domingo, janeiro 15, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 15/01/12




Empresas elevam uso de caminhão compartilhado
Ainda incipiente no país, o compartilhamento de frotas de diferentes empresas para transportar seus produtos será ampliado neste ano.
Um mesmo caminhão pode sair de uma fábrica de São Paulo carregado de café de uma empresa, deixar o volume em sua distribuidora de Minas e, em vez de retornar vazio, passa para retirar a carga de leite da fábrica de outra companhia para levar ao centro de distribuição.
"Chamamos de rota café com leite, com a Itambé. Com a BRF Brasil Foods também funciona, pois somos vizinhos em Jundiaí", diz Armando Shibata, da Sara Lee Brasil.
O projeto que a Ambev iniciou em 2009, e tem hoje parcerias com BRF Brasil Foods, Unilever e Sara Lee, fechou o primeiro semestre de atuação com cem viagens compartilhadas por mês, segundo seu diretor Danillo Gargano.
Hoje, a empresa faz 600 viagens por mês e deve superar mil neste ano. Contratou consultoria e está em teste com outras empresas. "Em 40% do volume da Ambev, o caminhão leva produto e volta vazio. Destes, 8% estão em colaboração. A meta é chegar a até 16% em 2012", diz.
"É ambientalmente positivo e gera valor ao acionista", diz Milton Seligman, vice-presidente da Ambev.
Na Unilever, um modelo para reduzir as viagens com carga vazia foi expandido para sete novos trechos em 2011 e totalizou 28 circuitos.
Rotas menores, com fornecedores de embalagens, já existiam há muitos anos, segundo Shibata. Mas veio a evolução com tecnologias de rastreamento por satélite.
"Tem de ser preciso e evitar que atrasos atrapalhem o parceiro, pois trabalhamos com estoques baixos", diz.


O QUE ESTOU LENDO
Gherardo La Francesca, embaixador da Itália


"Todos temos necessidade em alguma medida de uma dimensão espiritual ou ao menos intelectual e cultural da vida que amadurece du­rante anos dentro de nós", diz o embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, ao contar sobre o livro que lê, "Aleph", de Paulo Coelho.
"Como o bambu chinês que cresce sob a terra por cinco anos e depois emerge para chegar em pouquíssimo tempo a uma altura de 25 metros. Pa­ra florescer temos necessi­dade da ajuda de quem está perto, mas também de quem ainda não encontramos."


EM DAVOS
Como em 2010, a presidente Dilma Rousseff também não irá ao Fórum Econômico Mundial, na Suíça, neste ano.
Mas o encontro, que se realiza na última semana de janeiro em Davos, terá pela primeira vez a participação dos presidentes dos dois maiores bancos privados brasileiros: Roberto Setubal, do Itaú Unibanco, e Luiz Carlos Trabuco Cappi, do Bradesco.
Setubal diz querer "experimentar, conhecer melhor" o Fórum.
O vice-presidente da Itaú Latam, Ricardo Marino, também estará presente.
Trabuco, por sua vez, irá acompanhado de Octavio de Barros, diretor do departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do banco.
Cooperativa do RS colocará R$ 50 mi em fábrica de suco
A Cooperativa Nova Aliança, do Rio Grande do Sul, vai investir R$ 50 milhões em uma planta industrial para fabricação de suco de uva e envasamento de vinhos.
As obras começam em março e a intenção é que a fábrica passe a operar em 2013.
No primeiro ano, entre 10 mil e 15 mil toneladas de uva devem ser processados na planta. A capacidade, porém, chegará a 40 mil toneladas, segundo o presidente da cooperativa, Alceu Dalle Molle.
Quando a fábrica for inaugurada, outras oito plantas menores serão fechadas. "Ficaremos com a nova e manteremos apenas duas unidades", diz Dalle Molle.


CICLOVIA COMPENSATÓRIA
Como medida de compensação ao seu empreendimento JK, a construtora WTorre está fazendo um trecho da ciclovia na Marginal Pinheiros, de 4,8 quilômetros, entre as estações Hebraica/Rebouças e Villa Lobos/Jaguaré.
Um primeiro trecho, até a Cidade Universitária, será inaugurado no dia 4 de fevereiro, segundo o presidente da CPTM, Mário Bandeira.
A ciclovia terá quatro pontos de apoio para ciclistas, com bebedouro e banheiro, de acordo com a construtora.
A WTorre terá de realizar um outro projeto como contrapartida, ainda em fase de desenvolvimento. Será uma passarela na Cidade Jardim, entre o Parque do Povo e a ciclovia.


EMPREGO DE VERÃO
A contratação de temporários para o verão deve alcançar 24 mil trabalhadores até o final de janeiro, de acordo com a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário).
A expectativa de efetivação é de 14%. Os setores de lazer e entretenimento devem contratar 18 mil, o que representa 75% do total de vagas.
Indústria e comércio, por sua vez, deverão ser responsáveis pelo restante.
O índice de primeiro emprego deve ser de 25% nestas férias, segundo a entidade.
Entre os contratados, os homens serão maioria, com 55% do total de vagas.
Cerca de 70% dos novos trabalhadores em lazer e entretenimento terão entre 18 e 39 anos, segundo o estudo.
Na indústria e no comércio, esse índice deverá ser de 80%, segundo o estudo.
As principais funções serão atendimento, monitoramento, recreação, salva-vidas, operadores de brinquedos e de turismo, garçons, serviços de quarto e de cozinha, entre outras.


com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Nenhum comentário: