sexta-feira, janeiro 20, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Não seria nenhuma incoerência...”
Gilberto Kassab, ex-DEM, agora PSD, sobre eventual aliança com o PT

PRESO POLÍTICO É SAIA JUSTA PARA DILMA EM CUBA

Por uma dessas coincidências do destino, a visita da presidente Dilma Rousseff a Cuba, dia 31, acontecerá em novo momento delicado dos direitos humanos na ilha de Fidel: o jornalista Guillermo Fariñas, Prêmio Sakharov 2010, está preso novamente desde domingo (15), após um protesto pela libertação de outros ativistas. A blogueira Yoani Sánchez, que quer falar com Dilma, diz no Twitter que ele nem pôde beber água.

PÁTRIA OU MORTE

Preso outras vezes, Guillermo Fariñas fez 24 greves de fome, solidário a outros dissidentes de Cuba. Uma delas durou 129 dias.

PARAÍSO CUBANO

O preso político Orlando Zapata morreu durante a visita de Lula a Raúl Castro, em fevereiro de 2010. Lula negou “tortura em Cuba”. 

REVOLTA

As declarações de Lula revoltaram cubanos em Miami, que protestaram no consulado do Brasil contra a “cumplicidade” do ex-presidente.

FINA IRONIA

Cientes do jeito estúpido de ser da presidente Dilma, ministros mais bem-humorados se referem a ela como “Lady”.

ORACLE: ROLO NO BRASIL, INVESTIGAÇÃO NA ÁFRICA

Envolvida indiretamente no escândalo da licitação a jato de R$ 68,6 milhões no Conselho Nacional de Justiça, por meio de suas parceiras CDS e NTC, a americana Oracle é alvo do FBI, com base na Lei de Práticas Corruptas Internacionais, por suposto suborno a funcionários de governos na África. Também é investigada na Califórnia, num escândalo de doação de campanha em troca de contratos.

LÁ E CÁ

Nos EUA, a Oracle figura todos os anos nas listas de “melhores empresas para trabalhar” e de “empresas mais éticas do mundo”.

O QUE É BOM NOS EUA...

O consórcio que ganhou a concorrência convenceu a cúpula do CNJ a comprar um sistema semelhante ao da Suprema Corte americana.

...É BOM PARA O BRASIL?

Conselheiros querem saber quem do CNJ viajou aos EUA, a convite de empresas interessadas, para conhecer o sistema da Suprema Corte.

FATO CONSUMADO

Dilma antecipou a substituição de Fernando Haddad a pedido de Lula, para fazer de sua candidatura a prefeito de São Paulo um fato consumado antes que a próxima pesquisa o retire da disputa. É que a militância do PT continua preferindo Marta Suplicy como candidata.

PALCO REAL

Harry, príncipe maluquete britânico, vem ao Brasil em março, na comemoração do jubileu da rainha Elisabeth II. Sem Lula no pedaço para troca de piadas, que Harry adora, a visita não terá graça.

VALENTIA

O deputado Paulinho da Força (PDT-SP) promete invadir Brasília com 50 mil sindicalistas, após o carnaval, contra a política econômica de Dilma: “Não avançamos e o movimento perdeu a paciência com ela”.

TUDO PELA PÁTRIA

Com a obstinação de quem tudo faz pela Pátria, o embaixador do Brasil em Dublin, Pedro Brêtas, presenteou o presidente e o chanceler da Irlanda com o vinho brasileiro Miolo Lote 43. Corajoso, ele.

OUTRO LADO

O Sindicato das Agências Reguladoras recuou e confirmou, ontem, que a socióloga Cássia Gomes, mulher de Duvanier Barbosa, negociador salarial do governo falecido nesta quinta-feira, 

trabalhou, de fato, na entidade, entre 2009 e 2011, e que foi selecionada pelo currículo.

OFENSIVA

O PMDB marcou para março e abril o pré-lançamento de candidatos a prefeito. É a resposta à mobilização dos movimentos sociais articulada pelo PT para diminuir a hegemonia peemedebista Brasil afora.

DENÚNCIA

O Ministério Público da Bahia denunciou o empresário Marcos Valério e mais 34 num suposto esquema de fraude de documentos na compra de fazendas em São Desidério, desarticulado pela PF em 2011.

O HAITI É AQUI

O Ministério da Saúde autorizou, ontem, a liberação de R$ 1,3 milhão mensais aos refugiados haitianos no Acre, o mesmo que Niterói e São Gonçalo (RJ) receberam de uma só vez contra a epidemia de dengue.

ESTAMOS AÍ

ONGs brasileiras e até argentinas se unem para “garantir os direitos dos haitianos”. É a miséria sempre dando lucro no Brasil. 

PODER SEM PUDOR

O VENENO DO ESCORPIÃO

Em 2001, no Congresso Internacional de La Sinistra em Pesaro, Itália, o então candidato à presidência Ciro Gomes entregou ao então correligionário deputado Roberto Freire um discurso do professor Mangabeira Unger desancando o rival Lula. Pediu que Freire lesse o papelório no plenário. 

– É radicalismo imbecil, não se ataca um homem de esquerda desta forma, é uma irresponsabilidade! Esqueça isso! – reagiu Freire.

Num dos trechos, Unger afirmava que Lula tinha “o veneno do cinismo”. Depois, virou ministro dele e um de seus mais pegajosos bajuladores.

Nenhum comentário: