terça-feira, dezembro 06, 2011

Em busca do novo - FELIPE SALTO

FOLHA DE SP - 06/12/11

Tomara que as prévias sejam sinal de que a oposição tenha acordado para a importância de responder a uma sociedade que clama em busca do novo



"(...) Se não for possível o sabor do fruto, ao menos que nos sobre o aroma da flor. Se não pudermos contar com o aroma da flor, que nos sobre pelo menos a beleza do orvalho sobre a folha. Mas, se nem isso for possível, que nos fique o vigor, a multiplicação contida na semente, assim como a esperança será o nome deste partido que nasce hoje." - Mário Covas, na fundação do PSDB, no ano de 1988.

No próximo ano, teremos eleições para prefeitos e vereadores. O PSDB, com o objetivo de escolher democraticamente um candidato à Prefeitura da capital paulista, sinalizou que fará eleições prévias.

O acerto na provável adoção dessa estratégia reside em dois motivos: a mobilização do partido e, principalmente, a abertura de espaços políticos para a formação de novos grupos pensantes, de novas propostas para São Paulo e para debater a política, a participação, os governos, o Estado, a administração pública e o país.

Trata-se do resgate do espírito presente na fundação do partido, da esperança, da certeza de que é papel fundamental do PSDB exercer, neste momento, uma oposição dinâmica, capaz de agregar pessoas e formular propostas.

As eleições prévias, por si só, não significam avanço, mas abrem caminhos e estimulam a disputa, motivando a militância e os simpatizantes e, com eles, mobilizando a sociedade. Com isso, o embate prévio de ideias, propostas e candidaturas acaba por se tornar uma verdadeira plataforma a envolver aqueles que desejam exercer o direito político de ajudar a formular um novo projeto para sua cidade.

O espaço para a renovação. A oportunidade para a inovação. Eis as duas asas que se podem avistar nessas prévias, a partir das quais poderão ser alçados novos voos em direção à constituição de um projeto maior para o país.

Tai voos devem ser alçados sob um olhar que não considere apenas a distribuição de renda e o crescimento como objetivos de uma nação, mas também a qualidade de vida, a preservação do meio ambiente, a justiça social, a sustentabilidade, a capacidade de dar resposta aos problemas postos pelas sociedades modernas, a constituição de políticas públicas inovadoras, em que se ouça a voz do povo, e não apenas a dos grupos de interesse.

Há a oportunidade para erigir um Estado que, a partir das conquistas democráticas, sociais e econômicas, avance em direção à modernização, à transparência e à aproximação com o cidadão.

As eleições prévias nos motivam à busca do novo, da renovação, do abandono do Estado antigo, das práticas que prejudicam a vida em sociedade, a vida fraterna, a vida que gera bem-estar. O abandono, portanto, do Estado que reforça a corrupção e a confusão entre interesses privados e públicos, pelo abraço ao Estado capaz de inovar.

Oxalá as prévias sejam o sinal de que a oposição tenha acordado para a importância de responder a uma sociedade que clama em busca do novo. Que volte, efetivamente, a criar raízes, a formar bases, a fazer uma nova política e a trazer a sociedade ao despertar de um novo amanhecer!

Nenhum comentário: