sexta-feira, janeiro 13, 2012

SINAIS VITAIS - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 13/01/12




O número de doadores de órgãos em SP caiu em 2011. Depois do recorde de 871 pessoas em 2010, o ano passado registrou 844 (3% a menos). Apesar de uma em cada três famílias entrevistadas ter se recusado a consentir a doação dos órgãos dos parentes mortos, a Secretaria Estadual da Saúde diz que o nível de transplantes está mantido, porque a queda, em dados percentuais, foi pequena.

MULTIPLICAÇÃO
Foram feitos 69 transplantes de coração, 123 de pâncreas, 1.404 de rim, 587 de fígado e 33 de pulmão no ano. O número de cirurgias supera o de doadores porque alguns dão mais de um órgão. E no caso dos rins, por exemplo, cada um pode ir para um receptor diferente.

SALA DE CIRURGIA
A maior parte dos doadores veio do Hospital São Paulo: 166. A Santa Casa de São Paulo, com 161, o Hospital das Clínicas, com 141, e o Instituto Dante Pazzanese, com 107, completam o topo da lista.

ECONÔMICO
Não é só a presidente Dilma Rousseff que deixará de ir ao Fórum Econômico Mundial. O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) também não irá a Davos nem enviará representante do Estado de SP. Uma das justificativas é que ele prefere economizar os custos da viagem à Suíça.

MEIO-CAMPO
O governo de SP fará hoje um seminário com técnicos da comissão de infraestrutura do Senado americano sobre as obras do Estado para a Copa. Quer apresentar os projetos de PPPs (parcerias público-privadas) nessa área para atrair investimentos de empresas americanas.

PAPEL PASSADO
O advogado Flávio Crocce Caetano foi nomeado nesta semana secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

ZEZÉ NA TIMBALADA
Carlinhos Brown fez uma música para cantar com Zezé Di Camargo na gravação do DVD dos 20 anos da Timbalada. O sertanejo deve ir no dia 5 de fevereiro a Salvador para o dueto -Luciano, que estará com a família na Disney, não participará.

DISCO BOMBRIL
E o show comemorativo dos 20 anos de carreira de Zezé Di Camargo & Luciano, que será lançado em DVD em abril, também vai dar origem a um CD de inéditas da dupla. As faixas com as músicas novas da apresentação serão gravadas no disco.

PROVA NO ESCURO
Acabou a luz em salas da UMC (Universidade Mogi das Cruzes) da Vila Leopoldina, onde candidatos faziam prova da segunda fase da Fuvest na terça-feira. Faltavam ainda dez minutos para o fim do exame, mas os fiscais não deram qualquer orientação aos alunos. A Fuvest afirma que, se a iluminação natural é suficiente, não há necessidade de outras providências.

REI DA NOITE
A tradicional Feijoada do Amaral, do empresário Ricardo Amaral, conhecido como o rei da noite, completa 35 anos em 2012. O almoço, "sem hora pra acabar", acontece todos os sábados de Carnaval. Neste ano, será no Jockey do Rio.

E nesta segunda ele será o entrevistado do "Roda Viva" (TV Cultura).

ENCONTROS E DESENCONTROS
A atriz Mariana Ximenes conta que é fã da frase "A vida é a arte do encontro", de Vinicius de Moraes. "Minha vida sempre foi feita disso, de encontros... incríveis!", diz à revista "Joyce Pascowitch". Ela, que estreia hoje a peça "Os Altruístas" no Rio, afirma ficar "desapontada" quando "há especulação demais" sobre sua vida pessoal. "Entendo que exista o interesse. Mas é aquilo: eu respeito a imprensa. E quero ser respeitada também."

PRIMEIRA FILA
As atrizes Bianca Bin e Chris Vianna assistiram ao desfile da Cantão no Fashion Rio. A top Carol Trentini subiu à passarela da marca, no Píer Mauá.

CURTO-CIRCUITO
Pedro Luís lança o CD "Tempo de Menino" amanhã, às 21h, com Zé Renato, e no domingo, às 18h, com Roberta Sá. No Sesc Vila Mariana. Livre.

A estilista Cléo Aidar lança coleção com coquetel na segunda, no Itaim.

A Casa da Fazenda do Morumbi promove até o dia 31 festival de pratos clássicos paulistanos.

As modelos da agência Oca vão usar colar do movimento Mensageiros da Água nos bastidores e lounges da SPFW.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: