domingo, dezembro 11, 2011

CLAUDIO HUMBERTO

“Sempre deixam marcas duradouras atitudes arbitrárias no poder”

Presidente Dilma novamente acenando veto à fantasia petista de controle da imprensa

FRANÇA MANDA PRIMEIRO-MINISTRO SALVAR RAFALE

Os franceses não desistem: primeiro, conversaram esta semana com o ministro Celso Amorim (Defesa) preparando a visita ao Brasil, quarta (14), do primeiro-ministro François Fillon, que vai discutir com Dilma a crise do euro e a adiada compra dos caças de combate Rafale, que ninguém quer. Se o Brasil tem grana para emprestar ao FMI, a França supõe que poderá levar ao menos US$ 4 bilhões pela venda dos caças.

CHERCHER LA FEMME

O oficial é “reforçar a parceria” e “discutir o euro”, mas a França teme que o Brasil já tenha se decidido pelos caças F-18 dos EUA.

IMPASSE

Os caças americanos F-18 são considerados mais confiáveis, mas há dificuldades na transferência de tecnologia, exigência do Brasil.

INCÓGNITA

O suecos da Gripen e os Rafale prometem transferir tecnologia, mas há dúvidas quanto à eficiência de aviões que, a rigor, nem existem.

ALLONS ENFANTS

François Fillon virá com empresários franceses e visitará São Paulo, Rio e Brasília, onde encontrará autoridades para um “lobby” básico. 

PROCESSO NO TSE PRETENDE ‘ELEGER’ UM DERROTADO

O Tribunal Superior Eleitoral julga, terça-feira, um processo que pede a cassação do governador de Alagoas, Teotonio Vilela (PSDB), por um programa de doação de caprinos e ovinos iniciado há mais de um ano, antes da eleição. Triste é que, se ele for cassado, assumirá o derrotado, Ronaldo Lessa (PDT), que coleciona processos por ofender a Justiça, pela prática de crimes eleitorais e até por improbidade.

NOVATO NA JANELA

Nem bem chegou ao Senado, Vital do Rêgo do Filho (PMDB-PB), já não esconde o desejo de disputar a presidência da Casa.

RESPEITO À FILA

Eunício Oliveira (CE) respeita a fila no PMDB, por isso, apesar das pressões, garante não estar em campanha para presidir o Senado.

ELE CONFIA NO PT

Henrique Alves (RN), líder do PMDB, confia mais do que deveria no acordo com o PT para suceder Marco Maia na presidência da Câmara.

DAQUI NÃO SAIO

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento Industrial) não vai cair, como querem os inimigos. Ele já foi até confirmado na comitiva brasileira que vai participar em Genebra, entre os dias 15 e 17, da 8ª Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio.

REFORMA, URGENTE

Dilma promete uma reforma do ministério no começo de janeiro. Deveria servir de inspiração para o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT). Parte do secretariado, em estado catatônico, chegou ao limite.

CIÊNCIA DOMINADA

O Ministério de Ciência e Tecnologia e Aloizio Mercadante congelou os pedidos de Eduardo Suplicy (PT-SP), em razão de suas diferenças eleitorais. A mais recente solicitação de Suplicy, frustrada, foi à Finep.

TESTE DE ESFORÇO

No Senado e na Câmara, estes dias, José Sarney (PMDB-AP) e o Inocêncio Oliveira (PR-PE) viveram momentos de acalorado debate. Aos 

81 e 73 anos, respectivamente, passaram no teste das idades.

NEM TE LIGO

Após fechar os olhos aos 500 metros de pista que a embaixada dos EUA incorporou aos seus domínios, o governo do DF se finge de morto diante dos inúmeros buracos no acesso à residência do embaixador.

POBRE CONTRIBUINTE

Wilson Santiago (PMDB-PB) perdeu a vaga no Senado para Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), mas uma manobra do seu partido o colocou no Parlasul, o Parlamento do Mercosul. O contribuinte pagará a conta.

ESPALHANDO BRASAS

Há forte resistência entre os aliados do governador Cid Gomes e do governo Dilma ao novo trabalho de Ciro Gomes como comentarista da Rede TV. Temem brigas desnecessárias a cada programa.

NOVO CHEFE

O advogado Thomaz Nogueira, especialista na área tributária, é o novo superintendente da Suframa, órgão que cuida da zona franca, em Manaus. Nogueira integrava o secretariado do governo Omar Aziz.

PENSANDO BEM...

...O deputado federal Tiririca já descobriu o que faz um deputado: ter “cara de joelho”, como chamou o colega Chiquinho Escórcio. 



PODER SEM PUDOR

FRAQUE E CARTOLA

Após a derrota nas presidenciais de 1989, Lula passou por Londres, onde o embaixador do Brasil, Paulo Tarso Flecha de Lima, anfitrião perfeito, acompanhou-o em passeios, jantares etc. Na despedida, o embaixador foi ao hotel dele. Lula brincou com o fraque e a cartola que o diplomata usava: “Tá pensando que fui eleito presidente do Brasil?”

Paulo Tarso explicou o traje:

- Eu estou a caminho de um encontro com a rainha Elisabeth. 

Lula perdeu o rebolado.

Nenhum comentário: