sábado, dezembro 03, 2011

Mãe faz diferença - ANCELMO GOIS



O GLOBO - 03/12/11



Estudo de Marcelo Neri, da FGV, baseado nas notas de 650 mil alunos da rede municipal do Rio, a maior da América Latina, conclui que o desempenho de filhos de mães com nível superior é 123% maior que os demais. A comparação com pais mostra notas apenas 54% maiores.

Grande tacada

O desfecho da disputa pelos direitos autorais das obras de Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Orígenes Lessa surpreendeu gente do setor. “Por uma operação múltipla e conjunta”, a Global Editora anunciou ontem ter adquirido os direitos de edição de 130 títulos “dessas três estrelas”.

Aliás...

Pascoal Soto, da LeYa, diz que nunca cogitou fazer qualquer proposta pelos direitos das obras de Cecília e Bandeira: — Nossa editora foi usada para promover uma disputa que não existe. Estou profundamente magoado com essa história.

Relógio de Chávez

Veja como Chávez interfere em tudo na Venezuela. Um integrante da comitiva de Dilma em Caracas notou que o horário oficial do país é, talvez, o único do mundo dividido por meia hora e não por hora inteira em relação ao Meridiano de Greenwich. Assim, o horário de Caracas tem duas horas e meia de diferença em relação ao de Brasília.

Colker no ‘Fantástico’

A TV Globo vai trocar o balé de abertura do “Fantástico”. Uma nova coreografia foi encomendada a Deborah Colker e Jackie Motta.

O idiota
Quinta, na ABL, houve vários depoimentos comovidos sobre o desaparecimento de Maria Yeda Linhares, grande educadora. Cleonice Berardinelli contou como Yeda sofreu com o tristemente famoso Eremildo, então diretor da Filosofia da UFRJ.

FERNANDA LINDA,
perdão, Fernanda Lima, 34 anos, nossa modelo, apresentadora e atriz, excede em formosura em ensaio para a capa da revista “Marie Claire” de dezembro. A bela, aqui, repare, parece ter cortado os cabelos. Mas o penteado, digamos, “pega-rapaz” (pega eu) é só um truque. O que, de fato, não é truque é a beleza da moça. Com todo o respeito

As bazucas do FMI
Ontem, na gravação do programa “GloboNews Painel”, com a manda-chuva do FMI, Christine Lagarde (no ar hoje às 23h), o apresentador William Waack tentou fazer brincadeiras, digamos, machistas, mas não contava com a reação simpática, mas direta, da dama de ferro.

Foi assim...

Ao ser indagada se o Fundo tinha ou não “uma bazuca” para acabar com a crise europeia, Christine respondeu:
— Eu acho que temos múltiplas bazucas!
— Isso é perigoso nas mãos de uma mulher... 
—- retrucou William Waak.

A reação...

Christine não deixou barato:
— Por que mulheres?!
— Elas são mais consequentes que os homens
— tentou suavizar o coleguinha.
— Posso garantir que temos uma boa mira
— rebateu ela. A gargalhada foi geral.

É o fim do mundo
Ontem, com o tempo ruim, houve atrasos de até uma hora e meia de vários voos no Rio. É que a pista 28 do Galeão, usada para pousos nestas condições, estava com um problema em seu sistema Ils, por causa de... roubo de cabos de cobre.

Arigatô, bossa nova

Veja como chega longe o sucesso da nossa bossa nova. O jovem músico japonês Mitinari, que não domina a língua de Dilma, gravou, em português, um CD só de clássicos do gênero criado por João Gilberto. Tocará às quartas deste mês no Bip Bip, o boteco de Copacabana.

Todos pelo Rio

Jogadores de Fla x Vasco, no Engenhão, e de Botafogo x Flu, em Volta Redonda, amanhã, vão a campo com uma bandeira simbolizando o amor dos cariocas pelo Rio, numa ação do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido.

PMs soltos

Sobre a nota publicada aqui ontem, a desembargadora Gizelda Leitão, da 4a- Câmara Criminal do Rio, diz que não havia fundamentação para manter presos os PMs acusados de forjarem autos de resistência. A decisão recebeu parecer favorável do MP.

Au, au, au

Quinta, uma moça andava com seu cãozinho yorkshire na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, quando... zupt!... um gatuno afanou seu totó e correu! O larápio foi pego, e o cachorro, devolvido. Antes de ir para a 12a- DP, o gatuno disse que “a raça, preferida das grã-finas, deve valer uma grana”. Faz sentido.

DEBORAH BLOCH, a atriz, posa para a posteridade com a filha Júlia Anquier, bela como a mãe, em sarau de Elza Soares, na Villa Philippe, em Santa Teresa

LUCIANO HUCK
se fantasia de Elvis Presley para gravar o quadro “Vou de Elvis”, do seu “Caldeirão”, que vai ao ar hoje

PONTO FINAL

Desvendado o mistério da miniatura de helicóptero com câmera que “bisbilhotou” a janela de Maitê Proença, motivo de foto (feita pela atriz) aqui ontem. Pertence ao fotógrafo Chico Lima, que importou o aparelho, chamado Hexacopter, para fotos aéreas como esta, da Praia de Copacabana. Chico entrou em contato com Maitê, que ficou aliviada. Que bom.

Nenhum comentário: