domingo, janeiro 08, 2012

Chá de formiga - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 08/01/12


A última edição da revista “História, Ciências, Saúde — Manguinhos”, da Fiocruz, traz um artigo sobre o estudo do professor Iranilson Buriti de Oliveira, da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, a respeito dos remédios e rezas usadas no bando de Lampião.

Diz que Dadá, mulher de Corisco, levava “plantas, mezinhas para aliviar perturbações, cachaça para suportar dor, água oxigenada para limpar feridas e produtos com ação antibactericida para evitar o tétano”.

Segue...
Segundo o estudo, a faringite era tratada com chá de formiga. A enterite, com chá de cidreira. A cefaleia, com folhas de algodão aquecidas ou gengibre.

Para piolho, usavam raspa de coco e enxofre. Para epilepsia, chá de pena de garça. Difteria, banho de sândalo e alcaçuz.

Poesia de Dilma
Ivan Junqueira, o imortal, recebeu dias atrás um cartãozinho manuscrito de Dilma, cheio de elogios a seu livro “Poesia reunida”. Escreveu a presidente:

— Meu caro Ivan, a vida, como você escreveu, é pior que a morte; acreditar nisso nos dá força para compartilhar cultura e construir um país melhor...

Brizola, 90 anos
Leonel Brizola (1922-2004), o grande político brasileiro, faria 90 anos dia 22 agora.

O PDT prepara uma pajelança para homenageá-lo.

De volta à planície...
Por falar em PDT, Carlos Lupi, o ex-ministro, deve disputar a eleição para vereador do Rio.

Acabou chorare
Moraes Moreira vai remontar o show “Acabou chorare”, dos Novos Baianos, em comemoração aos 40 anos do lendário LP do mesmo nome, em 2012.

A turnê estreia dia 13 agora, no Studio RJ (o antigo Jazzmania), no Arpoador, no Rio.

TV Globo/ Ique Esteves
O DOMINGO É de Juliana Paes, a linda atriz de 33 anos, mãe de Pedro e musa da coluna. A bela será Janaína no episódio “A justiceira de Olinda”, em “As brasileiras”, que estreia dia 2 de fevereiro na TV Globo. Juliana conta que a personagem é passional, impulsiva e não leva desaforo para casa. Na série, nossa atriz poderá mostrar seu lado cômico. É que a brasileirinha que interpretará, uma pernambucana arretada, vai acordar todo dia, digamos, cheia de amor para dar. Dá amor para eu

Há vagas aqui
A Lafem Engenharia contratou um funcionário iraquiano para uma vaga de engenheiro.

A construtora carioca anunciou o emprego em sites e recebeu currículos de candidatos de Angola, Portugal e até... Iraque.

As voltas que o...
A expansão da nossa economia num mundo em crise atrai estrangeiros para cá, como mostra essa invasão de haitianos.

É o Brasil passando de exportador para importador de mão de obra.

É fantástico
Alavancado pela entrevista à coleguinha Sônia Bridi, no “Fantástico”, da TV Globo, domingo passado, Eike Sempre Ele Batista fechou a semana com a marca de meio milhão de seguidores no Twitter.

Morar na Rocinha
Começa a chamar a atenção na Rocinha uma onda de casas à venda ou para alugar.

Alô, Beltrame!
O toque de recolher imposto por traficantes chegou a duas comunidades fluminenses — o Morro do Preventório, em Niterói, e a Favela Jardim Esperança, em Búzios.

Empada da Cris
O pessoal da Padoca, padaria da Rua Olegário Maciel, na Barra, no Rio, que aparece na novela “Fina estampa”, da TV Globo, gasta um tempão explicando aos curiosos que ali não são vendidas as famosas empadas da personagem vivida pela atriz Cris Vianna.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deveriam aproveitar a onda e vender EMPADAS.