sexta-feira, dezembro 30, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 30/12/11



Hotelaria de negócios se recupera de crise no setor

A hotelaria de negócios no Brasil vai entrar em 2012 quase recuperada da crise que assombrou o setor no início da primeira década deste século.

Ao longo de 2011, a ocupação se sustentou em cerca de 70% nos grandes centros urbanos, após romper o piso de 50% em 2001, segundo estudo do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), que reúne empresas do setor.

A crise teve início devido à explosão de construções e lançamentos de empreendimentos hoteleiros, sem demanda que acompanhasse.

O Rio se destaca com 78,4% em média neste ano por manter a ocupação mesmo nos finais de semana. Fortaleza e Brasília, porém, caíram.

O valor das diárias, apesar de crescente, ainda não atingiu a recuperação total, segundo Ana Maria Biselli, diretora-executiva do Fohb.

"Por ter havido um período de quase estagnação nos últimos dez anos, com declínio de preços, ainda há mercados como Curitiba e Fortaleza com tarifas abaixo", diz.

A categoria de médio padrão, que participa com o maior número de quartos (55%), é a de maior recuperação nas diárias. O segmento de melhor variação da taxa de ocupação é o econômico.

"Os novos empreendimentos que virão não seguirão na proporção do que já existe. Haverá diferença de categoria e localização. A nova oferta inclui mais investimento no econômico e há tendência de desconcentração das grandes redes no Sul e Sudeste."

CARRINHO DE INVESTIMENTO

Os investimentos no setor supermercadista em 2012 devem superar R$ 1 bilhão em projetos de expansão no Estado de São Paulo, segundo levantamento da Apas (associação de supermercados).

O Estado deve alcançar 6.956 supermercados e hipermercados, segundo o estudo.

Cerca de 87% dos entrevistados pela entidade afirmam que pretendem investir para ampliar seus negócios em 2012. Para 37% dos que pretendem investir, a finalidade será a construção de uma nova loja. Aproximadamente 40% dizem que devem ampliar suas lojas e 12% pretendem fazer aquisições.

A previsão de crescimento para 2011 foi de 7% em relação ao ano anterior.

CONTÊINER CHEIO

Duas das principais empresas de operação de contêineres pretendem crescer ao menos 8% em 2012.

O cálculo é baseado nas perspectivas das companhias e no desempenho do setor, que tem crescido duas vezes mais que o PIB nos últimos 15 anos.

Com o fim das obras em Imbituba (SC), a Santos Brasil espera disputar o mercado da região Sul, o segundo maior do país. "Estamos em negociação com vários clientes que pretendem mudar a operação para esse novo terminal", diz o presidente da empresa, Antonio Carlos Sepúlveda.

No novo terminal, a Santos Brasil espera que as cargas sejam, principalmente, das indústrias de metal mecânica, de tabaco e de frutas.

O Grupo Libra, por sua vez, espera crescer 10% em seu terminal do Rio e acima de 8% em Santos, segundo o CEO, Marcelo Araujo.

No canavial O Grupo São Martinho e a Case IH firmaram acordo de cooperação para o desenvolvimento de novas tecnologias para o cultivo da cana-de-açúcar. O objetivo da parceria é aumentar a eficiência da produção por meio de testes no maquinário do setor.

EUA com desconto A companhia de intercâmbio CI oferecerá preços mais baixos em cursos de idiomas e programas de trabalho nos Estados Unidos para os correntistas da conta universitária do Bradesco, após fechar acordo com o banco.

AMOR, RIQUEZA, PAZ...

PARA PULAR AS ONDAS

A tradição de aliar cor de calcinha a pedidos para o Ano Novo altera a rotina das marcas de lingerie.

A mais vendida nesta época pela Valisere e pela Hope é a amarela.

Vermelho, rosa e branco também são procurados. Durante o ano, os mais básicos branco, preto e chocolate ou bege representam a maior parte das vendas.

Ao lado do Dia dos Namorados, a data é a que mais vende, segundo Tatiana Monteiro de Barros, representante da La Perla no Brasil. "É uma cultura da brasileira. Há outros países em que isso ocorre, mas não com a intensidade daqui", diz Barros, que recebe questionamentos curiosos da matriz italiana ao fazer os pedidos para as vendas de final de ano.

A Scala lançou uma linha especial de Ano Novo. O produto vem com etiqueta de papel com sementes que a cliente pode plantar e fazer um pedido ao mesmo tempo.

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