sexta-feira, janeiro 13, 2012

Recado - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 13/01/12

O presidente do PSB, Eduardo Campos, conversou ontem por telefone com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) antes do depoimento do ministro Fernando Bezerra (Integração). Cobrou apoio do governo e do PT a seu apadrinhado. E lembrou a Gleisi que "a solidariedade é de mão dupla". No Congresso, os líderes do PT, Humberto Costa (PE) e Paulo Teixeira (SP), defenderam Bezerra. E o senador Valadares (PSB-SE) concluiu: "Está afastada de vez a ideia de que tem fogo amigo".

A sucessão na Ciência e Tecnologia
A grande preocupação da presidente Dilma na substituição do ministro Aloizio Mercadante é com a continuidade na gestão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Sua intenção é escalar um ministro que mantenha a equipe de alto nível montada por Mercadante e dê continuidade aos projetos em desenvolvimento. Dilma não quer alguém que resolva começar de novo. Alheios a essas condições, entre os petistas há uma disputa na surdina pelo cargo. O PT do Rio está pleiteando a pasta para o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar. Já o PT de São Paulo quer emplacar na vaga o deputado federal Newton Lima.

"Esse modelo (de liberação de emendas ao Orçamento) já existia no governo Fernando Henrique. Era assim que funcionava e é assim que funciona” — Luciano Castro, deputado (PR-RR), vice-líder do governo na Câmara e ex-deputado do PSDB no governo FH

EMPURRÃOZINHO. A ala do PP que quer derrubar o ministro Mário Negromonte, na foto, vibrou quando o ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) disse, em seu depoimento no Congresso, que a maior parte do dinheiro para prevenção de enchentes não está na sua pasta, e sim no Ministério das Cidades. O partido está rachado no apoio a Negromonte e ele é considerado ineficiente pela presidente Dilma.

Desfalcada
A oposição foi a grande ausente no depoimento do ministro Fernando Bezerra (Integração), ontem, no Congresso. Os presidentes do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e do DEM, José Agripino (RN), não foram. Nem Aécio Neves (PSDB-MG).

Porta-voz
Ao elogiar o ministro Fernando Bezerra (Integração), ontem, no Congresso, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), disse que falava também em nome da governadora de seu estado: Rosalba Ciarlini, filiada ao DEM, que é de oposição.

Bico calado
Apesar de petistas criticarem a ação do governo do estado e da prefeitura de São Paulo na cracolândia, desta vez o ministro Fernando Haddad (Educação), candidato à prefeitura, não se manifestou. Em novembro ele disse que não se podia "tratar a USP como se fosse a cracolândia, nem a cracolândia como se fosse a USP". O crack deve ser um dos principais temas de debate na eleição municipal da capital paulista.

No limite
Apesar de José Serra estar irredutível, os tucanos ainda contam com a possibilidade dele disputar a prefeitura de São Paulo. O prazo para o ex-governador decidir é meados de fevereiro. As prévias estão marcadas para março.

Agenda casada
O tema das comemorações oficiais do 8 de março, Dia da Mulher, será "Mulher e Sustentabilidade". Foi escolhido de olho na Conferência Rio+20. A Secretaria das Mulheres e o Ministério do Meio Ambiente estão trabalhando em conjunto.

O MINISTRO Guido Mantega (Fazenda) anda insatisfeito. Não com a economia do país. Mas com a quantidade de vezes que seu secretário-executivo, Nelson Barbosa, é acionado diretamente pelos ministros que despacham no Planalto.

INTEGRANTES do governo dizem que a ida de Márcio Fortes para o Ministério das Cidades vai favorecer o PCdoB na sucessão da Autoridade Olímpica.

O PPS escreve para dizer que o partido decidiu, em seu Congresso, pela candidatura própria para presidente em 2014. Ou seja, para apoiar José Serra ou Marina Silva, eles teriam que entrar no partido.

Nenhum comentário: