quarta-feira, dezembro 21, 2011

NOVA CARA DA VILA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 21/12/11
Quatro casas na rua Aspicuelta próximas à Girassol, na Vila Madalena, serão demolidas. Em uma delas funciona a loja de Ronaldo Fraga. O arquiteto Luigi Fiocca, dono dos imóveis, conta que pensou em fazer ali um minishopping, mas desistiu. "Temos o projeto de um prédio de escritórios, de quatro andares, com um jardim público no térreo", diz. "Seguiremos a linha da nova arquitetura. Estamos salvando o bairro. A tendência geral é de muitos prédios se formando."

TODOS PELA VILA
O projeto de um prédio na Aspicuelta deu vida ao Movimento pela Vila, que pede o tombamento de uma parte do bairro. Quem coordena a ação é o fotógrafo e empresário Fernando Costa Netto, organizador da Mostra SP de Fotografia. "A Vila não tem vocação para Itaim Bibi e a Aspicuelta não pode virar a nova João Cachoeira [rua com muitas lojas e pequenos centros comerciais, além de prédios de escritórios]."

ABAIXO-ASSINADO
Costa Netto diz que o movimento recolherá assinaturas em um abaixo-assinado. O músico Edgard Scandurra, morador da Vila há 12 anos, e o arquiteto Carlos Motta, no bairro desde 1975, apoiam. "Verticalizar não é somente derrubar o acervo cultural existente no bairro mais charmoso de SP. É violentar um dos poucos espaços que ainda preservam uma memória arejada no sentido amplo, cultural", diz Motta.

BALANÇA
Com os votos no STF (Supremo Tribunal Federal) divididos em relação aos poderes que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) deve ter para investigar magistrados, a nova ministra, Rosa Weber, torna-se peça-chave na votação, que deve ocorrer no próximo ano. Integrantes do órgão observam que ela já está sob a "zona de influência" da ministra Cármen Lúcia -voto certo contra o conselho.

BALANÇA 2
Além de Cármen Lúcia, são considerados votos certos contra o CNJ os dos ministros Marco Aurélio Mello, autor da liminar que já coloca restrições em vigor, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux e Cezar Peluso.

FRENTE DA OPOSIÇÃO
Ricardo Sayeg, que lançou na semana passada sua candidatura à presidência da OAB-SP, tenta atrair o apoio dos três advogados que disputaram com o atual mandatário, Luiz Flávio Borges D'Urso, na eleição de 2009: Rui Fragoso, Hermes Barbosa e Leandro Pinto.

NOVA ETIQUETA
A consultora Claudia Matarazzo, do cerimonial do governo de SP, está de editora nova, a Planeta. Lançará em fevereiro versão atualizada de "Etiqueta sem Frescura", incluindo dicas para evitar gafes no mundo virtual. E prepara livro inédito para o segundo semestre de 2012.

GRANDE AMIGO
Miguel Falabella foi homenageado na 2ª Conferência Nacional LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), anteontem, em Brasília. O trabalho dele foi reconhecido e apoiado por causa da novela "Aquele Beijo", que tem o travesti Ana Girafa (Luis Salém).

MINHA FILHA!
Já a cantora Claudia Leitte amargou uma moção de repúdio aprovada por 98% dos delegados. É que, em entrevista, ela disse: "Eu adoro os gays, mas prefiro que meu filho seja macho". No total, foram votadas 70 moções de apoio, recomendação e repúdio.

CAMPANHA
Durante a conferência, foi lançada campanha de TV contra a homofobia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com o PNUD, a Unesco e a TV Globo.

NOITE NATALINA

A atriz Regina Duarte, o cantor Ronnie Von e o comediante Tom Cavalcante e sua mulher, Patrícia, foram à 9ª edição do Natal do Bem, anteontem, no hotel Hyatt, em São Paulo. O casal de apresentadores Roberto Justus e Ticiane Pinheiro também circulou pelo evento beneficente, organizado pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais). A dupla sertaneja Victor e Leo fez apresentação para os convidados.

ENCONTRO NA PISTA
O diretor Wolf Maya, a estilista Helena Linhares e a modelo Renata Bonjesus foram à festa It's Miller Time, que aconteceu em uma casa de eventos na Vila Leopoldina, em São Paulo. A chapeleira Graciella Starling e o empresário Marcus Elias também estavam entre os convidados do evento.

CURTO-CIRCUITO

O Museu da Energia inaugura hoje, às 19h, a mostra de fotografias "Padrões", de Zaida Siqueira.

A chef Carla Pernambuco faz festa hoje no Studio 768, em frente ao Carlota, para os participantes do programa "O Aprendiz".

A peça "Como se Tornar uma Supermãe em Dez Lições" estreia em 13 de janeiro no teatro Gazeta. Classificação: livre.

O restaurante Mestiço abrirá para o jantar no domingo, 25.

A festa de pré-Réveillon Hedkandi, em Punta del Este, terá sua terceira edição no dia 30, no Parador Gecko Solanas.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: