terça-feira, fevereiro 14, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“No cafezinho do Congresso, todo mundo sabe quem tá roubando”
Ex-deputado Ciro Gomes (PSB-CE), sobre a corrupção que derruba ministros

TEMER OPERA PARA APAGAR INCÊNDIO NO PMDB

O vice-presidente Michel Temer entrou em operação para conter a articulação dos descontentes do PMDB, que ameaçam se rebelar e devolver os poucos cargos que conseguiram no governo. Na última quarta, Temer chamou em seu gabinete o senador Vital do Rego (PB), que lidera o grupo, para reunião com os líderes Romero Jucá, Renan Calheiros e Valdir Raupp. Ficaram de ter nova conversa esta semana.

SURPREENDEU

O grupo de descontentes já chega a cinquenta parlamentares, o que representa mais da metade das bancadas da Câmara e do Senado. 

SUB-ALIADO

No PMDB, a avaliação é de que Vital do Rêgo capitalizou o sentimento do partido de que é tratado como aliado de segunda linha pelo governo. 

RACHA NA BASE

A fome do PT por cargos também gera insatisfação em outros partidos da base, que ameaçam atrapalhar votações de interesse do governo. 

PROMESSA VAZIA

Após 14 meses, o governador gaúcho Tarso Genro ainda não paga aos professores o piso nacional, como prometeu. Peremptoriamente. 

MINISTROS NEGROS CHEFIARÃO O JUDICIÁRIO EM 2013

O Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior do Trabalho poderão ser dirigidos, em 2013, por ministros negros de origem mineira. Joaquim Barbosa, nascido em Paracatu, assume no STF em novembro, com a aposentadoria de Carlos Ayres Britto. Mineiro de Pedro Leopoldo, Carlos Alberto Reis de Paula, primeiro ministro negro em tribunais de Brasília, deve presidir o TST a partir do mês de março de 2013. 

UM ALEMÃO NO STJ

O Superior Tribunal de Justiça, o “tribunal da cidadania”, será presidido, a partir de setembro, por um alemão de Hamburgo: Felix Fischer.

PARANAENSE, SIM, SENHOR

Apesar da origem alemã, Felix Fischer fez sua brilhante carreira jurídica no Paraná, onde foi procurador de Justiça do Ministério Público.

UMA MULHER no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral terá, a partir de abril, pela primeira vez, uma mulher na presidência: Cármen Lúcia, mineira de Montes Claros.

TATTOO PARTIDÁRIA

Petista religiosa, Graça Foster assumiu na Petrobras sem exibir um segredo bem guardado: a estrela do PT tatuada em cada ombro, o que a faz evitar roupas tipo “tomara que caia”, e outra tatuagem no braço.

AGNELO INSISTE EM GABAS

Dilma já disse que não o libera, mas Carlos Eduardo Gabas, secretário-executivo do Ministério da Previdência, teve outra longa conversa com o governador do DF, Agnelo Queiroz, que o quer chefe da Casa Civil.

FESTA DELES, CONTA NOSSA

O PT festejou 32 anos no Cais do Porto Mauá, ontem, em Porto Alegre, usando e abusando de dinheiro público. O vistoso cartaz menciona os patrocinadores da festa: o governo do Estado e seu banco, o Banrisul.

CONSELHEIROS DE PESO

Emerson Fittipaldi é o novo membro do conselho consultivo da IG-Fuel, empresa que está lançando no Brasil o produto Green Box, que faz qualquer motor a diesel economizar até 30%, em média. O ex-ministro Ozires Silva, que fundou a Embraer, preside o conselho. 

QUARENTA SUSPEITOS

A sabotagem descoberta pela Polícia Civil no Metrô-DF foi realizada em instalações de acesso restrito a pilotos de trens. Cerca de quarenta pessoas que frequentam o local são investigadas como suspeitas.

PEITO ABERTO

Sábado (11), o governador alagoano Teotonio Vilela (PSDB) brincou carnaval durante horas, em Maceió, no bloco Pinto da Madrugada, em meio a mais de cem mil pessoas. Sem seguranças, nem assessores.

PRAGMATISMO

O vice-primeiro-ministro chinês Wang Qishan detestou substituir uma reunião com empresários por um encontro com ministros. E a tradutora mandou ver, constrangida: “Prefiro me encontrar com empresários”. 

GOZADOR NO COMANDO

Viajando em poltronas sem espaço para pernas, quase com o joelho no queixo, quem estava no voo TAM 3481 não merecia ouvir o comandante, certamente um gozador, chamando-os de “passageiros vips”.

LUGARES SOBRANDO

O deputado Chico Alencar (RJ) será líder do PSOL por mais um ano. A bancada cabe num Fusca e ainda sobram lugares: tem três deputados. 


PODER SEM PUDOR

NEGÓCIOS À PARTE

Deputados do PSD, José Maria Alkmin, Sebastião Paes de Almeida (o “Tião Medonho”), Carlos Murilo e Bias Fortes Filho jogavam pôquer, nos anos 60, para tricotar sobre política. Certa vez, altas horas, o anfitrião Tião Medonho pediu para encerrar a jogatina, estava cansado. Também dono da banca, Tião fez as contas: Alkmin devia 17 cruzeiros. Ele revirou os bolsos e pediu:

– Tião, me empresta vinte cruzeiros? Pago a mesa e fico com algum no bolso...

– Para você? Nunca! – reagiu Tião Medonho. – Eu sei que você não vai pagar, por isso prefiro que fique me devendo os dezessete...

Nenhum comentário: