sábado, dezembro 17, 2011

Visão atual - MIRIAM LEITÃO

O GLOBO - 17/12/11


Fernando Henrique defende ações afirmativas para negros, uma nova postura dos governos em relação às drogas, diretórios virtuais para partidos e a dedicação ao aprendizado na questão ambiental. Em palestras que tem feito no lançamento do seu novo livro, "A soma e o resto", e no próprio livro, o que se vê é um pensador atualizado e inquieto, capaz de surpreender.

O ex-presidente veio semana passada ao Rio para o Prosa na Livraria com este jornal, para falar sobre o livro que surgiu do depoimento a Miguel Darcy de Oliveira. A obra parece uma conversa sobre temas contemporâneos e atemporais.

Umas das ideias mais instigantes do livro é que o conceito de comunidade mudou completamente com a internet. Não mais prisioneira da proximidade física, as comunidades são por afinidades, em teias que se formam no espaço virtual. Fernando Henrique, de profissão, sociólogo, está atento ao fato de que um dos objetos de estudo de sua área, as comunidades, está em completa mutação:

- A comunicação eletrônica virou desafio para os políticos porque, com ela, a sociedade vai mais rápido do que os partidos e, se alguns políticos já usam a internet, os partidos ainda não sabem usá-la. Eu já defendi a ideia de diretórios virtuais, que a lei ainda não permite. Em alguns casos, as comunidades conectam-se com efeitos impressionantes, como aconteceu este ano a partir da Tunísia para o mundo árabe.

No livro, ele alerta para o fato de que a tecnologia criou uma ruptura. "É a emergência do novo que move a sociedade. Não estamos repetindo o passado. Algo de novo está sendo gerado aqui e agora." Registra com espanto o fato de que jovens nas redes sociais contam rigorosamente tudo o que fazem aos seus amigos, mudando o conceito de privacidade. "Não estou criticando. Estou tentando descrever e entender. É como se a fruição da vida passasse a ser, desse ponto de vista, mais coletiva." Ver o futuro é fundamental até do ponto de vista pessoal. "Quem não reconhece as mudanças se condena a viver angustiado, pois vai julgar o que está acontecendo hoje com os olhos do passado", diz no livro.

Na conversa no Rio, levantei um tema que me inquieta. Estou convencida de que o Brasil não lidou bem com o debate sobre a questão racial que emergiu após as ações afirmativas que surgiram no governo dele e se aprofundaram no governo Lula. Na minha opinião, em vez de se discutir as raízes de nossas desigualdades raciais, ou as marcas de tão longa escravidão, o país entrou numa espécie de Fla-Flu, entre defensores e adversários das cotas. E para esse reducionismo contribuíram inclusive intelectuais com seus manifestos. Falei do tema porque no livro ele defende duas ideias que parecem contraditórias: que o Brasil "tem uma cultura de aceitação da diversidade", mas ao mesmo tempo tem "preconceito e desigualdade, como sabemos".

Fernando Henrique disse que ambas as características estão presentes na sociedade brasileira. Uma profunda diversidade cultural e ao mesmo tempo o preconceito e a desigualdade racial, que faz com que a elite seja majoritariamente branca:

- Defendo as ações afirmativas, mas é preciso também manter o conceito de mérito. Uma vez na universidade, os estudantes devem ser estimulados a buscar o melhor desempenho.

Sobre a questão ambiental, Fernando Henrique também mostrou que está à frente do seu partido, sempre ambíguo e dividido sobre o tema:

- Os partidos estão com medo de tomar posição, de assumir. Perderam a capacidade de entender o que está acontecendo na área ambiental. O Brasil será suicida se não levar em consideração a questão ambiental. Queimar árvore é irracional.

Ele disse que essa é uma área de cooperação suprapartidária e lembrou das várias conversas que manteve com a então senadora Marina Silva, na época em que era presidente, apesar de ela estar na oposição.

Na inquietante questão das drogas, o que defende é o que está resumido no seu documentário: que se quebre tabus. Em uma entrevista que me concedeu em 1984, quanto tinha 53 anos, ele defendeu a mesmíssima posição: a descriminalização do uso para que a sociedade faça um controle mais racional, e não a simples repressão que pode custar muito caro:

- Ao fim do mandato do atual presidente mexicano, terão morrido 50 mil mexicanos na guerra do tráfico. O equivalente aos mortos no Vietnã. E o tráfico só aumentou. O país importa arma dos EUA para ficar se matando, enquanto o consumo continua.

Sobre a crise econômica internacional, Fernando Henrique acha que o euro vai se manter, mas que o mundo precisa urgentemente de uma nova regulação financeira:

- A esquerda errou quando negou todos os liberalismos porque o liberalismo político deve ser mantido, inclusive foi defendido por Marx que se disse herdeiro dele, mas o liberalismo econômico leva à desigualdade. Por isso é preciso regulação. Os governos precisam agir rapidamente para manter o euro, do contrário, a moeda não aguenta.

No livro e nos debates, FH tem falado de assuntos atuais ou existenciais. Sobre a existência de Deus, ele diz que faz parte dos mistérios da vida:

- Como posso dizer que Deus não existe? É preciso deixar espaço na vida para o mistério. Quem pensa que está sendo hiper-racionalista, pode estar sendo irracional.

Nenhum comentário: