terça-feira, dezembro 20, 2011

CLAUDIO HUMBERTO

“Troca de ministro não é crise de governo”

Deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), sobre os sete ministros demitidos em um ano

PTB ENTRA NO SUPREMO CONTRA CRIAÇÃO DO PSD

O Partido Trabalhista Brasileiro entrou, nesta segunda (20), com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a criação do Partido Social Democrático, do prefeito paulistano Gilberto Kassab. O presidente do partido, deputado Campos Machado, advogado criminalista, questiona a coleta de apoio e de assinaturas falsas, lembrando que o PTB incorporou a sigla em 2003, após a extinção do PSD.

CONFUSÃO

A ação do PTB contra o PSD também argumenta que não houve fusão, mas incorporação, isto é, o partido menor está contido no maior.

ÚLTIMA TENTATIVA

Marinor Brito (PSOL) entrou com mandado de segurança no TRE-PA para tentar anular a diplomação do senador Jader Barbalho (PMDB).

OLHO VIVO

Três deputados já estão de olho na liderança do PMDB na Câmara: Marcelo Castro (PI), Danilo Fortes (CE) e Lúcio Vieira Lima (BA).

QUEIMAÇÃO

Para queimar Henrique Alves na presidência da Câmara, o PT espalha que o inefável Eduardo Cunha (RJ) é seu candidato a líder do PMDB.

BRASIL TEM 1.174 CURSOS DE DIREITO; OS EUA, 280

Levantamento realizado pela OAB nacional revela que o Brasil tem 1.174 faculdades de Direito, quatro vezes mais que os Estados Unidos, que têm apenas 280. O Brasil possui 755 mil advogados e 190 milhões de habitantes, enquanto na Índia há 87 faculdades para uma população estimada em 1,2 bilhão de pessoas. O Reino Unido tem 95 faculdades. Com isso, o País tem um advogado para cada grupo de 251 habitantes.

DISPARIDADE

A França tem 46 faculdades de Direito, a Itália tem 54 e a Espanha 38. Só em São Paulo, há um advogado para cada 167 pessoas.

NATAL TURBINADO

Uma cooperativa agrícola da Bolívia produziu 5 mil panetones com farinha de folha de coca. É o aditivo de “energia”, diz a empresa.

É NATAL

Pior empresa de energia do País, a CEB promoveu blecaute no horário de pico (18h10) no Iguatemi, um dos principais shoppings de Brasília. 

FARRA CULTURAL

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) vai investigar a utilização da Lei Rouanet de renúncia fiscal por grandes bancos para “promover cultura”. Suspeita-se de que o Itaú usa nossos impostos até para bancar propaganda milionária em programas de auditório na TV.

ERA UMA VEZ...

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) reagiu com senso de humor à publicação de “diálogos” que jamais manteve com Dilma: acha que está saindo do noticiário para virar personagem de ficção.

REFRESCO NOS OUTROS

A agência de notícias da tirania síria, Sana, destacou a preocupação do PCdoB com uma solução interna, evitando o “esquema imperialista” de guerra civil, como na Líbia. O povo deve estar protestando só de birra...

PRODUTO REGIONAL

O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) tomou a decisão estratégica de desenvolver projetos de valorização de produtos regionais, como o açaí do Pará e o queijo de Minas, e monitora pessoalmente as tarefas confiadas a cada um dos superintendentes estaduais do ministério.

ESPELHO MEU

A substituição do ministro Fernando Haddad (Educação) por Aloizio Mercadante, divulgada ontem na Folha como novidade, foi noticiada em primeira mão nesta coluna nove dias antes, em 10 de dezembro.

JUIZ CORAJOSO

O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de Justiça do DF, foi quem tomou a corajosa decisão de remeter ao Juizado da Criança o processo em que Durval Barbosa é gravemente acusado de pedofilia. Nas mãos de outro juiz, curiosamente, o delator colecionou vitórias.

ACABOU O CANAPÉ

O ministro Celso Amorim (Defesa) encerrou a festa: proibiu ceias natalinas, troca de brindes, coquetéis, jantares, homenagens e rapapés variados fora da programação oficial da pasta. Amigo oculto também.

DISTÂNCIA

O senador Pedro Taques (PDT-MT), procurador que pediu e obteve na Justiça a prisão de Jader Barbalho, não provou do jantar oferecido ao senador do Pará. Foi embora tão logo o homenageado chegou.

MAL DO SÉCULO

Parodiando a velha piada, Osama, Kadafi e Kim Jong-il morreram, e Fidel também não está se sentindo muito bem. 

PODER SEM PUDOR

IMPACIÊNCIA COM HUMOR

Dia desses, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Benedito de Lira (PP-AL) lia seu parecer sobre reforma administrativa quando, impaciente, o sergipano Antonio Carlos Valadares (PSB) pediu pressa. Lira ficou ainda mais enrolado, não conseguia passar as páginas. Não teve dúvidas: enfiou o dedo no copo de água à sua frente. Valadares não se conteve:

– Pronto, agora leia só a última página!

Nenhum comentário: