terça-feira, janeiro 24, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“O Brasil quer ser visto como um país seguro, que cresce”
Arno Augustin, secretário do Tesouro Nacional, sobre a queda da inflação e dos juros.

EDITAL SUSPEITO DEVE DERRUBAR AUXILIAR DE BEZERRA

Após a tempestade, o ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) deverá promover mudanças importantes em sua equipe, como a demissão do secretário de Infraestrutura Hídrica, Augusto Wagner Padilha, a quem é atribuído o edital de concorrência para o Trecho 5 da transposição do Rio São Francisco. O edital supostamente favoreceria uma empresa do Paraná ligada a empreiteiras de Brasília.

TRIUNFANTE

Chegaram na Casa Civil do Planalto informações envolvendo a construtora paranaense Triunfo na licitação para o tal Trecho 5.

IRRIGAÇÃO POLÍTICA

As obras do Trecho 5 estão entre as mais importantes da transposição do Rio São Francisco, e foram estimadas em R$ 750 milhões.

QUEM É

Augusto Wagner Padilha é funcionário público e durante o ano de 2007 até foi secretário executivo do Mi-

nistério da Integração Nacional.

ELOGIOS INESPERADOS

Dilma e o chanceler Antonio Patriota não contavam começar o ano com a boa notícia das criticas do governo do Irã. Soaram como elogios.

ENCONTRO COM DIRCEU SELOU A QUEDA DE GABRIELLI

Apesar de sua demissão ter sido anunciada agora, Sérgio Gabrielli perdeu a confiança da presidenta Dilma ainda no ano passado, após a visita dele ao cafofo do ex-ministro José Dirceu em Brasília. O encontro ocorreu depois de o presidente da Petrobras participar de reunião de Dilma com o venezuelano Hugo Chávez, para tratar de temas bilaterais em energia e construção, áreas onde Dirceu presta consultoria.

MANDOU MAL

Além de haver perdido a confiança no auxiliar, Dilma considera os resultados da administração de Gabrielli muito aquém das expectativas.

NO PAREDÃO

No embalo do troca-troca na Petrobras, foi para o paredão o presidente da Transpetro, Sergio Machado, indicado pelo PMDB do Senado.

PROTEGIDO

Apadrinhado do ex-ministro José Dirceu, o diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, por enquanto deve permanecer no cargo.

PISOU NA JACA

Ajudaram muita na decisão de demitir Sérgio Gabrielli as informações prévias, para lá de cabeludas, sobre a varredura do Tribunal de Contas da União nos contratos da Petrobras.

DERROTA DO PT LULISTA

Em rara derrota, o Campo (muito) Majoritário lulista perdeu a primeira prévia na escolha do candidato do PT à prefeitura de Belém (PA). O vencedor foi Claudio Puty, da Democracia Socialista. Ele vai disputar o 2º turno, dia 5, com o vereador Alfredo Costa, do Campo Majoritário. 

UPP FOR EXPORT

As Unidades de Polícia Pacificadora, que vêm expulsando traficantes dos morros, atravessam fronteiras. A Bahia já aderiu e países como Argentina querem adotar o programa ao governo do Rio de Janeiro.

CELSO DANIEL NA MEMÓRIA

Foi discreto o evento sexta (20) na Fundação do ABC, em Santo André, lembrando os dez anos do assassinato do prefeito Celso Daniel. “A primeira grande homenagem”, dizem jornais locais. A ex-namorada, Ivone Santa, refutou a tese de crime político e quer fazer documentário.

BAIXA NA RECORD

A editora Luciana Villas Boas deixa o Grupo Record em março, após 17 anos de trabalho. Ela vai dirigir seu próprio negócio, como agente literária, no Brasil e no exterior. Cancha, ela tem.

CINE AMAZÔNIA

O fundo Amazon Charitable Trust anunciou nos jornais britânicos que vai construir por £6.4 milhões uma passarela suspensa de 9km na floresta em Roraima, com mão de obra indígena, para atrair o ecoturismo. Será também “base de pesquisa da Amazônia”. Hum…

UM MARIDO NO CAMINHO…

Até o jornal Financial Times estranhou ontem a “desatenção” da imprensa com a substituição de Sérgio Gabrielli por Maria das Graças Foster na presidência da Petrobras. Ela era diretora de Gás e Energia.

…NÃO INCOMODA DILMA

Em 2004, o então ministro José Dirceu (Casa Civil) pediu explicações a Dilma, nas Minas e Energia, sobre denúncia de que a empresa de Foster, a C. Foster, tinha vinte contratos sem licitação com a estatal.

PENSANDO BEM…

… Além de petróleo, a Petrobras agora também entende de canhão. 

PODER SEM PUDOR

SAÍDA PELA DIREITA

O deputado Paes de Andrade (CE) integrava uma missão parlamentar que visitava a então Tcheco-Eslováquia quando recebeu a notícia de que o regime militar cassara o mandato do valente deputado Chico Pinto (BA), seu colega de MDB. Mais tarde, na recepção oferecida pelos anfitriões, Paes de Andrade fez – em francês – um vigoroso discurso contra aquela violência da ditadura. Ao final, ele perguntou ao deputado Célio Borja (Arena), sentado ao lado, o que achou do discurso. O governista Borja saiu pela tangente:

– Achei o seu francês péssimo...

Nenhum comentário: