sábado, janeiro 14, 2012

Rebaixamento - CELSO MING


O Estado de S.Paulo - 14/01/12


O tão temido rebaixamento da qualidade dos títulos da França por uma das mais importantes agências de classificação de risco, afinal, aconteceu ontem. A Standard & Poor's (S&P) retirou o triplo A da França e da Áustria e rebaixou a nota de outros três importantes países da área do euro: Itália, Espanha e Portugal.

Essa decisão azedou as coisas no mercado financeiro, que vinha se recuperando com boa velocidade. A revisão da avaliação de crédito da França vinha sendo temida sobretudo por seu presidente, Nicolas Sarkozy - que, segundo o diário de Madri El País chegou a afirmar: "Se nos tiram o triplo A, estou morto", referindo-se às eleições a serem realizadas em abril e maio.

Há nove semanas, o rebaixamento dos títulos de dívida da França pela S&P havia sido anunciado no portal da agência e depois retirado como engano - como se alguém tivesse inadvertidamente apertado o botão errado. Mas, na ocasião, não foram apresentadas explicações convincentes para esse surpreendente vale-não-vale.

Três são os principais impactos do rebaixamento anunciado ontem. O primeiro é o aumento dos juros a serem cobrados tanto na rolagem como na emissão de novos títulos de dívida da França. Um título que, em princípio, oferece mais risco de calote - daí o rebaixamento - deve afastar certo número de investidores, especialmente os mais exigentes. Essa retração vai diminuir a procura por esses papéis. E essa procura menor, por sua vez, tenderá a reduzir o valor de mercado dos títulos e, portanto, elevar sua remuneração.

Os juros mais altos, provavelmente, expandirão as despesas dos Tesouros da França e dos demais. Num segundo momento, agravarão o impacto do atual déficit público - de 3,2% do PIB na França e de 3,8% do PIB na Áustria.

Outro desdobramento deve ser a necessidade de maior capitalização dos bancos que carregam os títulos desses países. Como aumenta o risco, os bancos credores terão de reforçar seu patrimônio de maneira a guardar a proporção adequada para seu volume de ativos. E a maior exigência de capital poderá puxar para cima as despesas desses Tesouros, na medida em que serão chamados a canalizar mais recursos para suas principais instituições financeiras.

No entanto, o efeito mais importante desse rebaixamento deverá ser o enfraquecimento estratégico da França nas negociações sobre as providências destinadas a fortalecer o euro. Ficam mais complicados, por exemplo, os trâmites para a constituição do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF, na sigla em inglês) e do Mecanismo Europeu de Estabilização, que deverá substituí-lo em 2013. E a França, ao lado da Alemanha, tem sido um dos principais negociadores desse fundo, montado para socorrer países do euro em caso de incapacidade de atender a seu fluxo de pagamentos.

Como de outras vezes, os dirigentes do euro tentarão demonizar a decisão da S&P. Mas isso não muda o principal. Não muda o fato de que pioraram as condições de que esses países honrem seus compromissos financeiros.

Nenhum comentário: