terça-feira, dezembro 13, 2011

Exclusividade - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 13/12/11

A UNE e a Ubes querem que conste do Estatuto da Juventude, já aprovado na Câmara e em discussão no Senado, que as duas entidades terão exclusividade na concessão de carteiras de estudante. Ontem, os presidentes das entidades, Daniel Iliescu e Manuela Braga, apresentaram o pleito ao líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). O Estatuto, contrariando empreendedores culturais, garante aos estudantes a meia-entrada. A Fifa também não quer saber da meia na Copa de 14.

Serra para vereador
Diante da rejeição do ex-governador José Serra nas eleições para a prefeitura de São Paulo, conforme o Datafolha, alguns de seus aliados avaliam que ele deveria considerar concorrer a vereador na capital paulista. Citam como exemplo decisão do ex-prefeito do Rio Cesar Maia. E os casos do ex-senador Arthur Virgílio e do ex-deputado Fernando Gabeira, que estão avaliando recomeçarem como vereadores em Manaus e no Rio. A rejeição a Serra, de acordo com aliados, se deve ao fato dele ter largado no meio o mandato obtido em 2008, o desgaste da gestão Gilberto Kassab e a fadiga depois de 20 anos de PSDB no governo estadual.

"A prévia para escolher o candidato tucano em São Paulo vai produzir muita energia"
Sérgio Guerra presidente do PSDB e deputado federal (PE), ao defender que o partido tenha candidato próprio.

RIO + 20. No Qatar, onde representa o Brasil no Fórum da Aliança das Civilizações, o vice Michel Temer ouviu promessa do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, de que ele vai entrar em campo para garantir o êxito da Conferência Rio + 20. A crise econômica, mais as campanhas eleitorais nos Estados Unidos e na Europa, se transformaram num obstáculo à presença de chefes de Estado e de governo no primeiro grande evento internacional promovido pelo governo Dilma Rousseff.

Dissidência
Os senadores do PMDB Jarbas Vasconcelos, Pedro Simon, Ricardo Ferraço, Eduardo Braga, Luiz Henrique, Casildo Maldaner e Roberto Requião se reúnem hoje, no almoço, para articular candidatura alternativa de líder da bancada.

Pauta polêmica
Quem pediu para o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), colocar em pauta a proposta que efetiva responsáveis por cartórios que não fizeram concurso público foi o líder do PTB, Jovair Arantes (GO). O governo Dilma é contra.

Metralhadora
Do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) sobre as denúncias contra o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento): "O desejo imoderado de servir aos governos não é privativo de pelegos do sindicalismo de trabalhadores. Existe o peleguismo patronal. Vejam Robson Andrade, atual presidente da CNI e ex da Fiemg: destinou R$ 1 milhão da federação à subsistência de Fernando Pimentel em troca de conversa fiada".

Visão crítica
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara cria hoje a Subcomissão de Acompanhamento da Comissão da Verdade, coordenada pela deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Ela defende a revisão da anistia aos torturadores.

Fogo amigo
Citado nas especulações sobre reforma ministerial, sempre relacionado à eventual candidatura à prefeitura de Angra dos Reis, o ministro Luiz Sérgio (Pesca) não vai concorrer. Se ele cair na reforma, volta para seu mandato na Câmara.

OS LÍDERES do governo e dos partidos aliados foram convidados para um coquetel de fim de ano no Alvorada na quarta-feira, dia 21. A expectativa é que até lá o Senado tenha aprovado a DRU, a Câmara a Lei Geral da Copa, e o Congresso o Orçamento 2012.

NOVOS ARES. O PSDB realiza seu primeiro Congresso da Juventude neste fim de semana em Goiânia. Na sexta, o ex-governador José Serra será o palestrante e, no sábado, o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

PRIMEIRO foi o DEM, agora quem está se aproximando do ex-governador Anthony Garotinho (PR) é o PSDB. Na pauta, a sucessão no Rio.

Nenhum comentário: