sábado, dezembro 24, 2011

Hora do troco - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 24/12/11
Enquadrada por duas liminares do Supremo e ameaçada por representação de entidades da magistratura, Eliana Calmon poderá receber socorro do Congresso, onde prospera a ideia de uma emenda constitucional que estabeleça de uma vez por todas a "competência concorrente" -ou seja, não "subsidiária" à das corregedorias locais - do CNJ para conduzir investigações.

Por trás do apoio à corregedora está o fato de que os parlamentares jamais engoliram a atuação de associações como Ajufe e AMB no caso da Ficha Limpa. Em 2008, elas tentaram, sem sucesso, emplacar o projeto sem passar pelo Congresso, via resolução do TSE.

Vaticínio Quem testemunhou o estado de espírito de deputados e senadores à época da tentativa de "bypass" das associações de magistrados na tramitação da Ficha Limpa se recorda de um cardeal governista prometendo que, dali por diante, elas passariam "a pão e água" no que dependesse do Congresso.

Fissuras 1 Embora Ajufe, AMB e Anamatra tenham representado juntas contra Eliana Calmon, cresce na terceira entidade, de juízes do trabalho, a oposição ao modo como tem sido conduzido o ataque à corregedora.

Fissuras 2 Segundo dissidentes, aderir à agenda dos tribunais de Justiça, representados pela AMB, é "acender vela para péssimo santo".

Controlar... Em 2010, no final da gestão de Gilmar Mendes no CNJ, houve tentativa de regulamentar o "pagamento de diferenças", agora no centro do debate sobre a abortada inspeção no TJ-SP.

...para quê? Na época, analisava-se um caso do tribunal de Mato Grosso. Mas a iniciativa não prosperou, e a resistência à regulamentação só fez aumentar desde então.

Com louvor
 Recomenda-se ao PMDB esperar sentado por qualquer reprimenda ao petista Jorge Hereda, algoz do partido na Caixa. O presidente do banco está bem na foto com Dilma Rousseff.

Serviço completo A prestação de contas de Duarte Nogueira (PSDB-SP) revela que o líder tucano não só usou motorista pago pela Câmara a serviço de seus filhos como também abasteceu o veículo às custas da Casa.

Ho, ho, ho! Quando lhe perguntam o que pretende fazer para impedir a repetição, no Natal de 2012, da atual muvuca na avenida Paulista, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) é taxativo: "Nada. É uma das coisas mais bacanas que aconteceram na cidade. Tem mais é que fechar rua para o pedestre mesmo".

Sabe com quem... Em ofício entregue à Casa Civil, governistas cobram dos secretários de Geraldo Alckmin (PSDB) resposta pessoal aos pleitos de cada deputado em no máximo 20 dias. O texto é assinado por Campos Machado (PTB), que preside o Conselho de Prerrogativas da Assembleia paulista. Ele ameaça convocar integrantes do primeiro escalão que demorarem a atender os parlamentares.

...está falando? Aliados reclamam que o Bandeirantes quase nada fez em resposta ao "escândalo das emendas", limitando-se a responsabilizar deputados por eventuais irregularidades na liberação de recursos. Quem acompanha o cotidiano da Assembleia afirma que, embora o enfrentamento tenha resultado pró-Alckmin, a fatura será cobrada em 2012.

Gabarito Seja como for, o governo festeja a aprovação de todos os 45 projetos que enviou à Casa em 2011.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio


"Mantega é professor da escola 'me engana que eu gosto' de previsões econômicas. Mesmo tendo errado feio neste ano, já está vendendo ilusões para 2012."

DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre a aposta do ministro da Fazenda em 4% ou 5% de crescimento no próximo ano. Ele, que no início de 2011 dizia algo semelhante, agora admite que a taxa não passará de 3%.

contraponto

É hoje só


Ao lado de colegas da Europa e de outros países da América do Sul, os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marina Sant'Anna (PT-GO) participaram de recente missão de paz na Faixa de Gaza. Quando o grupo atravessou a fronteira do Egito, foi dividido em dois ônibus para ir de Rafah até a cidade de Gaza. O que transportou os europeus era bem mais novo, e Alencar brincou:

-Companheiros, aproveitem, em meio à crise, seus últimos momentos de glória primeiro-mundista. Em breve, chegará a hora de vocês virem para este ônibus...

Nenhum comentário: