terça-feira, fevereiro 28, 2012

A China avança - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 28/02/12



A indústria ferroviária nacional foi ontem derrotada para o fornecimento de 60 trens à velha Central do Brasil, numa disputa vencida, de novo, por chineses.
Segundo o secretário Júlio Lopes, a proposta venceria mesmo que o governo do Rio admitisse uma diferença de preço de até 15% a favor da nossa produção, “como queria a paulista Fiesp”.

Segue...
A fabricante nacional mais bem colocada foi a Alsthom (4o-lugar), de origem francesa, atrás de dois chineses e um coreano.
Já a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária tem reclamado da “falta de isonomia tributária em relação a chineses e coreanos nas concorrências”.

É. Pode ser...
O fato concreto é que, num mundo em crise, a questão do protecionismo voltou ao debate mesmo em economias mais abertas como a dos EUA.

Nova diretoria
Hoje, a assembleia da Petrobras aprova a criação da diretoria Corporativa e de Serviços.
É a que deve ser ocupada pelo ex-senador José Eduardo Dutra.

No mais
Veja como Paris foi a grande vitoriosa do Oscar: “O artista”, filme em preto e branco ambientado na Cidade Luz dos anos 1930, levou melhor filme, diretor e ator; “Meia-noite em Paris” foi melhor roteiro original; e “Hugo Cabret”, que mostra Paris em 3D, ganhou cinco estatuetas.
E a distribuidora aqui de “O artista”, “Meia-noite em Paris” e “A dama de ferro” (Oscar para Meryl Streep) é a... Paris Filmes.



PASSADO O CARNAVAL, já é tempo de reabrir a temporada de caça... às boas fotos de bichos (viva a natureza!) na coluna. O pato, repare, até parece correr — ou nadar —— para o abraço neste flagrante feito em Teresópolis pelo leitor Márcio Bermanzon. Que Deus o proteja e a nós não desampare 

Jaguar bissexto
Jaguar, mestre do humor, comemora 20 anos amanhã. Na verdade, são 80.
É que o nosso Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe nasceu num 29 de fevereiro, dia extra que ocorre no calendário a cada quatro anos.

Cultura brasileira
A Associação Brasileira de Cineastas (Abraci) decidiu pedir ao Conar a retirada do anúncio da Sky contra a lei que a obriga a exibir meia hora por dia de conteúdo brasileiro. Alega propaganda enganosa:
— Não vamos permitir que uma multinacional tente jogar por água abaixo e de forma leviana essa conquista dos produtores brasileiros — diz Dodô Brandão, presidente da Abraci.

Reedições do mago
A Sextante, que comprou os direitos de toda a obra de Paulo Coelho, relança agora no começo de março “O alquimista”, com tiragem de 30 mil.
É o livro em português mais vendido em todos os tempos (45 milhões de exemplares). A editora vai relançar 14 títulos do mago nos próximos meses.

Pra lá de Marrakesh
Dilma, na volta da Alemanha, fará escala dias 6 e 7 de março em Marrakesh, no Marrocos.



Duplo sofrimento
Quinta passada, duas moças foram roubadas por um ladrão armado na Rua Vitório da Costa, no Humaitá, no Rio. O assalto durou menos de um minuto.
Para dar queixa do caso na 10a- DP, elas, acredite, gastaram... quatro horas.

Corredor do Fórum
O desembargador Lindolpho Morais Marinho, da 16a- Câmara Cível do Rio, condenou uma mulher a indenizar em R$ 10 mil uma guarda municipal a quem teria empurrado e chamado de “negrinha palhaça”.
Segundo o processo, a ré tentava parar seu carro numa calçada e, ao ser impedida pela guarda, cometeu o desatino.

Carnaval 2013
Fábio Ricardo, o talentoso carnavalesco que fez sucesso no desfile da São Clemente, está a caminho da Imperatriz.

O outro lado
A direção da Rede Sarah diz que seu hospital no Rio, inaugurado em 2009, está “em pleno funcionamento e já realizou mais de 2 milhões de atividades médicas e de neurorreabilitação”.

Cena carioca
Domingo, por volta de 15h, no Posto 8, na Praia de Ipanema, reduto de pais com crianças, uns jovens começaram a enrolar o maior cigarrão de maconha.
O desconforto foi geral. Até que um pai foi firme: “Ei, moleques, sou policial federal! Caiam fora e nunca mais voltem aqui! Só não prendo vocês porque estou de folga!” Os jovens deram no pé. Mas... era blefe do papai, que não é policial e só não queria maconha perto de seu bebê.

Nenhum comentário: