sábado, dezembro 17, 2011

É assim e pronto - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 17/12/11
Governistas com pendências diversas a resolver enxergaram nos resultados da nova pesquisa CNI/Ibope, bastante confortáveis para Dilma Rousseff, um sinal adicional de que não será nada fácil obter concessões da presidente neste final de ano.

Como fez em outras ocasiões ao longo de 2011, a presidente tenderá a se aproveitar dos números favoráveis para bater o pé em negociações como a do reajuste do Judiciário -ontem rejeitado novamente e de forma categórica por ela. A atitude "empoderada" de Dilma foi percebida em seguidos temas abordados durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

De A a Z No café da manhã, Dilma fez questão de dizer que ainda não leu "A Vida quer é Coragem", sua biografia escrita pelo jornalista Ricardo Amaral. Carlos Araújo, ex-marido e confidente da presidente, leu com lupa.

Parceria tática 1 Quem acompanhou a operação para enterrar as chances de votar a criação do fundo de previdência dos servidores em 2011 ficou pasmo com a sintonia entre o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT), e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT). Os dois normalmente se estranham.

Parceria tática 2 Pouco antes do anúncio de que o projeto sairia da pauta, quando o Planalto ainda pressionava pela votação, Maia perguntou a Vaccarezza: "Você tem mesmo coragem?" E o outro: "Claro que eu tenho". Maia: "Então vamos nessa".

Remendo Sem o Funpresp, o governo vai tentar adiar contratações na máquina federal para depois de março, quando se espera que o projeto já esteja aprovado.

Em dupla Preocupado em se manter em evidência enquanto seu partido é cortejado pelo PT, Netinho de Paula (PC do B) deverá se apresentar nos palcos da periferia paulistana acompanhado do também pagodeiro Belo, autor do hit "Amor Bandido".

Ritmo de festa O "conselho político" de Fernando Haddad precipitou disputa dentro do PT. Embalados pelo entusiasmo de dirigentes que falam em vitória no primeiro turno, vereadores e deputados passaram a considerar a montagem do colegiado uma espécie de laboratório para o possível secretariado.

Cabe mais um? O "conselhão", de início com 24 cadeiras, já tem 27 integrantes. Oficialmente, a disputa por assento é vista no partido como "demarcação de espaço", mas apenas para a redação do programa de governo.

W.O. Marta Suplicy alegou compromissos familiares e faltará hoje, pela segunda vez consecutiva, à reunião do conselho de Haddad.

Tucanocídio Vereadores boicotaram ontem o evento em que a direção do PSDB da capital marcou a data das prévias para 4 de março.

Cronômetro Geraldo Alckmin avisou aos 26 secretários que cada um terá cinco minutos para prestar contas no balanço de hoje no Bandeirantes. Ele deve anunciar novo corte no custeio.

Visitas à Folha Sonia Francine, superintendente da Sutaco (autarquia do governo estadual para artesanato) e pré-candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Lylian Concellos, chefe de gabinete.

Yang Xingfeng, vice-presidente da Associação All-China dos Jornalistas e presidente do Nanfang Media Group, visitou ontem a Folha. Estava com Huang Kun, vice-cônsul em São Paulo.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Agora ele é nosso adversário. Para ser candidato a prefeito de Curitiba em 2012, vai ter que pedir licença ao ex-ministro Carlos Lupi."

DO PRESIDENTE DA JUVENTUDE NACIONAL DO PSDB, MARCELLO RICHA, filho do governador Beto Richa, sobre o ex-deputado Gustavo Fruet, que trocou o ninho tucano pelo PDT para disputar a eleição na capital paranaense.

contraponto

Sob os holofotes

Em recente visita a Paris para lançar a candidatura de São Paulo a sede da Expo Universal de 2020, Michel Temer, Gilberto Kassab e secretários do prefeito foram almoçar num bistrô. Quando todos já estavam à mesa, o peemedebista percebeu que o sol batia diretamente em seu rosto, e um assessor, decidido a baixar um toldo, pediu ajuda ao garçom. Este, ao saber que se tratava do vice-presidente brasileiro, respondeu:

-Ora, o sol não está incomodando nada! Está iluminando a figura mais importante da mesa, isso sim!

Nenhum comentário: