terça-feira, fevereiro 28, 2012

Alta amperagem - VERA MAGALHÃES

FOLHA DE SP - 28/02/12

Dilma Rousseff avisou a interlocutores que pretende decidir até o final de março o impasse das concessões do setor elétrico do país, que vencem a partir de 2015. Entidades patronais, lideradas pela Fiesp, pressionam o governo a acelerar os leilões, mas a tendência é que os contratos das usinas sejam prorrogados. A regra vale para geração, transmissão e distribuição.

O principal argumento das indústrias é o de que as novas licitações, previstas em lei, trariam redução de até 80% no preço da energia. O governo contesta o índice e deverá usar estudo tarifário feito pela Aneel para lastrear sua opção pela renovação automática.

Chão de fábrica Criticada por não franquear o acesso de sindicalistas ao Planalto, a presidente Dilma Rousseff resolveu ceder. Receberá presidentes de seis centrais sindicais na quinta-feira.

Petit comité O governador Cid Gomes ofereceu almoço à presidente e ministros durante a visita de ontem ao Ceará. Apesar das cotoveladas com Cid, a prefeita Luizianne Lins (PT) compareceu. Já o senador José Pimentel (PT), em pé de guerra com o anfitrião, ficou de fora.

Trilha sonora Durante evento no bairro Pirambu, a gestão de Luizianne foi criticada com uma paródia do hit "Ai, se eu te pego", de Michel Teló. O refrão foi adaptado para: "Prefeita, prefeita, assim você me lasca".

Pacificador O relator Vicente Cândido (PT-SP) incorporou ao texto da Lei Geral da Copa duas sugestões da CUT, crítica das exigências da Fifa: realização de campanha pelo trabalho decente e a reserva de ingressos para operários que construíram estádios.

Inspetoria Geraldo Alckmin apresenta sexta-feira os 200 guardiões da economia, que vão fiscalizar, nas 26 secretarias, redução de gastos de água, luz, telefone e diárias. São chamados de "Fiscais do Chuchu", em alusão ao apelido do governador.

QG Aliados de José Serra já preparam estrutura de pré-campanha no edifício Joelma, no Centro, onde fica o PSDB paulistano. Acham que é o local ideal para integrar o estafe dos tucanos com o de Gilberto Kassab, pois o PSD também tem escritórios lá.

Termômetro O PMDB da capital encomendou ao Ibope pesquisa para avaliar o impacto da entrada de Serra na disputa pela prefeitura. O diretor do instituto, Carlos Montenegro, tem feito análise de números para o pré-candidato Gabriel Chalita.

Onde pega José Aníbal diz a aliados que o adiamento das prévias favoreceria o assédio de pessoas com cargos na prefeitura e no Bandeirantes sobre o colégio eleitoral tucano em favor de Serra.

DataTwitter Em privado, Alckmin relata preocupação com o número que considerou "surpreendente" de telefonemas, e-mails e manifestações nas redes sociais censurando possível intervenção sua pró-Serra.

Na boa O presidente da Juventude Tucana de SP, Paulo Mathias, que teve breve entrevero com Serra em 2011, divulga hoje carta aberta em apoio ao ex-presidenciável.

Eu não Ricardo Tripoli nega que tenha colocado em dúvida que Serra não concorrerá a presidente caso seja eleito prefeito em outubro.

Brecha A governadora Roseana Sarney (PMDB) propôs ao PT que lance o vice-governador Washington Oliveira (PT) candidato à Prefeitura de São Luís (MA). O partido ainda vai decidir se lança o vice ou Bira do Pindaré.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Nos debates, quando era pré-candidato a prefeito, o Jilmar Tatto adorava criticar Kassab e Chalita. Não sei o que pode ter acontecido para mudar tanto de opinião."

DO VEREADOR PAULISTANO JOSÉ AMÉRICO (PT), sobre entrevista do líder petista na Câmara dos Deputados ao jornal 'O Estado de S.Paulo' em que defende aliança com o PMDB ainda que o PT abra mão da candidatura de Fernando Haddad.

contraponto

Sabe com quem está falando?

Em 2005, nos primeiros dias de seu mandato, o prefeito de Osasco, Emídio Souza (PT), ainda um rosto desconhecido na cidade, foi fazer um périplo pelos bairros quando viu um homem jogando entulho numa praça.

Ao alertar o cidadão para que não fizesse aquilo, ouviu como resposta que não era de sua conta. O petista, então, se identificou como prefeito da cidade.

-Prefeito coisa nenhuma. Conheço o Emídio, votei nele e ele nunca falaria comigo desse jeito -, reagiu o eleitor, bastante indignado e sem recolher o entulho.

Nenhum comentário: