terça-feira, janeiro 17, 2012

O PMDB quer mais - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 17/01/12


O vice-presidente Michel Temer se movimentou nesse último período para promover o secretário de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, na reforma ministerial. O PMDB queria que ele assumisse uma pasta de maior projeção como Cidades. O PP seria deslocado para o Transportes. Temer agiu e depois puxou o freio de mão, pois a troca de posições não foi acolhida pela presidente Dilma.

O PMDB e o PT se estranham no Rio
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, se reúne hoje com o presidente do PT do Rio, Jorge Florêncio, e com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) para discutir a relação com o PMDB. Os ânimos ficaram exaltados depois que o presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani, disse que o partido não apoiará candidatos do PT em várias cidades. Lindbergh reagiu lançando seu nome à sucessão do governador Sérgio Cabral. A turma do deixa-disso diz que a opinião de Picciani não é a do PMDB, mas o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que quer concorrer à prefeitura do Rio, cobra um posicionamento de Cabral e de Eduardo Paes. "Os dois deveriam ter vindo a público discordar", disse ele.

"O financiamento público das campanhas é nossa prioridade. Mas precisamos de tempo para costurar um entendimento” — Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara (SP), sobre as dificuldades na reforma política.

GUERRA REGIONAL. Quando criticado pelos paulistas, que gostariam de uma atuação mais incisiva do PSDB contra o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração), o presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), diz para tucanos do Nordeste: "Aqui na região existe um clima de cem anos de ressentimento. Eu não vou colocar meu peito para ele (Bezerra) furar". O PSDB é fraco no Nordeste. Só tem um governador (AL).

Verde
O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) embarca amanhã para Berlim. Vai participar de reuniões para fechar o documento do Fórum Global para a Agricultura e a Alimentação que será submetido ao debate na Conferência Rio+20.

Alô, Mercadante
Ao entrevistar o ministro Fernando Haddad (Educação) para o seu blog, José Dirceu perguntou o conselho que ele deixaria para seus sucessores: "Educação depende de continuidade", disse Haddad. Aloizio Mercadante assumirá.

Palavra de senador
O líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO), ameaça ir ao STF para impedir o rodízio entre Marta Suplicy (PT-SP) e José Pimentel (PT-CE) na vice-presidência do Senado. Diz que o regimento não permite. Mas os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) também fizeram acordo para se alternar na presidência da Comissão de Infraestrutura. A diferença é que, no PSDB, o combinado está de pé.

SOS
O governo vai antecipar o pagamento do Bolsa Família para atingidos pelas chuvas no Rio, em Minas e no Espírito Santo, e pela seca no Rio Grande do Sul. Meio milhão de famílias poderão sacar o benefício a partir de amanhã em 328 cidades.

Eu já sabia
Parlamentares da bancada da Saúde já esperavam o veto da presidente Dilma à atualização automática do orçamento do setor, sempre que houver revisão para cima do Produto Interno Bruto. Não há empolgação pela derrubada do veto.

FULO. O deputado federal Chico D´Ângelo (PT-RJ) reage ao senador Lindbergh Farias (PT-RJ) por este ignorar sua candidatura à prefeitura de Niterói. "Ele é o maior quadro eleitoral do partido, mas isso não o isenta de cometer equívocos".

O DEM vai reunir seus pré-candidatos às prefeituras no dia 6 de fevereiro para receber orientações jurídicas. O novo marqueteiro do partido, José Fernandes, falará sobre a imagem da sigla.

O PT
 foi avisado que o sucessor do ministro Aloizio Mercadante no Ministério de Ciência e Tecnologia será da cota pessoal da presidente Dilma.

Nenhum comentário: