segunda-feira, janeiro 16, 2012

CLAUDIO HUMBERTO


O PT e Haddad em SP

Subiu no telhado a candidatura à prefeitura de São Paulo do ministro Fernando Haddad (Educação), daí o adiamento de sua saída do governo, prevista por ele mesmo para meados de janeiro. Há dias, Haddad disse que Dilma havia solicitado para ele "ficar mais um pouco" no cargo. A ideia foi de Lula, agora pessimista com as pesquisas e a falta de entusiasmo da militância, que prefere Marta Suplicy na disputa.


Brastemp

O ex-presidente Lula forçou a barra no PT para entronizar Fernando Haddad como candidato, mas concluiu que ele não é nenhuma Dilma.


Sem discurso

Quando escolheu sua chefe da Casa Civil como sucessora, Lula tinha o que dizer de sua capacidade como gestora. Já sobre Haddad... Sua gestão no Ministério da Educação é marcada por vexames nas provas de avaliação e por polêmicas desnecessárias, como o caso do kit gay arquivado por Dilma.

Última chance

As próximas pesquisas sobre a disputa paulistana definirão o futuro da candidatura Haddad. Se não der sinal de vida, será sepultada.


Vigarice

E-mail atribuído ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu a instalação de "orelhão" em uma área invadida por duas dezenas de índios retirantes, de vários Estados, no Noroeste, novo bairro de Brasília, e agora alegam que o local é "território sagrado". Trata-se de uma vigarice: não há registro de índios na região onde a cidade foi erguida. Nem mesmo a Funai reconhece legitimidade na ocupação.


Golpe

O pedido de "orelhão" pode ser golpe: a implantação de serviço público pretende configurar o reconhecimento de suposto direito dos invasores.


A conta é nossa

Avaliação técnica preliminar indica a necessidade de 2,5km de cabos para instalação do "orelhão" pretendido. Tudo por conta do contribuinte.

Vale-tudo

Políticos oportunistas e manifestantes profissionais, velhos conhecidos dos brasilienses, e até estudantes ingênuos apoiaram os invasores.


Balança petista

Para o líder do PT, Paulo Teixeira (SP), a queda de braço para sucedê-lo na liderança "está bem equilibrada". De um lado, José Guimarães (CE) tem apoio do líder do governo, Cândido Vaccarezza. De outro, Jilmar Tatto (SP) é o nome do presidente da Câmara, Marco Maia.


Oposição

A fraca oposição do PSDB ao governo Dilma Rousseff virou motivo de piada entre assessores governistas: não tem Aécio, nem Serra, nem Sérgio Guerra... Agora é só Alvaro todos os Dias.


Vigilância

Os agentes da Polícia Federal que tentam combater o tráfico nas fronteiras querem ver a cor do investimento de R$ 670,6 milhões, anunciado pelo governo, com o mote "crack, é possível vencer".


Fronteira

Mas craque mesmo até agora só a PF que usa o próprio celular com ligação a cobrar para pedir reforço nos rincões do Acre, Amazonas e Mato Grosso do Sul. Faltam aviões, barcos e até internet na fronteira.


Malemolência

Pelo passo de cágado da reforma ministerial, nunca foi tão atual a máxima do saudoso ex-governador de Minas, Magalhães Pinto: "No Brasil nada se resolve entre o Natal e o Carnaval".


Pedra no sapato

O ex-presidente da OAB Cezar Britto será advogado nos processos da ProtecBag contra a Truestar, empresa italiana de Paolo Berlusconi que paga aluguéis mais altos para desalojar a concorrência nos aeroportos. A ProtecBag implantou a embalagem que protege malas de violações.


Roqueiro

Diretor da Associação dos Juízes Federais, Fabrício Fernandes Castro é conhecido no Rio, onde reside, como "roqueiro de garagem". Nos fins de semana, ele não larga a guitarra exceto em dia de jogo do Vasco.


Agora vai

O presidente do Haiti, Michel Martelly, anunciou na TV Telesur que quer ser membro efetivo da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba). Ótimo: vai pedir ao Chávez. O Brasil já deu muito.

PODER SEM PUDOR

Imune a vigarices
A mais manhosa de todas as raposas da política mineira, José Maria Alckmin (PSD) certa vez foi procurado por eleitor:
- Sabe, deputado, minha mulher acaba de dar à luz e eu não tenho um tostão para pagar o médico nem para comprar umas roupinhas. Aí, eu pensei em procurar o senhor e...
O político percebeu que estava prestes a ser vítima de um golpe e cortou:
- Meu filho, se você teve nove meses para se preparar e está desprevenido, imagine eu, que fiquei sabendo agora... 

Nenhum comentário: