quarta-feira, janeiro 25, 2012

O PMDB resiste - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 25/01/12

O Palácio do Planalto quer que o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração) demita o presidente do Dnocs, Elias Fernandes. Quer estancar o noticiário negativo. Bezerra foi ontem ao gabinete do vice Michel Temer obter o aval do PMDB. Saiu de mãos vazias. O líder do partido, Henrique Alves (RN), não aceita que ele seja afastado sem direito ao contraditório. O PMDB não quer que nada seja feito até que o TCU, que recebeu o relatório da CGU e a defesa do órgão, dê o veredicto.

Dr. Fabrício: de vilão a herói
O secretário-executivo da Previdência, Carlos Gabas, exibia o sistema de monitoramento do atendimento ao público, na reunião ministerial, dando uma incerta no posto de perícia do INSS em Colatina (ES). Verificaram então que havia um cidadão esperando por atendimento há mais de cinco horas. O doutor Fabrício, que deveria fazer o atendimento, não o tinha feito ainda. Houve quem sugerisse, indignado, que Gabas imediatamente punisse a negligência do médico. Mas o sistema de monitoramento foi ao detalhe e constatou que o Dr. Fabrício era o único médico trabalhando na perícia e que ele já tinha atendido 24 pacientes no dia.

“É demagogia omitir que existe uma ordem Justiça de reintegração de posse. O negócio deles gogó e a exploração da miséria” 

— Duarte Nogueira, do PSDB na Câmara (SP), ao atacar o PT e o governo pelas críticas à ação policial em Pinheirinho (SP)

TRATAMENTO. Nas conversas antes e depois da solenidade no Palácio do Planalto, ontem, o ex-presidente Lula, que estava com a voz normal, de acordo com as pessoas que falaram com ele, contou que está fazendo sessões de fonoaudiologia três vezes por semana. Ele só tem mais 15 dias de radioterapia. Apesar de estar animado com o fim do tratamento, também disse que esse é o período mais difícil, devido aos efeitos colaterais.

Empenho
A presidente Dilma pediu, na reunião anteontem, que todo ministro que tenha agenda no exterior não esqueça de falar sobre a realização da Rio+20. O evento acontece em junho. O governo teme que o evento seja um fracasso.

Ele tem a força
Promovido para o Ministério da Educação, Aloizio Mercadante está se sentindo tão à vontade no governo Dilma que tem por hábito dar palpites, opiniões e ideias em várias áreas de gestão e administração do governo federal.

O PT avança no espaço do PMDB
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) jurou para o PMDB que ele não tem responsabilidade nas mudanças nas superintendências da Funasa. Foram 11 até agora. O PMDB, que dominava a fundação no governo Lula, está perdendo poder. Um dirigente peemedebista contou que a recente mudança no Mato Grosso do Sul foi ordenada pela ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) para atender às pressões do senador Delcídio Amaral (PT-MS). Na sexta-feira foi nomeado o petista Pedro Teruel.

Nova licença
A primeira tarefa de Fernando Haddad, fora do MEC, é regularizar sua situação na USP. Professor da universidade, ele estava de licença enquanto era ministro, mas agora não poderá voltar às aulas para se dedicar à campanha eleitoral.

Cada elogio
Lá pelas tantas na reunião ministerial, a presidente Dilma se dirige ao secretário de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e dispara: "Vocês perderam a inocência". Fazia referência à ação do órgão, que evitou o apagão aéreo no fim do ano.

DESCONTO. Apesar da crise no Dnocs, os peemedebistas dizem que a questão não é uma disputa entre PSB e PMDB. Afirmam que o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração) está sob intensa pressão do Planalto.

CONSTRANGIMENTO. Há um suspense no ar diante do encontro de hoje da presidente Dilma e do governador Geraldo Alckmin na festa de aniversário de São Paulo. Motivo: a desocupação de Pinheirinho.

AS MUDANÇAS no ministério estão paradas até quinta-feira, dia 1o- de fevereiro, quando a presidente Dilma retorna de sua viagem a Cuba.

Nenhum comentário: