quarta-feira, dezembro 14, 2011

O caso Jader - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 14/12/11

A cúpula do PMDB foi cobrar ontem do presidente do STF, Cezar Peluso, uma solução para o caso Jader Barbalho. Eleito para o Senado no Pará, Jader ainda não tomou posse devido à interpretação inicial da Lei da Ficha Limpa. O recado do partido: o Tribunal não pode penalizar o senador baseado numa lei que não valeu nas eleições de 2010. A resposta de Peluso: a questão não é política, a legenda e o senador têm que agir juridicamente.

O PSD em direção à centro-direita
Presidente da CNA e senadora do PSD, Kátia Abreu (TO) quer que seu partido desça do muro. "Temos de assumir um discurso de centro-direita. Quem tem medo de assumir posições não tem torcida", diz, referindo-se à pesquisa feita por sua entidade entre integrantes da classe "C", que são 55% da população do país. Entre as propostas que a senadora quer que seu partido assuma estão a diminuição da maioridade penal para 16 anos (81% a favor), a pena de morte para assassinos (60%), a adoção de medidas para ampliar os empregos (74%), concursos para funcionários públicos (65%) e a redução de impostos (45%).

"O que o Senado fez em cinco meses de debates, a Câmara não pode referendar em cinco dias” — ACM Neto, líder do DEM na Câmara (BA), sobre a votação do Código Florestal ter ficado para dias 6 e 7 de março

CONTRA-ATAQUE. As direções do DEM e do PSDB vão a Minas Gerais hoje pedir à Assembleia Legislativa que abra processo por quebra do decoro parlamentar contra o deputado estadual Rogério Correia (PT-MG). Ele é acusado de ter falsificado a “Lista de Furnas”, que tinha como objetivo comprovar a existência de um “caixa dois” para financiar a oposição. O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), entrou ontem com representação na Procuradoria-Geral da República contra o parlamentar petista.

Bronca geral
A presidente Dilma anda aborrecida com a fraca participação dos ministros em solenidades nas sextas-feiras. O cerimonial do Planalto está mandando um recado aos ministros: sexta é dia de trabalho e eles têm que estar em Brasília.

Imagem externa
O ator britânico Jeremy Irons manifestou preocupação com a Floresta Amazônica para o vice Michel Temer, na reunião da ONU no Qatar. O vice respondeu: "O Brasil está cuidando muito bem da floresta", e citou números recentes do Ibama.

Abrindo a caixa preta
Levantamento feito pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) mostra que, se o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), cumprisse a resolução que reestruturou cargos de lideranças, há 5 meses, os partidos que perderam deputados para o PSD deveriam passar 191 de seus 369 cargos para a nova legenda. Ainda de acordo com Alencar, os suplentes das quatro secretarias da Mesa têm 40 cargos de confiança. "É uma demasia", diz ao criticar a criação de novos cargos.

Dissidência
O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) e militantes do PT fazem ato sexta-feira, no Crea-RJ, contra o apoio à reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB). Apoiam a economista Maria da Conceição Tavares e o ex-senador Saturnino Braga.

Bullying?
A publicidade em placas públicas das notas do Ideb divide os tucanos. A senadora Lúcia Vania (GO) defende a transparência das notas. O senador Cássio Cunha Lima (PB) vê nisso o constrangimento e a discriminação dos alunos.

COM O AVAL do presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), e do deputado Rodrigo de Castro (MG), Bruno Araújo (PE) será eleito hoje líder do partido na Câmara.

DANDO CORDA. O deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) avisou ao líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que está colhendo assinaturas para a "CPI da Privataria", sobre as privatizações do governo FHC. "Muito bem", respondeu Vaccarezza.

EM RETIRADA. Da economista Paula Pini, do Banco Mundial, ao saber o salário que ganharia como secretária-executiva do Ministério do Esporte: "É muita responsabilidade para pouco salário".

Nenhum comentário: