domingo, dezembro 18, 2011

Conta de chegada - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 18/12/11


Em conversas reservadas, Gilberto Kassab (PSD) atribui parcela expressiva de sua atual reprovação ao fator saúde pública. Entre os problemas identificados pela equipe do prefeito paulistano está o gargalo do atendimento nas AMAs -ambulatórios de especialidades cuja expansão foi promessa de campanha em 2008.
Ciente de que será difícil desafogar essa demanda em 2012, quando tentará fazer seu sucessor, Kassab procurará atacar outra questão sensível para o eleitorado da periferia: segurança. A ideia é ampliar a "operação delegada", que permite dar bônus salarial a PMs pela prestação de serviços extras em áreas violentas.

Horário eleitoral Além da ofensiva na segurança, Kassab planeja entregar 150 escolas no próximo ano.

Igual... Um veterano da base aliada que acompanha a guerra particular em curso na Caixa Econômica Federal observa: o grau de beligerância entre as partes -no caso, PT e PMDB- em quase tudo lembra a situação dos Correios que, no primeiro mandato de Lula, puxou o gatilho do escândalo do mensalão.

...mas pior A diferença, afirma o governista, é que no caso da CEF as cifras envolvidas no litígio são incomparavelmente mais elevadas.

Dando bobeira 1 Sem prejuízo das manifestações públicas e privadas de apoio de Dilma Rousseff a Fernando Pimentel, existe no Planalto quem considere que a atitude entre displicente e desafiadora do ministro do Desenvolvimento não está ajudando a virar a página do noticiário sobre suas nebulosas consultorias. Pelo contrário.

Dando bobeira 2 Se antes o governo dava como certo que o assunto morreria junto com o ano, agora já se admite a possibilidade de que, passado o recesso das Festas, um ou outro estilhaço volte a incomodar em janeiro.

Empenhado Na contramão de outros caciques petistas, o deputado João Paulo Cunha (SP), um dos réus no processo do mensalão, está dando a maior força ao colega Protógenes Queiroz (PC do B-SP) na empreitada de coleta de assinaturas para um requerimento de CPI sobre o conteúdo do livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Júnior.

Também quero 1 Não somente do Judiciário vêm pressões para que governistas incluam, de última hora, previsão de aumentos salariais no Orçamento de 2012: líderes partidários estão recebendo demandas semelhantes de categorias como a Receita e a Polícia Federal.

Também quero 2 Apesar da categórica manifestação de Dilma Rousseff na sexta-feira passada contra todo e qualquer reajuste para o Judiciário, o Congresso ainda não entregou os pontos. Existe a expectativa de que o assunto seja tratado na reunião de coordenação do governo, marcada para amanhã.

Auxílio... O Procon de São Paulo monitorou 288 consumidores considerados "superendividados". O órgão negociou contratos em atraso, sobretudo com bancos, promovendo acordos extrajudiciais em 30% das audiências. Os inadimplentes, que se apresentaram voluntariamente para participar do projeto, tiveram ainda aulas de educação financeira.

...ao devedor O mapeamento resultante do mutirão, a ser divulgado amanhã pelo governo paulista, revela que a faixa etária mais endividada é a de 41 a 50 anos, com média de quatro débitos individuais. A maioria dos devedores declara renda mensal inferior a R$ 2.000.

Terceirizado Além de buscar patrocínio para custear os assentos extras necessários à abertura da Copa no Itaquerão, o comitê paulista negocia com agências de marketing esportivo parcerias para a divulgação de projetos especiais voltados ao Mundial de 2014.

tiroteio
"O que o ministro Fernando Pimentel recebeu foi uma indecente mesada paga pelo peleguismo patronal com recursos do contribuinte."
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), sobre as justificativas apresentadas pela Federação das Indústrias de Minas Gerais para ter contratado como consultor o ex-prefeito de BH, hoje integrante do primeiro escalão de Dilma.

contraponto
Aposentadoria precoce
Logo depois de uma breve interinidade na Presidência da República, resultado da ausência simultânea da titular do cargo e do vice, Marco Maia (PT-SP) encontrou Dilma Rousseff durante uma solenidade no Palácio do Planalto e foi logo brincando:
-Gostaria de saber quais são exatamente as prerrogativas de um ex-presidente...

Nenhum comentário: