sexta-feira, janeiro 27, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 27/01/12
Bancos de desenvolvimento criam clube com o BNDES

Único representante de peso da equipe econômica do governo presente no Fórum Econômico Mundial, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, disse ontem que foi criado um clube internacional de bancos de desenvolvimento de diversos países.

A associação, denominada IDFC, reunirá 19 instituições financeiras de países em desenvolvimento, como China e Rússia, e desenvolvidos, entre os quais Alemanha e Japão.

"Nos fóruns internacionais, há sempre canais de manifestação da banca privada, de organismos multilaterais, mas bancos em desenvolvimento não tinham esse canal", disse Coutinho.

O clube pretende ter algumas definições antes da Rio + 20, marcada para junho.

Até lá, terá reuniões preparatórias para discutir apoio ao desenvolvimento sustentável e adoção de políticas, não só contábeis como também de informação.

Com a agenda bem apertada, Coutinho foi com alguma frequência abordado por estrangeiros interessados no BNDES. "O interesse no Brasil está até maior neste ano. Não é só para pedir crédito. Alguns querem apenas conhecer, fazer contato ou parcerias. Grandes empresas estrangeiras não precisam do crédito do BNDES."

Coutinho disse que investimentos em infraestrutura, incluindo saneamento, portos, ferrovias, transporte urbano, telecom, devem crescer pelo menos de 10% a 15% neste ano. Com relação a aeroportos, disse apenas que "eles vão bombar".

DA 'MONTANHA MÁGICA'

Banqueiros... Outro banqueiro brasileiro chegou ontem a Davos, na Suíça. André Esteves (BTG Pactual) veio com seu sócio, responsável pelo escritório de Londres. Comentou que o problema da Grécia está mais do que precificado. "Mas nunca se sabe como o mercado reagiria se ocorresse uma saída do bloco."

...nos Alpes Luis Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco, por sua vez, já partiu de volta para o Brasil.

Insegurança... A América Latina nunca atraiu tanto interesse, mas alguns latinos estão exagerando. Chamou atenção certa arrogância do presidente do México, Felipe Calderón.

...professoral Fez severas observações aos europeus, como se fosse um mestre. Descontentou principalmente brasileiros ao afirmar que o México é muito mais seguro que o Brasil. Uma deselegância vinda do país que presidirá o G20 neste ano.

BMW espera definição de novo regime automotivo para fevereiro

A indefinição do governo sobre o novo regime automotivo brasileiro, que se arrasta há meses, deve acabar no mês que vem.

A data foi um sinal dado por diversas autoridades, entre elas, o Ministério do Desenvolvimento, após conversas com o setor, de acordo com o presidente da BMW no Brasil, Henning Dornbusch.

"Esperamos uma resolução em fevereiro. Assim nos foi dito pelo ministério", diz.

A BMW faz parte de um grupo de montadoras que têm a intenção de construir fábrica de veículos no Brasil e, com isso, conseguir redução no IPI (Imposto sobre Produtos Importados) sobre seus carros.

Dornbusch diz que os planos de se instalar aqui são firmes, mas que ainda "há muitas dúvidas no ar". A empresa já estuda a localização da fábrica e tem definidos os modelos que seriam produzidos.

"Temos o plano efetivo, mas queremos que o governo resolva logo. A política para os novos entrantes está indefinida", afirma.

Para atingir a meta de conteúdo nacional acima de 65%, que daria direito ao desconto no IPI, a BMW levaria três anos, a partir do início da operação de sua planta no Brasil, segundo o executivo.

A elevação do tributo para importados deve ter um impacto negativo de 30% sobre as vendas da empresa no país neste ano, na comparação com o ano passado.

CHAMADA PARA RECALL

A BMW do Brasil anunciou ontem o recall de cinco modelos do Mini por problemas em uma bomba de água.

Segundo a empresa, há possibilidade de superaquecimento na placa de circuitos da peça, que pode derreter os conectores e, nos casos mais extremos, provocar incêndio.

O recall afeta as unidades fabricadas entre março de 2006 e janeiro de 2011. Os proprietários devem procurar, a partir de 6 de fevereiro, uma concessionária autorizada para fazer o reparo.

ESTALEIRO PARA ASIÁTICOS

O grupo carioca Oxcorp, de consultoria e gestão empresarial, que atua principalmente no setor de saúde, vai entrar em um novo mercado e construir um estaleiro em Pelotas (RS).

O investimento será de R$ 35 milhões e o empreendimento atenderá embarcações de pequeno e médio porte.

"Nossa principal atividade será a manutenção dos barcos pesqueiros asiáticos que costumam operar na região das Ilhas Malvinas", afirma Giuseppe Miraglia, sócio da empresa.

O grupo já negocia com a companhia coreana Insung. Empresas japonesas, chinesas e espanholas também operam na região. "São cerca de 2.000 embarcações que precisam de manutenção anual", diz Miraglia.

A empresa irá criar uma unidade para cuidar da nova área de atuação. "Mas acho que não teremos muita dificuldade. Nós já fazemos gestão empresarial para diferentes setores."

As obras começaram neste mês e os trabalhos de manutenção de barcos devem ser iniciados em junho. Em dois anos, o grupo passará também a construir embarcações, segundo o empresário.

IMÓVEL CARIOCA

O escritório EJJB fechou contrato com três executivos brasileiros para estruturar um investimento de R$ 800 milhões no mercado imobiliário do Rio de Janeiro.

Os dois primeiros projetos que receberão aportes do grupo serão definidos até fevereiro, de acordo com Jardson Bezerra, sócio do escritório.

"A ideia é investir em construtoras e incorporadoras que já tenham projetos aprovados para a Copa de 2014, a Olimpíada de 2016, na exploração do pré-sal ou do programa Minha Casa, Minha Vida."

Em alguns casos, os três investidores estudam a possibilidade de não atuar em conjunto, segundo o advogado.

Folia... Os preços dos pacotes de hospedagem para o carnaval carioca estão em média 17,6% mais caros do que em 2011, segundo o SindRio (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro). As altas são justificadas pelos investimentos em modernização e ampliação.

...inflacionada De acordo com o SindRio, a ocupação média atual para o carnaval na zona sul da cidade está em 71%, com expectativa de alcançar 98%, dois pontos percentuais acima de 2011. A pesquisa também registra alta na proporção de hóspedes brasileiros no período.

CAMA, MESA E BANHO

A Teka, fabricante de artigos de cama, mesa e banho, que só vendia seus produtos em multimarcas, vai se lançar no varejo, com uma loja própria.

A primeira unidade no modelo será inaugurada em Blumenau (SC).

A localização foi escolhida com base em critérios logísticos, devido à proximidade às instalações da fábrica da companhia.

A investida no varejo deverá ser, neste ano, um dos novos focos da empresa.

A companhia contratou recentemente uma consultoria para definir novo plano de negócios, que será divulgado em março.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: