sábado, dezembro 31, 2011

Do Carnaval não passa - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 31/12/11
Como ainda não ouviram de José Serra palavra definitiva sobre 2012, dirigentes do PSDB-SP voltarão à carga para obter, no mais tardar até meados de fevereiro, uma resposta do ex-governador tucano, líder das pesquisas de intenção de voto na capital após a eliminação da senadora Marta Suplicy (PT).

O partido entende que, dadas as circunstâncias da sucessão de Gilberto Kassab (PSD) -prévias do PSDB marcadas para 4 de março e Fernando Haddad (PT) em pleno processo de negociação de alianças-, Serra não poderia se permitir o luxo de 2004, quando assumiu a candidatura na undécima hora.

Vale a pena... Embora seu elevado patamar de rejeição torne ainda menos atraente uma candidatura que Serra de fato nunca quis, há quem acredite que ele poderia se animar com a perspectiva de um embate de contornos nacionais com o PT.

...ver de novo? Os mais céticos argumentam, porém, que a presença de Serra na disputa só faria estimular a participação intensiva de Lula no palanque petista.

Fotografia Dos quatro inscritos nas prévias tucanas, apenas Andrea Matarazzo diz que se retiraria em favor de Serra. Bruno Covas chegou a indicar disposição semelhante, mas mudou de ideia. Ricardo Tripoli e principalmente José Aníbal não manifestam a menor disposição de colaborar. Pelo contrário.

Sinal verde Atropelando a indicação de candidatura própria feita pela direção do PSDB de Campinas, os tucanos devem anunciar em janeiro um acordo eleitoral com o deputado Jonas Donizette (PSB) para a prefeitura.

Vamos ver 1 A despeito de Sérgio Cabral (PMDB) dizer e repetir que o vice Luiz Fernando Pezão (PMDB) será o candidato em 2014, crescem as apostas de que, se reeleito prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) entrará inevitavelmente e com força no rol de cotados para disputar o governo fluminense.

Vamos ver 2 Outra assertiva de Cabral vista com progressivo ceticismo é o descarte de eventual candidatura de seu secretário da Segurança, José Mariano Beltrame -a qualquer cargo e em qualquer circunstância.

Quem manda? Na primeira semana de janeiro, o Palácio do Planalto ficará acéfalo: além de Dilma, os outros quatro ministros que despacham no prédio estarão em férias ou recesso.

Relax Tuíte do perfil do Ministério do Esporte, que ainda se reestrutura após a crise que derrubou Orlando Silva (PC do B) da pasta: "Que tal fechar o ano de 2011 aliviando as tensões e recarregando as energias com a prática do tai chi chuan?".

Acesse 1 A CGU distribuirá aos órgãos públicos cartilha sobre a Lei de Acesso à Informação, em vigor a partir de maio. A controladoria vem treinando funcionários e organizará um sistema eletrônico de monitoramento para atender aos futuros pedidos.

Acesse 2 Sem prejuízo dessas providências, o ministro Jorge Hage reclama do prazo para a implementação da lei _180 dias desde a sanção. "Se compararmos com outros países, é muito pouco tempo. Mas paciência."

Insuficiente Embora Dilma tenha descartado extinguir secretarias com status de ministério, assessores da presidente avaliam que a posição de Luiza Bairros (Igualdade Racial) não está assegurada. Por questão básica de avaliação de desempenho.

tiroteio

"Admito que não é a melhor bandeira na visão dos cidadãos leigos, mas o compromisso que temos não é com o hoje, e sim com o amanhã."

DO MINISTRO MARCO AURÉLIO MELLO, DO STF, sobre a críticas que recebeu

por ter concedido, na véspera do início do recesso, liminar esvaziando o poder investigativo do Conselho Nacional de Justiça.

contraponto

Bancada de verão

Ao notar quórum baixo em solenidade realizada anteontem no Bandeirantes, Geraldo Alckmin tratou de justificar as ausências, sobretudo de deputados aliados.

-Recebi vários telefonemas e avisos. Fulano não poderá ir porque está em Ubatuba. Beltrano mandou representante porque está em Guarujá. Daqui a pouco um bem-aventurado vai dizer que está na Polinésia...

Percebendo certo desconforto entre os presentes, o governador arrematou:

-Só nós estamos trabalhando neste fim de ano.

Nenhum comentário: