domingo, janeiro 29, 2012

Gota D’água - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 29/01/12


Veja como este projeto da usina de Belo Monte, no Xingu, que chegou a ser condenado pela OEA, em abril, continua a provocar reações no exterior.

O movimento Gota D’água, que mobilizou vários artistas aqui, abriu um posto avançado em Vancouver, Canadá, onde são exibidos filmes, fotos e notícias sobre o que ocorre no Xingu.

Fator Odebrecht
Além da blogueira dissidente Yoani Sánchez, quem muito espera da visita de Dilma a Cuba, amanhã, é a Odebrecht, que toca obras no Porto de Mariel.

A empreiteira chegou a sugerir que o primeiro compromisso da presidente antes mesmo de ver Raul e Fidel, fosse visitar as obras, financiadas pelo BNDES.

Música e política
O jornalista Franklin Martins retomou um projeto, interrompido em 2007, quando foi ministro de Lula, sobre a forma como a MPB retrata a política.

Em maio, a Nova Fronteira lança “Quem foi que inventou o Brasil?”, sobre o período 1902-1964, com umas 460 músicas. Um segundo volume, depois, vai abranger o período pós-1964.

Primavera árabe
Ana Maria Machado, publicada em 20 países, foi procurada por mais dois, interessados no mesmo livro infantil, que a escritora lançou no governo militar. Fala da queda de um ditador.

São editoras do Qatar e dos Emirados Arabes. O título? “Era uma vez um tirano”.

Devagar, devagarinho
As negociações entre o grupo GP e a Leader andam devagar.

Deus e o celular
Parceiro da coluna flagrou na semana que passou uma placa numa igreja em Roma com os seguintes dizeres: “Deus se comunica com as pessoas de várias maneiras, mas nunca pelo celular. Por favor desligue o seu.”

Eu apoio.
LP de Ana Carolina
Ana Carolina, a cantora, vai lançar um... vinil, o bom e velho disco de antigamente.

O LP trará as faixas do CD “Ensaio de cores”, lançado em 2011. A edição será de luxo, com projeto gráfico caprichado. Chega semana que vem às lojas e estará também nos sites de venda.

Viva Martinho!
A Sony Music, para comemorar os 45 anos de carreira de Martinho da Vila em 2012, vai lançar uma caixa com seis velhos LPs do nosso sambista remasterizados para CD.

O primeiro, “Martinho”, de 1969, trará uma versão atual, cantada hoje pelo artista.

Neymar no deserto
Veja até onde vai a fama de Neymar, nosso menino-craque.

O “Esporte Espetacular”, da TV Globo, exibe hoje matéria do repórter Régis Rösing no Saara Ocidental, na qual meninos de uma escola, ao saberem que a equipe era do Brasil, começam a gritar espontaneamente: “Neymar! Neymar! Neymar!”

Xerife e travestis
A chefe de polícia do Rio, Martha Rocha, recebe 30 travestis e transexuais, amanhã.

As, digamos, moças vão pedir à xerife a inclusão do nome social e da identidade de gênero nos boletins de ocorrência das delegacias.

Bonsucesso, 100
Alunos de Comunicação da Unisuam, no Rio, preparam um documentário sobre os 100 anos do simpático Bonsucesso F.C., o time rubro-anil da Zona da Leopoldina, que voltou em 2012 à elite do futebol carioca.

Vão rodar este ano e lançar em 2013, o do centenário.

‘Oh, if I catch you’
A febre de “Ai, se eu te pego”, de Michel Teló, parece sem fim. Quarta, no show do cantor havaiano Bruno Mars, no HSBC Arena, no Rio, o astro, lá pelas tantas, puxou no violão: “Oh, if I catch you, oh.. oh...”

O público foi ao delírio.

Aliás...
O coro “lindo, tesão, bonito e gostosão” caiu em desuso. Também na quarta, Diogo Nogueira, o sambista, fez um show no Downtown, no Rio, e umas moças cantaram para ele: “Delícia, Delícia, assim você me mata”.

O assédio o obrigou sair num carro da Guarda Municipal.

Cena carioca
Fim de tarde na Praia de Copacabana. Um gari, com uma vassoura, aproxima-se perigosamente de uma senhora que contempla o pôr-do-sol.

Ela protesta: “Ô, meu filho, cuidado aí!” E o gari: “Minha senhora, a senhora é perfeitamente reciclável!” Há testemunhas.

Nenhum comentário: