segunda-feira, janeiro 23, 2012

A CHAVE DO COFRE - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 23/01/12




A Anvisa vai obrigar os fabricantes de medicamentos de referência -aqueles que não são encontrados em farmácias, como os usados no tratamento de câncer e Aids- a disponibilizarem as fórmulas desses remédios aos interessados em produzir suas versões genéricas. Se o laboratório se recusar, a própria agência fornecerá as informações, que recebe no momento de registro do produto.

ABERTO
A medida visa facilitar a fabricação de genéricos desses medicamentos. A proposta será levada a consulta pública por 60 dias.

QUEM BUSCA
A SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça deve abrir investigação sobre denúncia de conduta anticompetitiva do Google. A acusação foi feita em novembro pelo site Buscapé, que diz que o concorrente se aproveita de monopólio no sistema de buscas para abocanhar outros serviços, como comparador de preços e localizador de passagens aéreas.

QUEM BUSCA 2
O Google não se manifesta. Na semana passada, seus advogados apresentaram explicações à SDE. Visam evitar que a secretaria entre com uma medida preventiva que restringiria o serviço de shopping virtual do site -que, como o Buscapé, compara preços em diversas lojas on-line.

TRAJE SOCIAL
A ex-senadora Marina Silva vai participar do Fórum Social Mundial em debate promovido pelo IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade), criado por seus apoiadores. Discutirá "política 2.0" ao lado do filósofo José Moroni, do consultor Marcos Rolim e do empresário Ricardo Young.

O instituto tentou trazer também o pensador francês Edgar Morin para a mesa.

LAÇOS DE FAMÍLIA
Os atores Antônio e Bruno Fagundes começam a ensaiar a peça "Vermelho", com direção de Jorge Takla, no dia 30, em SP. Será a primeira vez que pai e filho atuarão juntos. "Sei que vai haver cobrança, mas estaremos em um ambiente confortável", diz Bruno, 22.

PIRÂMIDE
A primeira reunião para a criação do Museu da Civilização Egípcia, que será construído no Cairo com patrocínio da Unesco, acontece amanhã, em Paris. O Brasil é um dos 15 países que participam do comitê, por meio do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).

BLOCO A BLOCO
E um grupo de técnicos do Ibram deve ir ao Haiti até março para a reconstrução do museu de arte naïf local, no colégio de Saint-Pierre, em Porto Príncipe. O espaço foi afetado pelo terremoto que atingiu o país no início de 2010.

VENDA CASADA
Quem comprar uma entrada para a feira SP-Arte, que acontece em maio, na Bienal do Ibirapuera, ganhará ingressos para os museus MAM, Masp, MIS e Pinacoteca. E a pessoa que visitar um desses locais receberá um bilhete para visitar a feira.

BOLA OVAL
O Superbowl, final do campeonato de futebol americano dos EUA, terá uma exibição oficial em SP no dia 5, organizada pela GEO. Mil pessoas poderão assistir ao jogo em telões em um bar da Vila Olímpia. O ingresso custará R$ 120, com cerveja.

ERA O QUE FALTAVA
A apresentadora Ticiane Pinheiro lança na quarta um "concurso cultural". Está selecionando criações para estampar o fundo de tela de seu perfil no Twitter. O vencedor levará R$ 1.000.

PASSO A PASSO
As modelos Katia Selinger, Carolina Thaler e Kristy Kaurova subiram às passarelas da São Paulo Fashion Week. A blogueira Anna Fasano, a modelo Maria Helena Vianna e a miss Brasil Priscila Machado conferiram os primeiros desfiles da semana de moda, no prédio da Bienal, no Ibirapuera.

EM CENA
As atrizes Ingrid Guimarães e Nivea Stelmann foram à estreia do musical "Xanadu", dirigido por Miguel Falabella, no teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

com DIÓGENES CAMPANHA (interino), LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: