segunda-feira, fevereiro 13, 2012

CARAS E BOCAS - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 13/02/12


As modelos Ana Claudia Michels e Viviane Orth desfilaram no lançamento da coleção de inverno da Fillity, no Museu da Casa Brasileira. Conferiram os looks a apresentadora Carol Castelo Branco, a arquiteta Maitê Maiani, Fernanda Perlaky e Cynthia Landsberger.

BALANÇA E CAI
Engordar 20 kg pode ser considerado um ato de indisciplina que justifique uma demissão por justa causa? Se o funcionário trabalhar na empresa Vigilantes do Peso, sim. O TST (Tribunal Superior do Trabalho) julga nesta semana o caso de uma ex-orientadora do grupo que ganhou peso e foi mandada embora. O placar está empatado em um a um. Falta apenas um ministro da corte votar, o que definirá o desempate.

BALANÇA 2
O ministro Guilherme Caputo Bastos votou a favor da empresa, afirmando que, apesar das diversas advertências, a trabalhadora descumpriu cláusula contratual de manutenção do peso ideal (passou de 74 kg para 93,8 kg). Isto caracterizaria ato de indisciplina e insubordinação. Para ele, ao ter como orientadora pessoa fora dos padrões exigidos, a Vigilantes do Peso estaria "trabalhando contra si própria".

BALANÇA 3
Já o ministro José Roberto Freire Pimenta considerou que a cláusula é abusiva e fere os direitos fundamentais da pessoa. Para ele, não seria razoável nem possível obrigar alguém a se comprometer a não engordar. O magistrado ponderou ainda que a funcionária "não engordou porque quis".

BALANÇA 4
A orientadora trabalhou na empresa por 15 anos e foi demitida aos 59 anos, segundo o TST. Ela quer receber verbas rescisórias de demissão sem justa causa (como multa de 40% do fundo de garantia). E ainda pode obter indenização de R$ 20 mil por danos morais.

CARIMBO
Uma guerra entre os dez cartórios de títulos e documentos de São Paulo foi parar no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O órgão vai decidir nesta semana se é legítimo o funcionamento de uma central que registra todos os pedidos de serviços e redistribui a clientela entre eles.

Alguns alegam que isso fere a livre concorrência. Outros, que evita a competição predatória.

QUESTÃO MORAL
A Justiça considerou improcedente ação em que Flávio Maluf, filho do deputado Paulo Maluf (PP-SP), pedia indenização por danos morais a Nicéa Camargo (ex-Pitta). Em depoimento ao Ministério Público, em 2003, ela afirmou que ele fazia parte de esquema de desvio de dinheiro e propina, com envio de recursos ao exterior.

MORAL 2
Leonardo Pantaleão, advogado de Nicéa, alegou que as declarações foram feitas apenas à Promotoria, e não publicamente. Por isso, não haveria dano a ser reparado, tese que foi aceita pelo juiz. Ricardo Tosto, advogado de Flávio Maluf, vai recorrer.

TRINTA
O ator Alexandre Nero, o Baltazar da novela "Fina Estampa", foi escalado para o longa "Trinta", de Paulo Machline, sobre a vida de Joãosinho Trinta. Ele interpretará outro carnavalesco, Fernando Pamplona. As filmagens acontecerão neste semestre.

RÁDIO SHIMBALAIÊ
E Maria Gadú será a próxima garota-propaganda da Nextel. Aparecerá interagindo com Milton Nascimento (que deve cantar "Maria, Maria" para ela), com seu empresário, com um amigo e com o percussionista de sua banda na nova campanha.

EMBARQUE IMEDIATO
O Itaú Cultural inaugurou a exposição "Convite à Viagem". O curador Agnaldo Farias e os artistas Fernando Visockis e Thiago Parizi, do coletivo Pirarucu Duo, e Berna Reale, integrantes da mostra, circularam pelo vernissage.

CURTO-CIRCUITO

A editora de moda Regina Guerreiro lança hoje o livro "Ui!", no MuBE, a partir das 20h.

A exposição "Índia" será inaugurada hoje, a partir das 19h30, no CCBB.

Taisa Nasser abre hoje, às 19h30, a mostra "A Aparência e os Vestígios do Enigma", no Espaço Cultural Citi, na av. Paulista.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: