quarta-feira, janeiro 11, 2012

Ação preventiva - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 11/01/12


O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, e o advogado-geral da União, Luís Adams, vão ingressar amanhã na Justiça Federal com ação de ressarcimento contra 300 ex-prefeitos que perderam seus mandatos. Na ação, eles vão pedir que o cassado arque com as despesas das eleições suplementares. Além de reaver esses gastos, acreditam que a iniciativa inibirá candidatos ficha-suja e irregularidades durante a campanha eleitoral.

O peso das redes sociais
O livro "A privataria tucana" invadiu as redes sociais. Por isso, o PSDB, que num primeiro momento tentou ignorar a publicação, decidiu reagir. O Instituto Teotônio Vilela está enviando a militantes tucanos um texto defendendo a privatização. Ele diz que, com elas, "a economia brasileira ingressou num novo ciclo de prosperidade", "nas telecomunicações e na siderurgia, saímos da estagnação para a vanguarda mundial", e, que, "após anos de oposição sectária, o PT passou a patrocinar novas desestatizações (estradas e aeroportos)". E receita mais privatizações: "O peso do Estado na economia permanece enorme. O governo controla 276 empresas e é sócio minoritário de 397."

"Se a família do ministro for grande, ele não terá fôlego para chegar até fevereiro” — Roberto Jefferson, exdeputado (PTB-RJ), sobre a nomeação de parentes pelo ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) 

CONTRA A IMPUNIDADE. Criador do Conselho Nacional de Justiça, quando era presidente do STF, o ex-ministro Nelson Jobim vai ser o principal orador do ato em defesa do conselho, dia 31, em Brasília, promovido pela OAB nacional. Jobim criou o CNJ para romper o corporativismo das corregedorias dos tribunais de Justiça. Agora, age contra as associações profissionais de juízes, que querem restringir a ação do conselho.

INSS
O novo modelo de perícias médicas, que entraria em vigor este mês, foi adiado para junho. Nele, quem pedir afastamento por doença, de até 60 dias, será dispensado de realizar a perícia médica. Bastará apresentar um atestado.

Encomenda
A presidente Dilma pediu à ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) que se reúna com os governadores e entidades empresariais do Sul do país para elaborar um plano plurianual para minimizar os efeitos das secas que assolam aquela região.

Gabinete de crise
A assessoria do governador Eduardo Campos (PE), padrinho político do ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional), está divulgando o áudio do discurso feito pela presidente Dilma, no dia 30 de agosto do ano passado, na cidade de Cupira. Na ocasião, ela assinou autorização para a construção de três das cinco barragens previstas para a região e anunciou convênio para a reconstrução de casas atingidas pela enchente de 2010. "Estamos aqui para impedir que a região seja assolada de novo por essa catástrofe", afirmou Dilma.

O sucessor
O ministro Fernando Bezerra (Integração) não é o favorito do governador Eduardo Campos (PE) para ser seu sucessor. Os preferidos são os secretários Geraldo Julio (Desenvolvimento), Tadeu Alencar (Casa Civil) e Danilo Cabral (Cidades).

Mercosul
Parlamentares brasileiros e empresários organizam uma viagem ao Paraguai para tentar convencer o país vizinho a aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul. Argentinos e uruguaios foram convidados a integrar a caravana.

RECONDUÇÃO. O deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) quer ser o novo líder do partido na Câmara, mas a maioria da bancada quer a reeleição do deputado ACM Neto (BA).

MULHERES. O Ministério do Desenvolvimento Agrário quer garantir que 30% dos projetos de assistência técnica tenham mulheres como titulares dos benefícios.

A BANCADA do PT no Senado está irritada com a senadora Marta Suplicy (PT-SP). Ela não quer cumprir o acordo para ceder a vice-presidência da Casa ao senador José Pimentel (PT-CE).

Nenhum comentário: