terça-feira, janeiro 31, 2012

Mais polêmica - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 31/01/12


O governo federal vai entrar firme hoje no debate sobre o processo de desocupação de Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). Depois de ter passado o final de semana fazendo entrevistas e investigando o episódio, os Conselhos dos Idosos, da Criança e do Adolescente, e da Defesa dos Direitos da Pessoa Humana divulgam hoje um relatório listando as supostas violações dos direitos humanos na remoção dos moradores e na concessão de abrigos provisórios para os desalojados.

Jaques Wagner abandona Negromonte
Em estratégia oposta à do líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), o governador Jaques Wagner (BA) decidiu não pressionar a presidente Dilma para manter o ministro Mário Negromonte (Cidades). "A caneta não é minha, então respeito a decisão que for tomada", afirmou Wagner para Dilma. A briga no PP agora é pela escolha do novo ministro. Os 43 deputados querem um deles na pasta. O líder Aguinaldo Ribeiro (PB) é candidatíssimo, mas Márcio Reinaldo (MG), também. Há ainda uma ala importante que trabalha pela nomeação de um senador. Os nomes citados são: Ciro Nogueira (PI) e Benedito de Lira (AL).

"O Fernando Henrique falou o que o partido pensa. Não há essa dúvida entre nós. O nosso candidato é o Aécio Neves” — Sérgio Guerra, presidente do PSDB e deputado federal (PE), sobre a sucessão de 2014 

TRIBUNA. De volta à presidência do PDT, Carlos Lupi será a estrela da propaganda nacional de rádio e TV do partido, que vai ao ar quinta-feira. Ele também vai reativar suas contas no Twitter e no Facebook. Disse a correligionários que usará o programa na TV e as redes sociais como tribuna para tentar reabilitar sua imagem. Ele ficou chamuscado depois que teve de deixar o Ministério do Trabalho por causa de denúncias de corrupção.

Guerra de mídia
Vice-presidente do PSDB e ex-governador de São Paulo, Alberto Goldman sugeriu a Geraldo Alckmin a elaboração de um "Dossiê Pinheirinho", para rebater críticas à operação de reintegração de posse, principalmente do PT.

Surpresa
Depois de tanto pressionar pela saída do presidente da Casa da Moeda, que era mantido pelo ministro Guido Mantega (Fazenda), o PTB ficou sabendo ontem da exoneração de Luiz Felipe Denucci Martins pelo Diário Oficial da União.

Por um governo mais transparente
Mobilizados pela CGU, mais de uma centena de representantes da Conferência Nacional de Transparência e Controle Social se reúnem amanhã, em Brasília. Vão debater propostas para ampliar a participação da sociedade na gestão pública, tornar o governo mais transparente e para a prevenção e combate à corrupção. Em maio, após encontros estaduais, a CGU vai reunir 1.200 delegados para aprovar uma proposta que será entregue à presidente Dilma.

Transição
O governador Renato Casagrande (ES) quer uma transição de oito anos para apoiar a proposta do governo que muda a cobrança do ICMS na importação. A mudança dessa regra é uma das propostas da Fazenda que está no Congresso.

Investimento
A orientação da presidente Dilma é que este ano o eixo do governo é o investimento em infraestrutura. As prioridades são o PAC, as obras da Copa, a concessão de aeroportos, o Minha Casa Minha Vida e os investimentos da Petrobras.

DISPUTA. Os deputados Paulo Rubem Santiago (PE) e André Figueiredo (CE) disputam a liderança do PDT na Câmara. Havia um acordo, feito no ano passado, para que Figueiredo assumisse a função agora.

PRECONCEITO. Setores do trabalhismo fazem campanha contra André Figueiredo afirmando que não fica bem para um partido trabalhista ser liderado por um empresário.

A PRESIDENTE Dilma pediu para registrar que "gosta muito" do ex-deputado Rocha Loures, assessor do vice-presidente Michel Temer. Está feito.

Um comentário:

Anônimo disse...

O alarido em torno de Pinheirinho torna-se uma necessidade, porque na verdade ele mostra a precariedade da tão badalada INCLUSÃO SOCIAL, INCLUSÃO NA CLASSE MÉDIA.
São as visceras expostas.
É mais conviniente para os GOVERNO deixar as pessoas morando ilegalmente ou casa de barro, mas anestesiados pela compra de uma geladeira, de uma TV e convencidos de que ascenderam socialmente.

Quando acontece um episódio assim e milhões sendo incluídas no Bolsa Família fica difícil acreditar no MARKETING do Governo Federal.

Não é necessário caminhar mais que 3 ou 4 quarteirões nas cidades para encontrar famílias moradoras de ruas.

Quando acontece uma tragédia é um perigo que as pessoas comecem a questinar os milagres da inclusão da social.
Uma faísca pode dar início a chama.
Essa é a verdadeira preocupação.