terça-feira, janeiro 17, 2012

Fatura dividida - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 17/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino) 


Questionada pela oposição, a regulamentação da emenda 29 aumenta a pressão sobre governadores e prefeitos, que esperavam mais ajuda federal no financiamento da saúde para enfrentar crescente deficit no custeio. Não obstante a frustração, o texto publicado ontem proíbe transferências voluntárias da União para os Estados e municípios que não apresentarem a prestação de contas dos gastos na área. O bloqueio, até então, era driblado por recursos aos tribunais regionais.

Os governos estaduais reclamam ainda do veto de Dilma Rousseff aos créditos adicionais que engordariam os repasses em caso de revisão para cima do PIB.

Técnico... Na conversa que teve com Dilma na semana passada, Aloizio Mercadante sugeriu três nomes para sua sucessão na Ciência e Tecnologia. O preferido do petista é o físico Marco Antonio Raupp, atual presidente da Agência Espacial Brasileira e ex-SBPC.

...ou político? O PT paulista fez chegar a Dilma o pleito em favor do retorno de Marta Suplicy à Esplanada, o que daria ao PR outra vaga no Senado e aproximaria a sigla de Fernando Haddad. Até ontem, a senadora não havia recebido sondagem formal.

Déjà-vu O recado de Dilma aos ministros na próxima segunda será semelhante ao da primeira reunião de sua equipe em 2010: ela fará pregação por eficiência e detalhará o corte no Orçamento.

Marca Ampliar o acesso da faixa de renda inferior a dois salários mínimos ao Minha Casa, Minha Vida é o principal objetivo do governo na área social em 2012.

Veneno Depois do ataque de animal não identificado a uma assessora do Senado, na sexta passada, funcionários da Casa brincavam enquanto suas salas eram visitadas pelo Centro de Controle de Zoonoses: "Se foi rato ou escorpião, não sabemos. Mas os animais peçonhentos estão rondando o plenário".

Vem aí A Mesa da Câmara não desistiu do reajuste de 30% na verba de gabinete dos 513 deputados. A depender do tamanho do contingenciamento orçamentário, o tema volta a ser debatido após o fim do recesso.

Eu sabia Pesquisa encomendada pela direção do PSD e concluída no final do ano passado identificava apelo popular em favor do endurecimento no combate às drogas em São Paulo.

#prontofalei Perfil no Twitter criado pela polícia paulista para prestar contas da ocupação da cracolândia reproduz links de textos críticos a Haddad, que, em entrevista concedida à Folha, considerou a operação "desastrada e desarticulada".

Scanner 1 A divulgação das novas regras de cadastros de ONGs no governo paulista, prevista para hoje, servirá sobretudo para destravar a assinatura de convênios, em câmera lenta desde o escândalo das emendas.

Scanner 2 Geraldo Alckmin adiou pela segunda vez a assinatura do decreto que institui a Ficha Limpa Estadual. O texto está sob análise jurídica desde novembro.

Atacado Na conversa com Lula que abriu as tratativas PSD-PT, Gilberto Kassab disse ser capaz de engajar 30 dos 55 vereadores paulistanos na campanha petista.

Veja bem A despeito de sua proximidade com o PSB de Luíza Erundina, Bruno Covas (PSDB) nega que se movimente, por ora, em busca de alianças eleitorais. "Não é o momento. Não fiz nenhum gesto nesse sentido."

Tiroteio

O governo Dilma é um no marketing e outro na prática. Fala que combate a corrupção, mas corta 60% da CGU. E diz que segurança é prioridade, mas tira R$ 1 bilhão do Pronasci.

DO DEPUTADO FERNANDO FRANCISCHINI (PSDB-PR), sobre o corte promovido em 2011 no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, que impediu aumento da ajuda federal aos Estados -promessa eleitoral do PT.

Contraponto

Bandeira branca

Até 2003, Força Sindical e CUT faziam trajetos diferentes na marcha anual de trabalhadores, em Brasília. Rivais históricas, as centrais se uniam apenas na chegada ao Congresso. No primeiro ano do governo Lula, os dirigentes resolveram iniciar a manifestação juntos.

Em audiência, Lula quis saber de Paulinho da Força (PDT-SP) a fórmula da unidade. O pedetista respondeu:

-Mandamos fazer enorme bandeira da marcha. Quando começam as brigas, jogamos os peões lá embaixo e deixamos eles resolverem. Assim, a disputa não se espalha!

Nenhum comentário: