terça-feira, janeiro 03, 2012

Ao mestre, com carinho - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 03/01/12


Antes de se despedir do MEC rumo à eleição paulistana, Fernando Haddad (PT) deverá faturar com o derradeiro gesto de visibilidade de sua gestão: até o dia 15 o ministro planeja anunciar o patamar de reajuste do piso nacional dos professores, que pode atingir 22% -de 2010 para 2011, o salto foi de 15,85%.

Embora afague categoria numerosa do funcionalismo, o novo valor intimida os governadores. Quando o tema foi discutido no Congresso, políticos dos mais diversos matizes entraram em campo na tentativa de reduzir o percentual, já que 17 Estados descumprem hoje a remuneração mínima, de R$ 1.187.

Onde pega Outro item da agenda educacional que deixa governadores de cabelo em pé é o já aprovado calendário nacional de greves da categoria. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, ligada à CUT, programou para a segunda quinzena de março rodada de paralisações por todo o país. Além do piso, os sindicatos vão cobrar adequação de jornada extraclasse.

Intramuros Em privado, Cândido Vaccarezza (PT-SP) atribui sobretudo a Paulo Teixeira (PT-SP) e seu grupo a tentativa de desestabilizá-lo na liderança do governo. Embora não tenha afinidade com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), o líder diz a aliados que o movimento tem nascedouro na bancada petista na Câmara.

Timing O anúncio, feito no apagar das luzes de 2011, de que BTG Pactual e Caixa Econômica Federal farão aporte de R$ 1,8 bilhão no PanAmericano terá reflexo no Congresso. Na esteira da disputa entre PT e PMDB por postos de comando na Caixa, deputados recolocarão na pauta a convocação do presidente, Jorge Hereda.

W.O. Dirigentes do banco envolvidos na transação foram chamados recentemente à Comissão de Fiscalização, mas não apareceram.

Parabólica André Barbosa Filho, assessor da Casa Civil que cuida da implantação da TV digital no país, deve assumir o projeto de expansão das redes públicas de televisão na EBC. A ideia é permitir que os canais comunitários, legislativos e educativos operem em sinal aberto digitalizado sem custos adicionais.

Que fase! Do deputado Simão Pedro (PT), sobre a controversa operação que derrubou parcialmente prédio condenado no centro de São Paulo: "A popularidade do Kassab está caindo tanto que nem implosão dá certo."

Eu avisei Na semana passada, circulou na prefeitura paulistana estudo que apontava restrições técnicas à implosão do imóvel do Moinho. À ocasião, um método alternativo para a demolição chegou a ser avaliado.

Jogando... Com a cassação de Demétrio Vilagra, o PT lançou campanha pela eleição direta do novo prefeito de Campinas. A Justiça determinou votação indireta para o mandato-tampão de um ano.

...para a plateia O movimento, apoiado por PC do B e PSOL, é uma tentativa petista de evitar polarização precoce na disputa de outubro entre os grupos do interino Pedro Serafim (PDT) e do deputado Jonas Donizette (PSB).

Bloco na rua PT, PMDB e PC do B farão caravanas por 20 cidades do interior de Minas para expor gargalos do governo de Antonio Anastasia (PSDB) e protestar contra o que chamam de "herança maldita" de Aécio Neves no funcionalismo estadual. A maratona começa em 11 de fevereiro, em Araxá.

tiroteio

"Num momento de turbulência entre o Judiciário e a sociedade, chamar a atenção para outra regalia só expõe a magistratura do país a novos e desnecessários ataques."
DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre a defesa feita pelo novo presidente do TJ-SP, Ivan Sartori, do período de dois meses de férias por ano para os juízes. Segundo ele, a medida preserva a "sanidade mental" da classe.

contraponto

Voz de ninar

Na penúltima semana de dezembro, Aldo Rebelo se preparava para conceder entrevista coletiva na qual faria o balanço de suas ações à frente do Ministério do Esporte. Um assessor passou a explicar a dinâmica do evento.
-O ministro vai falar por uns 20 minutos e depois teremos mais um período de 20 a 30 minutos para as perguntas formuladas pelos jornalistas.
Contrariado, Rebelo interrompeu:
-Não sei se precisarei disso tudo... Quando derem o primeiro cochilo, eu paro, prometo.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Nenhum comentário: