sexta-feira, janeiro 06, 2012

O PR quer voltar - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 06/01/12


O PR quer substituir o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) por um nome indicado pela bancada da Câmara. Na semana que antecedeu o feriado de Natal, o líder Lincoln Portela (MG) encaminhou a questão às ministras Ideli Salvatti (Relações Internacionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). Ele criticou a gestão de Passos, reclamou que ele não fala com o PR e previu um caos nas estradas, depois das chuvas, por falta de manutenção.

PMDB quer manter Vaccarezza
Os partidos aliados, principalmente o PMDB, estão se contrapondo ao movimento de parcela da bancada petista e defendem a manutenção do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) na liderança do governo na Câmara. Uma ala do PT quer colocar em seu lugar o líder da bancada, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Os aliados lembram que o governo ganhou todas na Câmara no primeiro ano do governo Dilma. E sustentam que Vaccarezza funciona como um esteio para os deputados da base, que não se sentem prestigiados pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Eles alegam que Ideli é mais afinada com o Senado.

"Em momento algum pensamos em ‘tomar’ o Ministério da Integração do partido aliado, PSB” — Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara (RN), ao se solidarizar com o ministro Fernando Bezerra

EM BANHO-MARIA. Anunciada pela presidente Dilma, no início do mandato, a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas não saiu do papel até hoje. A empresária Luiza Trajano chegou a ser convidada para o cargo e aceitou a tarefa. A oficialização da criação da nova pasta e sua posse foram adiadas por causa de pendências trabalhistas. Trajano já fez acordos de ajustamento de conduta com o Ministério Público, mas ninguém fala mais de sua nomeação no Palácio do Planalto.

Lição
Mesmo que o ministro Mário Negromonte (Cidades) seja mantido pela presidente Dilma, os dirigentes do PP chegaram à conclusão que cometeram um erro ao impor seu nome e que teria sido melhor deixar a presidente à vontade.

Nova estrela
O PMDB prepara uma festa, na volta do recesso, em fevereiro, para filiar o senador Clésio Andrade (MG). Serão organizados atos de filiação do presidente da Confederação Nacional dos Transportes em Brasília e em Belo Horizonte.

Oposição a Cabral aposta na confusão
Os adversários do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) entraram em campo para tentar desestabilizar a sucessão estadual. A oposição decidiu insuflar o nome do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que está em alta, por causa das UPPs. Uma das vantagens, caso ele seja picado pela mosca azul, é que ele não tem filiação partidária. O candidato de Cabral à sua sucessão é o vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Lista suja
O Ministério do Trabalho divulgou ontem uma lista de 294 empresas e pessoas físicas que usam o trabalho escravo. Há na lista 52 novos infratores. Os integrantes da lista suja ficam impedidos de obter empréstimos em bancos oficiais.

Tucanada
O prefeito de Piracicaba (SP), o tucano Barjas Negri, acaba de editar decreto pelo qual os táxis da cidade são obrigados a usar adesivos quadriculados nas laterais e na traseira do carro nas cores amarelo e azul. São as cores do PSDB.

COMENTÁRIO do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), sobre a reforma ministerial que a presidente Dilma fará este mês: "Não vai ter reforma, ela já foi feita". Ele refere-se à substituição de sete ministros no primeiro ano de mandato.

ADVERSÁRIOS do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) ironizavam pesquisa GPP, na qual ele tem 20% dos votos para o governo. Ocorre que ele fez apenas 11% para o Senado nas eleições de 2010.

O MOVIMENTO sindical do campo comemora: a ONU aprovou resolução, no final de dezembro, instituindo o Ano Internacional da Agricultura Familiar em 2014.

Nenhum comentário: