sexta-feira, dezembro 30, 2011

Abatido em pleno voo - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 30/12/11


A exoneração de Allan Toledo da vice-presidência de Atacado, Negócios Internacionais e Private Bank, um dos postos mais importantes na hierarquia do Banco do Brasil, foi motivada pela constatação, à qual chegaram tanto o Palácio do Planalto quanto o Ministério da Fazenda, de que o executivo participava ativamente de movimento para desestabilizar o presidente do BB, Aldemir Bendine, cujo cargo pretendia herdar.
No posto desde 2009, Toledo havia construído ampla rede de conexões no grande empresariado. Entre seus interlocutores estavam Benjamin Steinbruch (CSN), Ivan Zurita (Nestlé) e Joesley Batista (JBS-Friboi).

Fico Há algum tempo, Toledo recebeu convite da iniciativa privada, mas não foi essa a razão de sua saída, ao contrário do que chegou a ser ventilado. Ele já tinha inclusive manifestado a intenção de recusar a oferta, embora financeiramente vantajosa.

Não fica Com 44 anos e 29 de banco, Toledo foi dispensado com requintes de constrangimento. A exoneração de vice-presidentes é evento raríssimo no BB.

Para depois Deputados e senadores reclamavam ontem que a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) entrou em férias sem cumprir várias promessas relativas às emendas. Congressistas dizem que a liberação de recursos para suas bases ficou muito aquém do combinado com o Planalto.

Lá... Segundo reportagem do "New York Times", deputados e senadores dos EUA se ressentem da atitude distante e reservada de Barack Obama. Ao contrário do que ocorria em governos anteriores, eles raramente são convidados a viajar com o presidente a bordo do Air Force One.

...como cá A queixa é idêntica à de congressistas brasileiros em relação a Dilma. Lula era pródigo nessas caronas, vistas na base eleitoral dos políticos como sinal de grande prestígio.

Fora do trilho 1 A perspectiva de demora na liberação da linha da CPTM obstruída no incêndio da favela do Moinho, em São Paulo, disparou alerta geral no Bandeirantes. O governo paulista teme que, na volta do feriado de Ano Novo, tanto o metrô quanto os trens metropolitanos entrem em colapso com a sobrecarga de passageiros.

Fora do trilho 2 Diante do risco, Geraldo Alckmin destacou auxiliares para cobrar de Gilberto Kassab a demolição do prédio, objeto de disputa judicial. Apesar de a prefeitura ter pedido ontem liminar para derrubar o imóvel, a interrupção no trecho vai durar mais oito dias. Isso porque a hipótese de implosão foi descartada.

Menos um Com apenas um vereador e planejando lançar candidatura própria em 2012, o PPS perdeu a Subprefeitura da Lapa. A gestão Kassab diz que a demissão de Carlos Fernandes, publicada ontem, é parte da "dinâmica administrativa" e não tem motivação política. A degola atingiu outros dois subprefeitos sem filiação partidária.

Campo neutro Conhecedor da rivalidade histórica entre São José dos Campos e Taubaté, Alckmin pretende sancionar a lei que cria a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, seu principal reduto eleitoral, em Campos do Jordão. A solenidade está prevista para o dia 9.

DNA O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de SP fechou convênio com a Defensoria Pública para ampliar de 20 mil para 25 mil o número de exames de investigação de paternidade e medicina legal feitos por ano.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"É assustadora a quantidade de denúncias contra juízes. Pegar licença-prêmio e, ao mesmo tempo, advogar é inadmissível para quem está habituado a julgar os cidadãos."
DO DEPUTADO PROTÓGENES QUEIROZ (PC do B-SP), sobre o TJ-SP ter concedido a 22 desembargadores licenças-prêmio referentes a períodos em que eles trabalharam como advogados, anteriores ao ingresso no serviço público.

Contraponto

Fazendo escola

Durante reunião na qual fez balanço da reorganização das carreiras do funcionalismo paulista, a secretária de Gestão Pública, Cibele Franzese, usou e abusou das planilhas e gráficos.
-Virei a rainha das tabelas neste ano...
Um jornalista interveio:
-Quem gosta disso é a presidente Dilma...
A secretária respondeu, em tom de brincadeira:
-Talvez ela queira me levar para trabalhar lá. Excel é comigo mesmo. Mas olha: o governador também adora...

Nenhum comentário: