terça-feira, janeiro 31, 2012

Não para - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 31/01/11


Foco de tensão na base de Dilma Rousseff e objeto de denúncias de fraudes em licitações, o Dnocs passará por nova mudança em sua direção. Depois da demissão do diretor-geral, Elias Fernandes, também o diretor de produção, Rennys Frota, perderá o cargo. Da cota do PSB cearense, Frota deve ser substituído por Cláudio Nelson, avalizado pelo governador Cid Gomes.

A crise no comando da autarquia está longe de um desfecho: embora o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), reivindique indicar o diretor-geral, Ramon Rodrigues, interinamente no posto, conta com a simpatia do ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional).

Tão longe... Enquanto o governo paulista tenta reduzir o desgaste político causado pela operação Pinheirinho, em São José dos Campos a reintegração de posse resultou positiva para o PSDB. Pesquisas à disposição da prefeitura indicam amplo respaldo popular à medida, às vésperas da campanha em que o tucano Eduardo Cury tentará eleger seu sucessor.

...tão perto Embora o PT, em âmbito nacional, abrace a causa dos sem-teto de São José, os líderes do partido na cidade mantiveram prudente distância da ocupação, controlada pelo PSTU, durante oito anos. Pré-candidato a prefeito, o deputado petista Carlinhos Almeida foi vaiado quando acompanhava a ação da PM no bairro.

Panelaço 1 Separados, ao menos por ora, na eleição paulistana, Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab enfrentarão adversário comum até outubro: as manifestações organizadas por movimentos de sem-teto e estudantes, que empunham bandeiras como acesso à moradia popular e redução da tarifa de ônibus.

Panelaço 2 Governador e prefeito deverão dosar as aparições públicas. Ainda descartam interferência direta do PT, mas temem que os atos, patrocinados por PSOL, PCO e PSTU, seja inflamados pelo embate eleitoral.

#prontofalei Ausente da comitiva de Dilma em Cuba, Maria do Rosário (Direitos Humanos) explica que já tinha viagem marcada para o Haiti. E completa: "A marca de Cuba não é a violação de direitos humanos, e sim ter sofrido uma violação histórica, o embargo americano".

Javanês Segundo observadores dos humores do Supremo, a retomada do julgamento sobre os limites da atuação investigativa do Conselho Nacional de Justiça, prevista para amanhã, tem tudo para se transformar numa sessão de votos longuíssimos, ao fim da qual muitos terão dificuldade em compreender o que exatamente decidiram os ministros.

Viola no saco 1 Políticos que esperavam obter dividendos eleitorais com a suspensão no fornecimento de sacolinhas plásticas pelos supermercados de São Paulo entraram na muda. Um dos motivos é a expressiva rejeição da população, inconformada por ter de pagar sozinha a conta do eventual benefício ao meio ambiente.

Viola no saco 2 O outro é o fato de que a principal fabricante das sacolinhas vem a ser a Braskem. A empresa faz parte do grupo Odebrecht -mais vital para a sustentabilidade dos políticos do que as redes de supermercados.

Pedala! Um anel cicloviário de 90 km unirá sete cidades da Grande SP. O projeto, da Dersa, prevê uma passagem sobre o rio Tietê e outra sobre o Pinheiros. Pré-candidato à prefeitura, o secretário Bruno Covas (Meio Ambiente) estuda usar na obra recursos de compensações de licenciamento ambiental.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Agora fica mais fácil entender o que quis dizer Geraldo Alckmin quando recomendou uma aula de democracia aos estudantes que ocupavam a reitoria da USP."
DE RAIMUNDO BONFIM, COORDENADOR DA CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES, sobre o fato de o site da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo ter chamado o golpe militar de 1964 de "revolução de março".

Contraponto

Todos dizem 'eu te amo'

O presidente do PDT, Carlos Lupi, encerrava entrevista coletiva realizada ontem após reunião do Diretório Nacional do partido, em Brasília, quando um jornalista lhe perguntou se continuava a amar Dilma Rousseff mesmo depois de ter perdido a cadeira de ministro do Trabalho.
Sem demonstrar qualquer arrependimento por sua célebre declaração, ele ainda acrescentou:
-Olha, até hoje eu encontro gente na rua que me diz: "Lupi, eu te amo também!".

Nenhum comentário: