Eduardo Campos.

DEMISSÃO NA INB

Diretor de Recursos Minerais da estatal Indústrias Nucleares do Brasil, o geólogo Otto Bittencourt Netto se demitiu em razão “da mediocridade em detrimento do mérito”. Ele se queixa de salários e promoções.

AGNELO AGORA É PNB

O governador do DF, Agnelo Queiroz, que era independente, aderiu à facção majoritária “Por um Novo Brasil” (PNB), liderada por Lula e José Dirceu no PT. Com isso, ele ganha musculatura política e o reino dos céus no governo Dilma. Mas a turma vai exigir espaço em seu governo.

APOIO SOLITÁRIO

Agnelo Queiroz agradeceu ontem ao líder do PTB, Gim Argelo, o apoio aos pleitos do DF no Senado: “Você foi o único que sobrou...”. Armando Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (PDT) agora são opositores.

LÍNGUA DE TRAPO

O deputado Antony Garotinho (PR-RJ) anda com a língua afiada. Ao anunciar aliança com o DEM de Cesar Maia, alfinetou: “O prefeito Eduardo Paes só faz o que o Sergio Cabral manda, e o governador só pensa em maldades. Até parecem o Crô e a Teresa Cristina da novela”.

FURTO NO MEC

Afanaram o notebook do professor Crispim, chefe de Valorização dos Profissionais de Ensino, em plena quarta-feira de cinzas, no 6º andar do Ministério da Educação. Mineiro que se benze todos os dias com folhas de orixás, o professor deve ter esquecido o preceito após a folia.

VALEU O ESCRITO

Como a coluna antecipou em junho, “melou” o contrato da Força Aérea dos EUA para comprar o Super Tucano da Embraer. A americana Hawker Beechcraft alegou suspeita de fraude na licitação e perda de empregos americanos. Dilma se encontrará com Obama em abril.

ESTRANHO PARAÍSO

Sitiados pela enchente no Acre, os haitianos estão loucos para sair do Brasil. Descobriram que o Haiti é aqui, como canta Caetano Veloso.

PODER SEM PUDOR

PONTARIA RUIM

Nos anos 40, Otávio Mangabeira (UDN) foi representar a Câmara dos Deputados em uma demonstração de tiro da Marinha, em alto-mar. Não gostou da missão porque detestava exibições militares. Durante o exercício, era visível o seu desinteresse. O comandante resolveu se vingar quando percebeu que o absorto Mangabeira tomou um susto com um dos tiros:

– Ora, deputado, não vá me dizer que está com medo...

Mangabeira foi rápido no gatilho:

– Estou sim, almirante. É que o único lugar seguro, por aqui, é o alvo...

Nenhum comentário: