quinta-feira, janeiro 05, 2012

Pintou um clima - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 05/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino) 


Chamou atenção do Planalto a prudência de tucanos alinhados a Aécio Neves nas considerações acerca da atuação de Fernando Bezerra (Integração Nacional), acusado de privilegiar Pernambuco, seu reduto eleitoral, no repasse de verbas para prevenção de enchentes em 2011. Apesar de Minas Gerais ter sido o Estado mais penalizado com as chuvas, nem mesmo Antonio Anastasia se aventurou a censurar o ministro.

O pacto de não agressão é interpretado nos bastidores como um afago do PSDB ao governador Eduardo Campos (PE), padrinho de Bezerra e próximo de Aécio, que trata o PSB como potencial aliado em 2014.

Pesos e medidas Poupado por Anastasia, Bezerra também foi elogiado por Beto Richa (PSDB), que o considerou "atencioso" com o Paraná. Coube a José Serra a crítica quase solitária ao "loteamento político" da pasta.

#prontofalei Do secretário de Comunicação do PT, André Vargas (PR), no Twitter: "Ministro que vira as costas ao país para privilegiar seu quintal deve ser contido. Na Integração, a história se repete e Dilma toma atitude".

Deixa comigo Na Casa Civil desde junho de 2011, Gleisi Hoffmann já recorreu duas vezes a notas oficiais nas quais nega interferência em assuntos de outros ministérios -a última na Integração Nacional e a anterior, no Esporte. Tudo para tentar se desvencilhar da imagem de "superministra" de Dilma.

Frota A Presidência gastou R$ 639 mil na compra de 14 Ford Focus Sedan completos. Eles substituirão carros com mais de 10 anos de uso.

Correio elegante Em franca disputa com Paulo Teixeira (PT-SP) pela liderança do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que está nos EUA, enviou mensagem de celular para o colega de partido: "Fique sossegado, nada nos intrigará. Nunca atribuí a você movimentação para me derrubar".

Antiácido Pegou mal no PMDB a notícia da possível ida de Ciro Gomes (PSB-CE) para o Ministério da Ciência e Tecnologia na vaga de Aloizio Mercadante, de saída para o MEC. Peemedebistas não digerem a entrevista de 2010 em que Ciro chamava Michel Temer de chefe de "ajuntamento de assaltantes".

Quase lá Propeg, Nova S/B e Leo Burnett estão perto de amealhar a generosa conta de publicidade do governo federal, com contratos que somam R$ 150 milhões ao ano. Habilitadas na licitação do Planalto, as três agências serão declaradas vencedoras se não houver contestação em cinco dias.

Linha branca Geraldo Alckmin demonstra desconforto com a repercussão do aumento de ICMS para eletroeletrônicos, autorizado no crepúsculo de 2011 pela Fazenda. O governador diz que os fabricantes, agora queixosos da medida, concordaram com a nova tabela do IVA (Índice de Valor Agregado), base de cálculo do imposto.

Cofre Defensores do projeto que transfere ao TJ-SP a arrecadação com a taxa judiciária -hoje repassada ao governo paulista- usam como exemplo o Rio de Janeiro. Lá, desde 2000, a corte fica com os recursos e investe em informatização. Modelo similar vigora em Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul.

Isonomia Os deputados Vicente Cândido (PT-SP) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) abraçaram o movimento dos delegados da PF que pleiteiam autonomia funcional semelhante à de juízes e promotores e remuneração atrelada à de ministros do STF.

com LETÍCIA SANDER e FLÁVIO FERREIRA

tiroteio

"Além de entregar casas populares com problemas, o governo transforma a CDHU em caixa-preta. Abrimos uma CPI em 2009, mas os tucanos bloquearam a investigação."

DO LÍDER DO PT NA ASSEMBLEIA PAULISTA, ÊNIO TATTO, sobre as infiltrações e vazamentos detectados em moradias entregues pelo governador Geraldo Alckmin há uma semana em Ribeirão Preto (SP).

contraponto

Plantão 190

O secretário paulista de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, discorria sobre ações de sua pasta durante palestra no clube Juventus, a convite do dirigente tucano Fábio Lepique. Ao falar das mudanças no atendimento em delegacias, forneceu seu número de celular:

-Podem anotar: é meu telefone particular. Quem tiver reclamação pode ligar diretamente para mim!

O aparelhou do secretário tocou imediatamente. Alguém da plateia logo se apresentou:

-Fui eu. Só queria checar se era seu telefone mesmo.

Nenhum comentário: