sexta-feira, dezembro 09, 2011

Caixa de pandora - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP 09/12/11


Mesmo com a temperatura do caso Fernando Pimentel em elevação, o governo tem olhos para uma outra encrenca explosiva: o litígio entre PT e PMDB na Caixa Econômica Federal. O primeiro choque opôs o petista Jorge Hereda, presidente, e o vice Geddel Vieira Lima (Pessoa Jurídica), a propósito da venda da folha de pagamento da Bahia à CEF. No segundo, o vice Fábio Cleto (Loterias) se recusou a apoiar iniciativa que visa impedir o uso de recursos do FGTS em empreendimentos comerciais relacionados à Copa e à Olimpíada.

Hereda resolveu tocar a vida passando ao largo de Geddel e Cleto. O PMDB já foi se queixar no Planalto.

Pode vir quente Em meio a esse clima de faca nos dentes, Hereda e os vices Marcio Percival (Finanças) e Marcio Vasconcelos (Ativos de Terceiros) estão "convidados" a ir à Câmara na próxima terça-feira explicar o caso PanAmericano.

#paloccifeelings Do senador Walter Pinheiro (PT-BA), sobre a possibilidade de seu correligionário Fernando Pimentel ter de ir ao Congresso falar sobre suas atividades de consultor: "Ele vai terminar vindo. É natural. Tudo que é ministro veio. Depois da DRU, vamos tratar disso".

Zzzzzz... Álvaro Dias (PSDB-PR) foi o único oposicionista a comparecer ontem ao depoimento do desgastado ministro Mário Negromonte (Cidades), que foi ao Senado responder sobre o passivo de sua pasta. Quanto alguém perguntou ao tucano por onde andavam os colegas, ele brincou: "Não sei, acho que estão com sono..."

Cenários 1 Depois de tantas ameaças e tensões veladas, a Secretaria de Relações Institucionais chegou ontem ao Senado com dois cálculos para a DRU: o primeiro, mais conservador, previa a aprovação com 54 votos. O segundo, que acabou se confirmando, com 59.

Cenários 2 De um veterano do Senado, ao examinar o placar: "O 'Diário Oficial' será gordo em dezembro".

Tchau, Pateta Sérgio de Souza (PMDB-PR), suplente que herdou a vaga de Gleisi Hoffmann no Senado, estava na Disney até quarta. Quando o governo percebeu que a DRU iria mesmo a voto, determinou sua volta às pressas.

All right Quem liga para o "Viva Voz", serviço telefônico de orientação sobre drogas do Ministério da Justiça, ouve, enquanto espera atendimento, a canção "Don't Worry", de Bob Marley, que foi usuário declarado e apologista da maconha.

Reprise Expressão-chave do programa de TV petista levado ao ar ontem, "mobilize" foi também o slogan escolhido por José Serra para sua ofensiva de propaganda na internet na campanha presidencial de 2010.

Touchscreen Alegando alto custo da operação, o PSDB paulistano descartou usar urnas do TRE nas prévias, que serão oficialmente marcadas para 4 de março em reunião na próxima terça-feira. Como opção para computar os votos de até 20 mil filiados, o partido estuda montar cabines com tablets, por onde trafegariam os dados, criptografados.

Bem me quer Segundo pesquisa da Controlar, 81% dos que fazem a inspeção veicular estão satisfeitos com o trabalho da empresa, alvo de investigação do Ministério Público que aflige a gestão de Gilberto Kassab (PSD).

Mal me quer O levantamento revela que 81% dos usuários só se submetem à triagem por imposição legal.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

TIROTEIO

"Na propaganda de TV, o PT cita a 'Primavera Árabe' como símbolo dos novos tempos de democracia. Só faltou mostrar Gaddaffi, ícone da ditadura sangrenta e amigo de Lula."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, DUARTE NOGUEIRA (SP), sobre o fato de o PT ter usado, em programa exibido ontem, imagens dos protestos no Cairo como exemplo de mobilizações populares bem-sucedidas, "pulando" o caso da Líbia.

CONTRAPONTO

Cheias de amor

Tão logo encerrada a votação da DRU em primeiro turno no Senado, Ideli Salvatti surgiu toda animada no plenário, onde contava aos quatro cantos:
-Eu relatei o placar para a presidente, e ela me perguntou três vezes: 59 votos? 59 votos? 59 votos?
A ministra das Relações Institucionais disse ter encerrado rapidinho a conversa com a chefe, a quem explicou:
-Desculpe. Estou indo lá no plenário dar uns beijos.
E Dilma para ela:
-Beije todos por mim!

Nenhum comentário: