domingo, dezembro 11, 2011

Lote 1 - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 11/12/11
O governo Dilma definiu seus primeiros decretos de desapropriação de fazendas para fins de reforma agrária. Serão assentadas 3.000 famílias, em cerca de 60 propriedades. A escolha dos terrenos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário obedeceu a três critérios: terras que não sofreram oscilação de preço, proximidade de estradas e área suficiente para acolher no mínimo 15 famílias. O gasto estimado é de R$ 100 milhões, valor ainda sujeito a avaliação do Incra e da Justiça.
A presidente e o MDA vinham recebendo críticas de movimentos de sem-terra e de alas do PT pela demora na retomada das desapropriações.

De dentro 
Devido ao "fogo amigo", o ministro Afonso Florence (PT-BA) passou a frequentar a lista dos cotados para sair na anunciada reforma do primeiro escalão.

Não é... 

O PT nada fará para complicar a vida de Fernando Pimentel, mas que o ministro do Desenvolvimento não espere grande solidariedade dos correligionários. A lista de seus desafetos no partido inclui cardeais como Rui Falcão, Cândido Vaccarezza e Ricardo Berzoini.

...comigo
Petistas se queixam de que Pimentel só cuida de si. Como exemplo, mencionam a rapidez com que o ministro teria apontado o dedo para companheiros na tentativa de explicar as denúncias que cercam suas atividades de consultor.

Esfinge 

Em suas raras conversas a respeito da reforma ministerial, Dilma pergunta muito, ouve tudo e não diz quase nada.

Táxi aéreo 

Na FAB, há quem aponte falta de racionalidade no uso de aeronaves pelos ministros paulistas. Como integrantes do primeiro escalão, eles têm direito a voar para o Estado nos fins de semana, mas não combinam saídas conjuntas. Com frequência, aviões da Força partem para o mesmo destino de meia em meia hora.

Sinto muito 
O presidente da Caixa, Jorge Hereda, pediu à Câmara o adiamento da audiência que ocorreria na próxima terça-feira para discutir a encrenca do PanAmericano. O petista alega que, pelo estatuto do banco, as reuniões do conselho diretor são realizadas nesse dia.

Bumerangue 

Embora o PT tenha aprovado a convocação do secretário Eduardo Jorge (Meio Ambiente) para depor na Câmara paulistana sobre o caso Controlar, a ordem de serviço para a realização da inspeção veicular, hoje contestada pelo Ministério Público, foi dada na gestão de Marta Suplicy. A ex-prefeita assinou ainda cinco aditivos com a empresa.

Voto de minerva 
Os pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de SP instalados no governo paulista disputam cada demonstração pública de simpatia de Geraldo Alckmin. Entendem que, a despeito dos movimentos externos para persuadir os filiados, é o governador quem decidirá as prévias, uma vez manifestada sua preferência, mesmo reservadamente.

Na cola 
Andrea Matarazzo (Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente) e José Aníbal (Energia) vão grudar em Alckmin daqui até março. A ordem é tirar do forno projetos que reforcem a "agenda positiva" do governador.

Outsider 

O deputado Ricardo Tripoli, único postulante sem cargo no Bandeirantes, insistirá no corpo a corpo com militantes. Em paralelo, busca o apoio de Walter Feldman, secretário de Gilberto Kassab e líder do motim que tirou seis vereadores do PSDB em abril.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Ao final deste ano de queda em série de ministros, derrubados por 'malfeitos', espera-se que Dilma Rousseff conclua que o seu governo é que foi mal feito."

DO DEPUTADO FEDERAL CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), referindo-se ao fato de que muitos dos defenestrados ao longo de 2011 foram herdados da gestão anterior, em alguns casos sob recomendação explícita de Lula.

contraponto

Está bom ou quer mais?


Ao sair de reunião, no dia 19 de novembro, em que o PT paulistano formalizou sua escolha como candidato a prefeito, Fernando Haddad foi abordado por uma equipe do programa humorístico "CQC". Mônica Iozzi, a "mulher de preto", perguntou ao ministro se ele havia decidido se candidatar para garantir um emprego, dada a série de degolas no primeiro escalão federal. Ao que Haddad, no cargo desde o primeiro governo Lula, respondeu:
-Se tem alguém que não tem medo de perder o emprego sou eu. Venho mantendo o meu por três mandatos!

Nenhum comentário: