domingo, janeiro 08, 2012

Na trave - EDITORIAL FOLHA DE SP

FOLHA DE SP - 08/01/12

Inflação fecha o ano em 6,5%, no limite da meta, resultado apenas satisfatório, que desperta apreensões e exige vigilância do BC

Bateu na trave. A inflação fechou 2011 em 6,5%, limite superior da meta fixada pelo governo, de 4,5% ao ano. Com isso, o Banco Central livrou-se do constrangimento de ter que enviar, pela primeira vez desde 2003, uma carta ao ministro da Fazenda explicando as razões do estouro.

Em comunicado emitido logo após a divulgação do resultado, o BC considerou que o IPCA, medida oficial da variação de preços, se comportou de maneira compatível com o cenário por ele traçado. Caiu de 7,3%, no terceiro trimestre, para 6,5%, ao fim de dezembro -o que revelaria "significativo arrefecimento" das pressões inflacionárias.

Fica assim justificada, na visão da autoridade monetária, a estratégia adotada desde agosto, quando surpreendeu o mercado ao iniciar um ciclo de redução da taxa de juros antes que se mostrasse evidente a desaceleração da economia ocorrida nos meses seguintes.

Com efeito, o BC acertou ao apostar que o momento da economia mundial seria de crescente dificuldade. Além disso, já estava em curso uma redução nos preços das matérias-primas, que haviam pressionado a inflação no início do ano.

Pode-se, sem dúvida, discutir se o corte de agosto foi precipitado, diante das informações àquela altura disponíveis -mas o fato é que, em linhas gerais, a realidade não contrariou a previsão.

Ainda assim, a estratégia foi arriscada, e o quadro para 2012 está longe de ser tranquilo. Convém lembrar que a inflação de serviços, mais sensível à dinâmica interna da economia e do mercado de trabalho, fechou 2011 em 9% -a mais alta desde a implantação do regime de metas, em julho de 1999.

É provável que os preços continuem a cair nos próximos meses, por efeitos defasados do menor crescimento da economia no segundo semestre de 2011 e pela recente deflação dos preços de commodities e de bens industriais.

Por essas razões, os modelos do BC apontam para um declínio do IPCA para até 4,8% neste ano. O alívio, no entanto, pode se revelar pontual, pois as medidas concentradas no "núcleo" da inflação, que descontam os itens mais voláteis, indicam um ritmo de 5,5% ao ano -e o próprio BC projeta inflação mais alta, de 5,3%, para 2013.

Num cenário em que a economia global e a brasileira voltem a se aquecer, tais projeções podem disparar rapidamente.

O BC assumiu riscos e mostrou adequada independência, não só do governo, como deve ser, mas também dos oráculos de plantão em bancos e consultorias privadas. Mas toda cautela é pouca. A leniência num quadro ainda repleto de incertezas pode ser fatal.

Nenhum comentário: