sexta-feira, janeiro 20, 2012

Jogo bruto no PT - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 20/01/12


Pesou contra a nomeação do deputado federal Newton Lima (PT-SP) para o Ministério da Ciência e Tecnologia uma condenação, em primeira instância, por improbidade administrativa. O caso está para ser julgado pelo STJ. Lima é acusado de ter contratado em 2001, quando era prefeito de São Carlos, uma pesquisa de opinião pública com fins eleitorais e de promoção pessoal.

Inabilidade à moda do PP
O ministro Mário Negromonte (Cidades) e o ex-ministro Márcio Fortes irritaram o PP. O ministro ao dar uma entrevista dizendo-se "firme como uma pirâmide", o que foi interpretado como um desafio à presidente Dilma. O ex-ministro ao declarar que pode voltar ao cargo: "Cumpro ordens da presidente", disse ele. Foi como quem diz que a vontade do seu partido, o PP, não tem importância. No Planalto, o que se diz é que Negromonte falou "besteira, como quem pede para sair". Do partido, ele ouviu a seguinte frase: "Nós só não podemos segurar a sua língua". Enquanto isso, o líder Aguinaldo Ribeiro (PB) se insinua ministeriável.

"Vamos ter prévias e vamos ter candidato em São Paulo” — Sérgio Guerra, deputado federal (PE) e presidente do PSDB, depois de rodada de conversas

NO PREPARO. Candidato à sucessão do governador Sérgio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão está cuidando da silhueta. Vinte quilos mais magro, Pezão apreciou as recentes declarações do presidente do PMDB, Jorge Picciani, dando um chega para lá nos petistas. Os dois partidos são aliados no governo estadual e na prefeitura do Rio. Mas o senador Lindbergh Farias (PT) quer furar a fila e ser o candidato de todos na sucessão de 2014.

Ruído
O PMDB paulista não gostou dos rasgados elogios do governador Sérgio Cabral ao ministro Fernando Haddad (Educação). O PMDB tem candidato contra o petista para a prefeitura de São Paulo, o deputado federal Gabriel Chalita.

O farol
O programa Luz Para Todos foi a grande vedete do encontro promovido pela ONU, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, sobre a universalização do serviço de energia elétrica. Participaram da reunião 30 países, entre os quais a China.

Um programa para o fim de semana
Depois de ouvir, ontem de manhã, um relato da execução do Programa Brasil Sem Miséria e da realidade enfrentada na sua implantação, a presidente Dilma pediu aos ministros da área social que encontrem uma fórmula para alimentar também no sábado e domingo as crianças de até 5 anos que estão sendo atendidas pelo programa das creches. Ela também pediu que o programa chegue às crianças não atendidas.

Toca
O gabinete do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) será no Anexo I, área nobre do Senado. Mais afastado e com entrada independente, o prédio proporciona mais privacidade. Um setor administrativo está sendo desalojado do local.

Motivo
O principal argumento da bancada do PP para minar a eventual ida de Márcio Fortes para o Ministério das Cidades é que isso abriria nova disputa pela presidência da Autoridade Pública Olímpica, da qual Fortes é presidente.

POR DENTRO. A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) destrincha hoje o texto do novo Código Florestal aprovado pelo Senado para os funcionários do ministério, do Ibama e do Instituto Chico Mendes. O projeto ainda será votado pela Câmara.

LUZ, CÂMERA, AÇÃO. A equipe do ministro Fernando Haddad pretende usar as imagens da inauguração da creche em Angra, anteontem, na campanha. No evento, ele recebeu elogios da presidente Dilma.

RECICLAGEM. Cada vez mais, líderes e dirigentes partidários usam o recesso para viajar aos EUA para cursos de imersão em inglês. É a política globalizada.

Nenhum comentário: